segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

‎Imagens impressionantes das ruinas da antiga Fábrica de Fiação de Tomar (c/ vídeo)

Um vídeo publicado por Orlando Oliveira no facebook mostra as ruínas daquela que foi uma das fábricas de fiação mais antigas do mundo. Através de imagens aéreas, captadas através de um drone, é possível ver o estado de degradação a que chegou a antiga Fábrica de Fiação de Tomar, alvo de sucessivas pilhagens e atos de vandalismo.



4 comentários:

  1. Podem fazer o mesmo em Porto de Cavaleiros e qualquer dia no Prado. É o que resta do passado industrial glorioso de Tomar. Se é verdade que tudo o que nasce morre quando não se adapta, triste é não terem sido encontradas fábricas alternativas.

    ResponderEliminar
  2. Tratou -se da primeira fábrica em Portugal a utilizar a máquina a vapor, bem como do primeiro filatório de algodão no país, utilizando inovações produzidas pela tecnologia britânica, como o water -frame, sendo ainda o primeiro espaço industrial a introduzir iluminação elétrica nas suas instalações. (Tomarnarede 13 maio 2013).

    Alguém sabe do paradeiro deste valioso dínamo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O arquivo, ou parte dele está ou estava lá em cima, no ex-Hospital militar. Agora o dínamo, como valia bom dinheiro em qualquer ferro-velho, onde é que ele já estará.
      É como o recheio da Estalagem de Santa Iria. Até o piano desapareceu sem deixar rasto. O que se compreende, porque é um objecto que ocupa pouco espaço.
      Pobre terra! Pobre gente!

      Eliminar
  3. JÁ AGORA PARA QUANDO A REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE DESPORTIVO DO PARQUE DE CAMPISMO PARA O ACUDE DA PEDRA E A REQUALIFICAÇÃO TÃO APREGOADA EM 2009 NO TOMAR POLIS.
    4 ANOS DE MANDATO E O PDM DO AÇUDE DE PEDRA ESTÁ IGUAL ISTO É UMA TRISTEZA PARA TOMAR NADA SE RESOLVE NEM MELHORA.

    ResponderEliminar