domingo, 6 de março de 2016

Ne nuntium necare*

Opinião

É assaz curioso que as três novidades da paupérrima vida política local que António Rebelo cita sejam, o reaparecimento do seu blogue, o que eu muito saúdo, o surgimento dum novo blogue, ao qual desejo felicidades e, pasme-se, o aparecimento do José da Silva. Eu, portanto! "Meteoro que ninguém previa nem previu"...
Caro António Rebelo, tenha o senhor a opinião que eu escrevo textos cirúrgicos, divididos em dois, menos conseguidos, reles (não estou a ver qual... mas se porventura o visado foi o senhor, queira desculpar-me), todos falhos nas previsões... Uma coisa pode ter como certa, escrevo o que me vai na alma. Aliás como acontece consigo.
Sobre a sua condição senatorial, como eu bem dizia na minha crónica, ela está praticamente toda lá e, em grande medida constitui um acquis seu que, passe a suposta contradição, agora já nem depende de si. Está lá. Constitui um estatuto informal. Atenção, digo isto por ser um facto, longe de qualquer fácil lisonja.
Quanto a Pedro Marques, sobre quem resolve dizer que, em termos políticos, "já foi", peço-lhe desculpa mas está redondamente enganado. É o decano nas reuniões de Câmara. Atento, calmo, reflexivo, acutilante. O PS teme-o. O PSD não quer ouvir falar dele. A CDU cala. E isto, não é nenhuma previsão. É um facto!
Uma coisa que devemos tentar fazer, se conseguirmos, é não deixar que as possíveis animosidades pessoais interfiram no nosso julgamento crítico. Até pode ser um exercício difícil. Não pode é deixar de ser feito.
Sobre a pretensa incongruência de Anabela Freitas não ser uma boa candidata do PS e poder ganhar as eleições, peço-lhe desculpa novamente mas está equivocado. É que é mesmo assim! Não vou novamente justificar porque não deveria ser ela, no interesse do PS e, acima de tudo, no interesse do concelho. Porém, apesar disso o PSD local arrisca-se, pensando que contra ela até um candidato "fraco" tem as "favas contadas", a perder rotundamente as próximas autárquicas. E isto, sendo uma previsão, pode vir a tornar-se um facto.
A terminar, sugiro-lhe que não siga a linha daqueles que, como Dario III, clamam: "mate o mensageiro", pois o importante mesmo, é a mensagem!
                                                                                     José da Silva

*Não mate o mensageiro

Esclarecimento de Tom@rnaRede:

Esta crónica de José da Silva foi escrita sobre a primeira versão da crónica de António Rebelo, posteriormente alterada, explicando o autor que o seu escrito inicialmente publicado havia sido objeto de "ataque" informático.

7 comentários:

  1. Caro Silva. Mas você ainda dá ouvidos ao funcionário público reformado professor de que nenhum aluno se lembra e que está totalmente fora da realidade, a não ser a dele? Parabéns pelas suas cronicas e não perca tempo a ler o pseudo erudito Que gosta mesmo é de se ler a ele próprio aliás deve ser isso que passa o dia a fazer pobre criatura.

    ResponderEliminar
  2. Tomar é uma terrinha simpática. Tem um castelo (inflamam todos que tem história), um rio e uma quantas curiosidades. Como todas as terrinhas deste país. Tem também uma crise danada. Já pouco falta para só as agências funerárias não estarem em crise. Está com uma falta enorme de tomarenses. Estão-se a ir embora .Entroncamento, Londres, onde as casas forem mais perto dos empregos, ou onde houver mesmo hipótese de emprego.
    Mas há uma coisa que não falta em Tomar: eruditos e salvadores da terra. Escrevem que se desunham nos poucos pasquins que sobram. Aquilo cansa de tanta opinião. Como não acontece nada, é opinião e mais opinião. Imagino a satisfação daqueles egos a relerem os seus textos publicados e comentarem com a Maria (ou o Manel, claro está)
    - Esta saiu-me bem! Arrasei c’us gajos!
    Agora deu para os blogues. Uns por conta própria outros em colectivo. E vai de glórias a Tomar, à mística e à história, e vai de malhar nos politicozinhos de turno.
    De tão cultos e cheios de “é lã”, diplomados de ciência certa, com um olhar diferente sobre o provincianismo acima do qual sabem que estão, nem se dão conta do caricato que afinal prefiguram. Atá acabam por ser divertidos, valha-nos isso, quanto temos alguma pachorra para ler aquelas coisas.
    Mas o mais cromo dos cromos é o Rebelo. O homem tem mesmo a certeza que à volta da cabeça dele radia uma luminosidade de sapiência que o há-de fazer messias. Sabe de Tomar; estudas os tomarenses. Só que os acha uma bocado broncos e estúpidos, indignos mesmo de serem pastoreados por ele.

    ResponderEliminar
  3. Não acho correcta a crítica que faz ao professor. Pode ter os seus defeitos (como todos nós temos) mas a verdade é que é dos poucos que denuncia publicamente os VERDADEIROS problemas do nosso concelho, coisa que os jornais locais não fazem. Goste-se ou não dele, não tenho dúvidas que seria um excelente presidente da câmara. O problema é que os aparelhos locais do PS e PSD não o querem lá; outras forças políticas nunca dariam para ele ser eleito presidente e como independente muito dificilmente seria eleito vereador sequer.

    ResponderEliminar
  4. O Rebelo é mesmo um dos grandes cromos da terra, e agora que os bloques parecem estar a reflorescer deviam fazer um dedicado a isso, assim um glossário dos cromos porque há muito boa gente que não os conhece a todos, aqueles que são tão bons tão bons que ninguém lhes liga, os rebelos, os manueis farias, os américos costas, os luizes ferreiras, os antónios alexandres - esses, de quem o povo gosta...

    ResponderEliminar
  5. ò Rebelo, porque nunca podia comentar isto no teu bolg, vou-te dizer aquilo que muita gente em Tomar pensa, sem duvida venceste na vida, mas falhas-te nas tuaS AMBIÇÕES, e por isso continuas ressabiabo, pede para CAGAR E SAI.

    ResponderEliminar
  6. Eu não percebo: Chamam-no de cromo, mas ele não tem razão nas críticas/perguntas que faz? Tem ou não tem razão nas críticas relativamente à Nortravel não fazer o seu roteiro nacional por Tomar? A câmara não sabe disto? Já se foi informar porque isto aconteceu?
    Tem ou não tem razão relativamente à devolução de parte do IRS (que só beneficía os que mais ganham) quando poderiam baixar os valores da factura do SMAS ou a derrama, por exemplo?
    Tem ou não tem razão relativamente à falta de passeios na estrada que segue para Carvalhos de Figueiredo? Até pode ser responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (não sei se é), mas se for responsabilidade da IP a Câmara já a pressionou para solucionar a situação?
    E podia continuar aqui a descrever o que ele escreve no blog...
    Para mim isto é que deveria ser discutido.

    ResponderEliminar
  7. O Rebelo ainda não percebeu, como os outros da terra como ele, o lunático, aqueles agora da candidatura do Tó paposeco, o sérgio martins e assim, que o povo está farto de sabichões que são na vida o contrário do que apregoam, e por isso quanto mais falam menos são ouvidos. Ninguém te liga Rebelo, a não ser quando falas do lunático e da mulherzinha, ou dessas coisas do cor de rosa sejam verdade ou não.

    ResponderEliminar