Não se trata de um negócio pacífico porque era suposto a câmara exercer o direito de preferência por ser arrendatária e pelo facto de o imóvel se situar no centro histórico.
Facto é que a câmara deixou passar o prazo (8 dias) para exercer o direito de preferência e o edifício foi vendido pela família Prista da Costa à empresa Legespa, com sede na Alameda Um de Março em Tomar, através da imobiliária Remax, apenas duas semanas depois de ser colocado no mercado.
A escritura foi assinada no cartório da notária Sara Reis, em Tomar, no dia 11 de maio. No mesmo dia a presidente da câmara deslocou-se ao cartório notarial para protestar, de forma exacerbada, contra a escritura e manifestar interesse em exercer o direito de preferência. Apesar da contestação, a escritura foi feita, uma vez que a câmara não cumpriu os prazos legais.
Sabemos que no final da última reunião de câmara, no dia 14, já à porta fechada, a presidente da câmara deu conta da situação ao restante executivo e anunciou a intenção de impugnar a venda. O problema principal é que o novo dono pode acionar mecanismos legais para despejar os SMAS e outros serviços municipais que ali funcionam.
O edifício tem uma área de construção de 909 m2, cerca de 20 divisões no r/c, 1° andar, águas furtadas e terraço e abrange a rua Infantaria Quinze, do n° 89 ao 103, Praça da República do n° 1 a 3 e na rua Joaquim Jacinto, 118 (restaurante O Baía). Todo o imóvel (incluindo quatro espaços comerciais no rés do chão) estão arrendados.
Denominado palácio Dona Maria da Silveira, o imóvel do séc. XVIII é considerado em termos de património como sendo de Qualidade.
“Tomar na Rede” enviou uma série de perguntas à câmara de Tomar sobre este caso mas, como habitualmente, o silêncio foi a resposta.
Anúncio da imobiliária Remax publicado no facebook |
Muito bem hà que despejar aquela ceita dos SMAS daquela locomotiva toda eles que vao para o Flexeiro ou para a Estalagem de Santa Iria que està aos ratos e abandono!
ResponderEliminarEsse ódio faz-te mal...mas não tens a culpa, porque ela advém de quem lançou aqui o tema cheio de inverdades, situação que também é crime...
EliminarExemplo paradigmático do que anda a fazer a "Xôtora". Rua. Eleições? Votava JÁ HOJE!
ResponderEliminarBem... acho que mais uma vez se consegue observar a "qualidade" da presidente da Camara de Tomar.
ResponderEliminarPrimeiro não reage a Tempo e horas e depois ainda protesta...
Pregunto eu:
A Câmara não devia ser a primeira instancia a cumprir a lei?
Incompetência dos políticos,staff e dirigentes.
ResponderEliminarE o que temos..
Consequências?
Alguma demissão ou processo disciplinar?
Não.
E o que merece Tomar no seu melhor
E depois de mais esta argolada ainda vão continuar a dizer que os críticos são idiotas e pseudo-tomarenses.
ResponderEliminarEleitos sem categoria nenhuma.
O responsável do CCD da câmara municipal faz um desfalque ao longo de anos a fio....é descoberto pela direção....a direção demite -se em bloco....a presidente é informada da situação ,não faz nada (porque estavam aí a eleições) "castiga,pressiona e anda a fazer a vida negra a quem denunciou a situação"está tudo dito....não será suposto ela própria ter denunciado a situação as autoridades competentes...pois se trata de um crime ....milhares de euros desviados por esse dirigente....nota:esses euros todos veem diretamente dos cofres da câmara(dinheiro publico) ....acho incrível como transferem tanto dinheiro para essa associaçao da câmara e ninguém controla nada.....
ResponderEliminarMas o assunto não vai ficar assim...isto do CCD tem muito para investigar e com.a cumplicidade da sôtora
EliminarO que tem a ver o CCD com este processo? Chamem os responsáveis que gastaram centenas de milhares de euros no edifício que não eram proprietários, sem que tivessem sido salvaguardado os interesses dos SMAS.
EliminarEles já cá não estão, mas talvez ainda haja tempo de os punir, designadamente conselho de administração PSD e Diretor Delegado cessante...
e um quarteirao inteiro? Inclui o antigo instituto de linguas e jardim? Se assim for é um esoaco com potencial brutal.
ResponderEliminarParabéns Sra.Presidente e a todo o executivo tem muito trabalho lol
ResponderEliminarA meu ver ainda vão pagar renda aos novos donos para manterem os smas no edifcio com os nossos impostos
Ah, ah, ah, ah, ah ............incompetentes! Como diz o anónimo de 23 de maio das 18:50, demissão ou processo disciplinar? Claro está, nada. Então os apoiantes o que dizem..................já sei.... TOMAR NO CAMINHO CERTO! Grande tristeza, mais 4 anos de marasmo e de incompetência!
