terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Bebedouro da Praça da República cimentado

Em maio de 2017 a câmara de Tomar decidiu cortar o fornecimento de água ao bebedouro utilizado pelos pombos na Praça da República em Tomar, com o argumento de afugentar as aves. Mesmo assim, houve quem conseguisse abrir a torneira e repor a saída de água e quando voltavam a fechar a torneira, havia quem despejasse água no local onde os pombos saciavam a sede.

Este mês, para resolver definitivamente a questão, a câmara mandou cimentar o bebedouro.
O bebedouro que foi cimentado
             Foto: acproduction_coimbrathatguy (Instagram)

7 comentários:

  1. Acho muito bem, as pessoas têm que respeitar as regras.

    ResponderEliminar
  2. Atenção malta do PAN. Os pombos não vão passar sede. Eles ainda conseguem encontrar o Rio Nabão.

    ResponderEliminar
  3. Deviam era fechar a torneira municipal para ver se afugentavam algumas aves raras que por lá pairam...

    ResponderEliminar
  4. Ignóbil!
    É o adjetivo que à mão, para não ser ao bofetão, pode classificar por bem, os mandatários do poder nessa vossa terra que quereis com tradições de aristocracia.
    Quem à lei da força, com penedo de toneladas antes barrou o acesso popular a águas públicas do Rio Zêzere e agora, também por falta de autoridade, barra à lei do cimento e argamassa o acesso a um recipiente de pedra, à mão trabalhada por antanhos e situado na Praça do Palácio (sala de visitas dessa histórica cidade), onde os pobres e indefesos pombos saciavam a sua sede, revela a quão miserável e vazia forma de estar, de princípios, de educação, de cultura, enfim, para não ser mal-educada e escrever o que me vai na alma, de sentido de estado para gerir a causa pública, é apanágio dessa pobre gentalha sentada nas cadeiras do poder na terra de D. Gualdim Pais.
    Corram-nos, corram-nos. Depressa, que o cheiro, até longe, começa a ser infesto.

    ResponderEliminar
  5. A CM de Tomar tem de dar o exemplo. No regulamento da higiene e limpeza que pode ser visto no site dos SMAS, elaborado e publicado no tempo do Eng. paulino, no art.º 50 alínea B dá coima de 5000 a 20000 escudos alimentar animais nas praças ruas espaços públicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por não alimentar?Tambem tem coima?Ou é só uma questão de consciencia?

      Eliminar
  6. Sem dúvida alguma, uma das grandes obras do reinado anabelino. Apesar disso, a HISTÓRIA local -essa ingrata- vai registar que antes dos anabelinos já havia pombos em Tomar, e frente aos Paços do concelho, bem como outras aves, algumas nitidamente de rapina, e depois dos anabelinos vai continuar a haver.
    Ato falhado atroz, de um ridículo que chega a ser obsceno. Em geral broncos, poucos tomarenses disso se darão conta. A boçalidade conta com um excelente alfobre nas margens nabantinas.

    ResponderEliminar