terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Saiba quem vão ser os homenageados pela câmara a 1 de março

A câmara de Tomar aprovou na reunião de ontem a lista de personalidades e empresas que vão ser homenageadas no dia 1 de março, feriado municipal:



Medalha de Honra do Município 
Carlos Alberto Lopes Farinha – Tomarense diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária

Medalha Municipal de Valor e Altruísmo (grau ouro)
Padre Leopoldo Gonçalves - Pároco nas freguesias de Carregueiros, Pedreira e Sabacheira
Maria Teresa Vasco (título póstumo) - Guardiã da Sinagoga falecida em 2018
Maria Helena Mota Lima - Diretora honorária do museu dos Fósforos
Manuel Subtil - Jornalista do jornal e rádio Cidade de Tomar.

Medalha Municipal de Mérito (grau ouro)
Restaurante Chico Elias
Restaurante Bela Vista
Restaurante a “Lúria”
Ribasabores – Indústria de Carnes
Tonera – Metalomecânica
António Eduardo Fortes (Tótoi) - Antigo jogador do U. Tomar
Carlos Alberto Trincão e Conceição António - Professor e investigador da história de Tomar
Joaquim Ferreira Marques – Etnógrafo e Conselheiro Técnico da Região do Alto Ribatejo
José Pereira Marques – Maestro da banda Gualdim Pais
António Luís Linhares Corvêlo de Sousa - Maestro do coro Canto Firme
Luís Miguel de Sousa Ferreira - Diretor artístico do festival Bons Sons.

Medalha Municipal de Valor Desportivo (grau ouro)
Patrícia Sampaio - Campeã de judo, da Soc. Gualdim Pais
Luís Mota - Atleta de Cem Soldos campeão de ultra trail
Manuel Dias – Atleta do U. Tomar campeão de decatlo
Carlos Manuel Neves do Carmo - Campeão de paracanoagem
Artur de Matos - Dirigente do grupo desportivo da Nabância e campeão de canoagem.

As homenagens serão feitas na sessão da assembleia municipal que decorrerá no dia 1 de março no cineteatro Paraíso a partir das 10h45, após as cerimónias oficiais na praça da República.

8 comentários:

  1. Eu sei que não se deve dizer mal de Tomar.
    Mas...
    Imaginar que um dia destes aquelas "personalidades" vão ser "homenageadas" pela Anabela...
    ...desculpem lá, mas é deprimente e caricato demais.

    Ela a achar que "homenageia"
    E esles/as a sentirem-se homenageados!

    Era melhor que não divulgassem. Evitavam a vergonha que temos de sermos "tomarenses".

    Dantes ainda havia o Néné Cebola. Não sei se algum dia lhe foi feita uma menção honrosa. Se não foi, devia ser. Porque. de longe, foi uma figura muito mais querida dos tomarenses do que a maioria desta iluminárias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é que é "deprimente e caricato demais", senhor Anónimo? Não foi ela eleita, em eleições livres e democráticas, pelos tomarenses? Não é ela a "achar que homenageia", é a população nabantina a homenagear, de que ela é legal e politicamente representante.

      Eliminar
    2. E quem lhe garante, senhor Templário que vive longe, lá para as bandas de Sintra, que a "população nabantina", para usar as suas palavras, queria ou quer mesmo homenagear algo ou alguém, num contexto como o que atravessamos.
      O senhor é um intelectual. Pense lá um bocadinho. Que a maioria socialista local é legal e legítima, não restam dúvidas. Mas após o trabalho que (não) tem feito estará em condições sociais, isto é, terá credibilidade, para homenagear alguém?
      E depois há as escolhas feitas. Quem escolheu? Quais foram os critérios? Uma medalha de honra do município para um polícia? Que ato heróico cometeu ele?
      Infelizmente mais uma palhaçada eleiçoeira, que em nada prestigia o poder local, caro conterrâneo.

      Eliminar
    3. Intelectual o tanas!
      47 anos trabalhador por conta de outrem, primeiros 8 como Tipógrafo (ARTES GRÁFICAS) na mais linda cidade de Portugal; um Curso Geral Comércio e frequência Sec. Preparatória (ensino noturno) na J.Ratton, a escola em que vomecê estudou. Pare com isso! Mas garanto que o meu currículo completo ficaria mais extenso que o do Sr. Luís Ferreira no seu blogue Vamos por Aqui (tempos atrás). Gosto de ler bons livros, mas faço-o
      apenas para me precaver com calhaus para quando se dá o caso de ter de andar à calhoada... Não gostei da ironia, mesmo que sem pontinhos...
      Deve-me um almoço. Prometido é devido. Falhou! Precisa de ser aconselhado a corrigir os seus disparos. À esquerda apreciam-no, à direita borram-se a rir. Falta-lhe um rumo. Eu diria, para terminar, que lhe falta um pouco de filosofia...

      Eliminar
    4. Não se humilde demasiado. Cada qual é o que é na prática. Quando escrevi que é um intelectual, limitei-me a citar uma evidência, sem qualquer intenção de achincalhar e desprovido de ironia.
      Deixemos o Luís Ferreira em paz. Era o que mais sabia de política naquela maioria e foi posto a andar, sem qua ainda hoje se saiba concretamente porquê. Tal como sucede com o vereador Serrano que ele convidara.
      O almoço está prometido e ainda me não esqueci dele. Lá para o Verão terei muito gosto em combinar local e hora. Entretanto vamo-nos lendo por aqui.
      A respeito das apreciações que de mim fazem, têm todo o direito, mas estou-me nas tintas. Já passei essa idade e essa época. Não sendo candidato, salvo a uma campa no talhão dos combatentes do cemitério antigo, tanto se me dá que gostem, detestem ou odeiem. Não lhes reconheço autoridade cultural ou cívica para tanto, mas cada qual é livre nos seus julgamentos.

      Eliminar
  2. Também havia de haver uma medalha de cortiça, para a pessoa que sabe tudo é é das mais inteligentes do Concelho, e quiçá do País, antónio rebelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este seu comentário mostra algo essencial: Se as opiniões reles, os comentários mal educados e o palavriado balofo, pagassem imposto, Tomar seria dos concelhos mais ricos do distrito. Infelizmente e regra geral, os alarves nao vão longe, por razões evidentes, pelo que ou não pagam ou pouco pagam ao fisco. Por isso Tomar está cada vez mais pobre. São cada vez mais a comer à custa e menos a pagar. Citando um querido conterrâneo que já faleceu, "DEus nosso senhor não tem culpa nennhuma de ser pai de tanto filho bruto".
      Assim não vamos longe.

      Eliminar
  3. Nènè Cebolà, kàlim Kàlam, O Batata,e muitos mais que ficaram esquesidos!
    Estes sim deviam de ser homenagiados !

    ResponderEliminar