ResponderEliminarNÃO ACREDITO. ISTO NÃO PODE SER VERDADE. BEM SEI QUE É UMA CÂMARA COM GENTE INCAPAZ A LIDERAR MAS ISTO É DEMAIS. AH, É VERDADE, E OS PAGAMENTOS ILEGAIS AOS BOMBEIROS PASSANDO PELO CCD? Pobre terra, triste gente, lá diz o nosso compatriota emigrado em terras de Vera Cruz!
ResponderEliminarAhahahah que câmara tão bem gerida....
ResponderEliminarNem é gestao nem é Camara nem é nada, mas são uns analfabetos funcionais,porem eleitos..
ResponderEliminarEXECUTIVO DA CÃMARA DE TOMAR? INCOMPETÊNCIA TOTAL!
ResponderEliminarAí nessa terra existe oposição? O PSD, desapareceu? Trata-se de um executivo unicolor? O que se passa? Convidem-nos e ofereçam bolinho pode ser que apareçam....MISÉRIA!
ResponderEliminarUm caso como este é revelador da baixa qualidade da nossa administração autárquica. Como é possível tanta mediocridade e já agora tanta cumplicidade????
ResponderEliminarAgora o que se passa?
ResponderEliminarNão aparecem os defensores?
Nem sequer o Pompeu?
Contra factos não há argumentos...
EliminarNao vale a pena tentar defender, pois com tantas trapalhadas acumuladas tudo o que disserem so serve para se queimarem.
O Pompeu se aparecer aqui sera em anonimo para ofender os demais... É unica coisa que sabe fazer...
Força Tomarnarede.
ResponderEliminarSugiro que reencaminhe tudo isto é comentários para a tutela.
Ou será que o PSD já o fez?
Não creio pois também tem tehados de vidro do tempo do sr.engenheiro.
Basta ver ssy obras do Pólis e PsrquP Escolar.
É isto Tomar.....
O anónimo das 10:05 seja homenzinho e dê a cara. Devo dizer que respondo quando quero e a quem quero,desculpe tenho que ir ao WC
ResponderEliminarMuito bem Sr.Pompeu.
EliminarDesta vez não defende a 1.dama?
Já agora o anónimo é aquele que esteve ontem a beber um café contigo e te perguntou quando e a tua altura para entrar no staff da câmara
É o descrédito total da actual presidente, da sua maioria e da oposição. Agoniados com o que sabem, funcionários já perderam o brio profissional, e deixaram de obedecer às ordens de superiores, que não consideram legítimos porque implicados em manifestas ilegalidades, como o caso do CCD dos SMAS. Por isso deixaram passar o prazo legal para exercer o direito de preferência no caso da compra do prédio, em vez de avisarem a presidente.
ResponderEliminarPara onde vamos Tomar?
Depois de todos os comentários ofensivos, fora de contexto e mal formados, não posso deixar de também aqui, (anonimamente) proferir umas palavras.
ResponderEliminarDaquilo que pouco sei, apenas direi que de acordo com a lei qualquer proprietário tem o direito de vender aquilo que lhe pertence. Todavia este deverá ser um processo que deverá, ou deveria estar acautelado, já que, se não fossem as obras de conservação e manutenção que lhe conheço há quase e durante quarenta anos, o imóvel estaria em ruinas, aliás recentemente não foram apenas obras de conservação e manutenção, mas algo mais que envolveu largos milhares de euros.
É caso para dizer, há culpados no processo. Se essas obras não foram contabilizadas para que agora devessem ser ressarcidas, algo está mal.
O problema é que os responsáveis já não estão em funções, mas talvez ainda não tivesse prescrevido!
Ai a peixeira foi à notária? Contou-me um passarinho que houve lá peixeirada
ResponderEliminarSr. Manuel Tavares não diga disparates, não é meu hábito ofender as pessoas, mas se for preciso não ficam sem resposta.
ResponderEliminarVoce há uns tempos atrás nuns comentários chamou-me filho da p... E numa noticia mais recente você disse que nós nao somos bons(os que não estão na camara). O unico disparate mas de dimensoes megalómanos que eu conheço é o executivo camarario... Primeiro andam a durmir e depois vao para tribunal, E NOS PAGAMOS.
EliminarEu só pedia um dia sem justiça... Para limpar a camara!
Afinal, diz a autarca em chefe que a câmara exerceu o seu direito de preferência mas quando foi à notária para fazer a escritura o comprador era outro. Mais uma trapalhada que segundo ela vai seguir para tribunal. Veremos
ResponderEliminarÉ verdade que foi à notária mas só para protestar e tentar impugnar. Não apresentou o indispensável cheque em tempo oportuno.
