terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Tomar não é só turismo, mas...

Opinião
Cartoon publicado n'O Mirante

Numa crónica sob o título "Tomar, é só turismo?", publicada na página 8 d'O TEMPLÁRIO desta semana, o deputado municipal Luís Francisco, do PSD, interroga-se e interroga os tomarenses. É sempre bom que assim seja.

Tal como na investigação científica, onde o mais importante são as interrogações e não as respostas, também na política municipal o mais útil para o desenvolvimento concelhio são as questões levantadas. Não as eventuais soluções encontradas. Simplesmente porque, sem as perguntas iniciais, é claro que não haveria soluções, por falta de problema identificado a solucionar.
No caso em apreço, julgo não ofender o autor ao escrever que o tema anunciado no título foi apenas um pretexto. Uma base de partida para dizer duas coisas básicas, em Tomar e nesta altura: A - Não há qualquer plano tático ou estratégico da maioria PS, que assim vai vogando, ao saber das correntes e das marés. B - É urgente encaminhar-se para a elaboração de um plano global de desenvolvimento para a cidade e para o concelho.
Se não erro, de modo sucinto, é isto.
Completamente de acordo com o autor nestes dois pilares, já o mesmo não posso escrever em relação à metodologia que propõe para a elaboração de um almejado plano concelhio de desenvolvimento. Isto por me parecer que Luís Francisco ignorou, creio que sem segundas intenções, a existência de um enorme cadáver, adiado e odiado, nos arquivos municipais.
Refiro-me ao pomposamente chamado PDM - Plano Director Municipal. Mal amanhado nos anos 90 (mandatos PS/Pedro Marques), por personalidades mal escolhidas e por especialistas em grande parte autoproclamados, selecionados por compadrio, na prática apenas tem servido para entravar o investimento. Como justificação para empecilhos administrativos, criados por técnicos superiores municipais, muitas vezes com o principal objetivo de virem a sacar benefícios "por baixo da mesa". Sei bem do que falo.
O monstro é de tal forma defeituoso que, ao cabo de mais de 15 anos de esforços, ainda não conseguiram concluir com êxito a sua revisão. O que nos traz de regresso à proposta do deputado municipal Francisco.
Tendo em conta o sucedido com o desastre do PDM, parece de aconselhar que a elaboração de futuros planos, citadinos ou concelhios, seja entregue a especialistas a selecionar previamente, por concurso ou concursos de ideias.  Nunca por mera escolha de eleitos, cuja qualidade é nitidamente má ou, na melhor das hipóteses, ainda está por demonstrar.
Que Tomar precisa com urgência de planos táticos e planos estratégicos, adequados e exequíveis, é indesmentível. Mas precisa também  e sobretudo de gente competente, e de ajudas ao desenvolvimento. Não de nomeações estranhas, nem de entraves múltiplos, criados para defender interesses ocultos, que só podem prejudicar os cidadãos em geral.
Chega de incompetência. Chega de compadrios. Chega de improvisos ruinosos.

                                                             A ovelha ranhosa do costume 
                              (Pedindo muita desculpa por voltar a molestar a clique dos instalados, nalguns casos a título precário.)

7 comentários:

  1. Este gajo é mesmo um caso típico.
    Insinua coisas irregulares “por debaixo da mesa”, mas não tem “tim tins nem provas para explicitar do que fala.
    Diz que tem ideias, mas não se vislumbra nada.
    A não ser, talvez, que os outros são todos maus, principalmente os desta vereação, e só ele, qual génio iluminado e incompreendido e ostracizado.
    Ele confunde o desprezo ou ignorância a que se encontra votado, com oposição às suas intervenções.
    Coitado. E vive disto.
    Auto-intitula-se “Ovelha ranhosa”, como se nós não soubéssemos, ou como se alguém se tivesse dado à maçada de lhe chamar tal coisa.
    E depois, vitimiza-se disso. É literalmente um rafeiro a rodar a tentar morder o rabo.
    Mas ponha-se a pau – agora a sério – é que andam aí uns cães vadios e morder nas ovelhas do concelho. Só ainda não se sabe se as ranhosas também estão abrangidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ovelha ranhosa informa que desde ontem tomou a decisão de só ler e responder a prosa original. Tudo o que seja repetitivo e a cheirar a bafio, ficará sem resposta.
      Tratando-se do texto supra, quem escreve logo na segunda linha que a ovelha "não tem tintins", ou está bêbedo, ou a sonhar com carneiros com vagina. Daqueles que confundem ruas urbanas com caminhos vicinais. É preciso dizer mais?
      Porque será que o agora ex-vereador Serrano bateu com a porta? Só porque havia uma porta?

      Eliminar
  2. Mas ainda alimenta os escritos dele? é isso mesmo que ele quer. A criatura sabe do que fala, pois também, segundo ele, foi chefe de divisão da Câmara e já para não falar de uma recém chegada. Como não fizeram o que ele queria, à vontadinha dele, destila insinuações, generalizações, banalizações. Deixem-no escrever mas não comentem SFF.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouviram a ordem da patroa, meninos?! Quietinhos e calados. Nada de comentários não autorizados. E fazem o favor de não urinar fora das sanitas previstas.
      Deixem a política com quem sabe. Senão levam tau-tau. E é bem feito. Quem vos mandou votar nela?

      Eliminar
  3. às vezes temos de rezar para que esta gente que se instalou no ATL não faça nada para não fazerem disparates. concordo com o dr. rebelo mas o melhor é deixarmos passar estes dois longos anos que faltam e tentar que eles mantenham o ritmo de nada concretizar (exceto as festitas) para depois se conseguir salvar o concelho. é que se eles resolvem começar a fingir que trabalham estragam tudo no que metem as mãozinhas. imaginar a presidente a pensar estrategicamente (ou sequer pensar para além da sua gestão corrente) ou o transpirado Huguinho a definir objetivos para o concelho (que para ele já os tem bem definidinhos…) assemelha-se a um filme de terror...pior que isto só o triste espetáculo dos técnicos da casa que lhes lambem as botas- felizmente há exceções - à busca dos seus pequenos momentos de falsa notoriedade...pouca gente sabe quem eles são!!!...é a sorte deles.

    ResponderEliminar
  4. EU QUERO PEDIR MUITA DESCULPA
    É que, desde ontem quando sua excelência, a ovelha ranhosa tomou uma decisão, que não venho aqui. É grave! Peço mesmo muita desculpa. E isso – se é que tem alguma espécie de perdão - só se deve ao facto de eu ter mesmo mais que fazer. Trabalhar… não sei se sabe do que se trata, sua ovelha ranhosa.
    É que só este facto de a ovelha ranhosa tomar uma decisão, só isso, é mais que bastante para que a polis e mais o mundo circundante parem tudo num respeitoso e venerando silêncio. Vergonha minha, portanto.
    Mas aquilo que mais intrigado me deixa é esta agora de se vir a saber – tudo o indica – que a ovelha ranhosa e o senhor professor Rebelo são uma e a mesma criatura.
    Era bom que isso ficasse esclarecido de vez. Que, ou a ovelha ranhosa se chega à frente e demarca-se claramente da prosa tão chico-esperta do prof.. Ou o prof. assume que, apesar do teor rasca da sua brilhante prosa permitir a confusão com o ranho vertido pela tal ovelha, não são a mesma criatura.

    ResponderEliminar