EliminarComo de costume agora diz que os culpados são os outros. Neste caso a notária, a agência imobiliária e os compradores.
A Camara de Tomar è uma das mais falidas do Paìs como è que tinha dinheiro para comprar um Predio daquela dimemsao que nem sequer tem dinheiro para cantar um cego ???
ResponderEliminarTem razão, foi por isso que quando respondeu à carta com o direito de preferência, em vez de avançar com o cheque exigiu prazos para pagamento. Foi então que a imobiliária resolveu virar-se para os compradores com dinheiro imediato.
EliminarMas mesmo sem dinheiro agora a senhora garante que a câmara vai para os tribunais. Pagam os contribuintes, coitados de nós.
Gosto imenso do Tonar na Rede, mas é pena dar voz a tanto inculto, as explicações já foram dadas e por isso é que tramóia vai para tribunal, porque a Autarquia avançou com o direito de preferência em tempo útil,no dia da escritura foi efetuado um contrato de compra e venda com outro comprador. Não sejam incendiarios.
ResponderEliminarVai para tribunal e com razão! Quem é o responsável pelas obras que foram efetuadas, algumas há poucos anos, que custaram quase o valor agora da venda. Nunca poderiam exercer obras sem um mutuo acordo e salvaguardando sempre o interesse dos SMAS. Será que isso aconteceu?
ResponderEliminarMinistério público com certeza que se irá inteirar da legalidade desta trapalhada. Só uma empresa de Ansião, levou quase meio milhão...Porquê esta empresa?!
Havia um diretor delegado que assinava as atas do conselho de administração, talvez ele possa desmistificar toda esta trapalhada.
O dinheiro que gastaram chegava para construir uma novas instalações mais apropriadas à entidade...
Oh Zé Gaio, não deixes morrer esta noticia que os anónimos contratados pelo Hugo já estão a desviar as atenções do essencial. Devias passar para cima esta noticia, a do CCD e a do bolo do NAC. Senão o pessoal esquece-se e é com isso que estes analfabetos funcionais contam uma vez que a senhora que agora ganhou no PSD não tem capacidade nem pode fazer barulho porque é presidente de uma junta rural e falta-lhe isenção, coragem e carisma.
ResponderEliminarConcordoplenamente.
EliminarSugiro um abaixo assinado para requerer um agendamento na AM
Sou amigo pessoal do José Gaio, acho que ele não devia de dar voz a tanto imbecil que literalmente só sabe dizer mal, só ouvem uma parte, e como não gostam desta Presidente, que ganhou com maioria, toca deitar a baixo. Tristes e incultos.
ResponderEliminarChamar de imbecis, incultos etc... A quem exprime civilizadamente uma opinião contraria escondidos no anonimato chama-se de cobardes sem os t...tes no sitio!
EliminarCostumo votar ps mas no caso das ultimas municipais abstive me devido as escassas competências e baixa qualidade da atual presidente.
ResponderEliminarEspera-se de uma presidente uma gestão correcta e transparente que posteriormente se traduz numa melhoria da qualidade de vida dos municipes... Mas no caso de Tomar a pouca que ainda se tem surge naturalmente devido ao enorme potencial que o concelho tem... Pena que nos ultimos 30 anos os varios executivos camararios tenham tenham penalizado e prejudicado o concelho em vez de fazer prosperar tal como outros fizeram em concelhos vizinhos.
A trapalhadas e polemicas deste executivo têm se acumulado...juntando à falta de respostas e arrogancia, começo a interrogar-me se não haverá muito mais escondido debaixo do tapete.
É incompreensível que ao fim de tantos anos a pagar renda pelo espaço, assim que se abriu a janela para a aquisição não se tenham mexido logo no primeiro minuto.
Este é só mais um exemplo de incompetência.
Enquanto contribuinte
EU PAGO
Com papas e bolos...mas alguém se acredita que isto foi mesmo desleixo e não foi tudo orquestrado para a CMT passar a os serviços para outro prédio que seja propriedade de algum socialista?
ResponderEliminarCom tanta coisa que se diz por aqui, umas verdades, outras mentiras, outras apenas pura especulação porque é que não tentam saber a verdadeira verdade??!! Tentar perceber primeiro o que se entende por exercer o direito de preferência e as formas legais para o fazer. Não so neste caso como noutro qualquer. A notícia que o Sr José Gaio escreveu esta correcta de acordo como o que ficou em escritura. Ja houve mentiras que saíram em vários meios de comunicação social vindas do executivo. Mas para se saber a a verdadeira verdade, irá caber aos tribunais decidir quem terá razão. Antes de de especular devia-se tentar saber a razão. Qualquer dúvida façam como eu, vão ao cartório e peçam para consultar a escritura, ela e publica e pode ser consultada. Ai poderam confirmar alguma mentiras que têm vindo a público.
ResponderEliminar