segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Descaradamente, ou descarada mente?

Opinião
Sobre o desmantelamento dos SMAS e as declarações da sua presidente

Fica-se sem saber a que santo rezar, quando se acredita, ou que bruxa consultar, quando se prefere a crendice.

O desmantelamento dos SMAS é uma indisfarçável vergonha para uma gestão municipal que sempre os defendeu com unhas e dentes. Ou pelo menos sempre assim disse. Acossada pela evidência da imperativa necessidade urgente, a atual maioria transitória acabou dando o braço a torcer. Realismo a quanto obrigas. A ideologia não limpa as ruas, nem põe água a correr nas torneiras.
Tomar perde os SMAS e perde sobretudo o controlo sobre a distribuição de água, o saneamento  e a recolha ds resíduos sólidos no concelho. A nova entidade, que vem substituir a falida RESITEJO, alargando a sua influência à água e saneamento de Tomar, vai ser gerida e controlada de fato pelo Município de Ourém, que é o sócio maioritário, ainda para mais acolitado por três outros também do PSD (Ferreira, Mação e Sardoal). Ou seja 4 sócios fundadores PSD contra apenas 2 PS (Tomar e Barquinha).
Só decorrido algum tempo, se poderá vir a saber se essa transferência para Ourém do centro de decisão de fato é ou não um dado positivo. O que já se pode escrever é que a gestão dos SMAS foi de tal forma desastrosa, que culmina agora no seu enterro. Mas não é tudo, nem talvez o mais grave.
Numa atitude de evidente descaramento, em declarações à sua rádio oficial, a senhora presidente procurou, por todos os meios ao seu alcance, transformar numa grande vitória aquilo que é afinal uma das grandes  derrotas dos seus mandatos. Afirmou que, bem vistas as coisas, os SMAS continuam, só que num outro formato, com mais meios, pois  a nova empresa também é de capitais exclusivamente públicos. Afiançou também que os funcionários dos SMAS vão poder escolher as suas novas colocações, praticamente à vontade de cada um. Absteve-se porém de abordar o delicado dossier da falência da RESITEJO, de que o município era cliente. Continuamos assim sem saber se, por exemplo, o administrador senhor Carlos Carrão já calçou os patins ou se continua por lá.
A culminar, Anabela Freitas ousou dizer o que jamais algum consumidor dos SMAS imaginou. Sobretudo após as declarações da mesma senhora, no final do ano passado, dizendo que ia haver aumento da água, mas que seria suportado pelo orçamento municipal.
Pois agora - pasmai leitores-consumidores dos defuntos SMAS - a senhora presidente assegurou, sem se rir, que em 2020 os tomarenses vão poder poupar 16% na factura de água-esgotos-lixo. É verdade! Pode ler e ouvir aqui.
Ou seja, sem disso se dar conta, a eleita socialista veio confirmar duas coisas. Primeiro que durante anos e anos, incluindo os 6 anos de mandatos da senhora, os SMAS andaram a explorar os consumidores tomarenses, para fazer face a gritantes erros de gestão. Segundo, a nova entidade agora fundada não se vai guiar pelas boas práticas, mas sim pelo eleitoralismo. Como explicar de outro modo uma promessa de redução de encargos para os consumidores, da ordem dos 16%, no ano anterior às próximas autárquicas?
Face a  isto, para não alongar demasiado, pois quem lê já terá percebido tudo, resta uma interrogação aos tomarenses amantes de Tomar: Descaradamente, ou descarada mente?

                                                       Ovelha negra e ranhosa do rebanho nabantino

Nota da Redação: 
A Resitejo – Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo, criada a 9 de agosto de 1996, é uma associação de 10 municípios - Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Santarém, Tomar, Torres Novas e Vila Nova de Barquinha – que tem como objetivo fundamental a gestão e o tratamento dos resíduos neles produzidos. Vai ser substituída pela nova empresa intermunicipal RSTJ - Gestão e Tratamento de Resíduos, que se vai dedicar à gestão de resíduos, limpeza urbana e valorização energética.

A Tejo Ambiente - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Medio Tejo em processo de fundação, vai trabalhar na área do saneamento, abastecimento de água e recolha de lixo, substituindo vários serviços municipalizados. Além de Tomar, vão integrar a nova empresa os municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Ourém e Vila Nova da Barquinha.

10 comentários:

  1. Se bem percebi, a câmara de Tomar é sócia de duas empresas intermunicipais. Uma, a RSTJ, que se dedica "à gestão de resíduos, limpeza urbana e valorização energética". Outra, a Tejo Ambiente, que também atua na recolha de lixo e no saneamento, mas também mete água na casa de cada consumidor.. Pobre bruta que sou, estava convencida que a recolha do lixo e o saneamento faziam parte da gestão de resíduos e limpeza urbana. Vejam bem o meu erro!
    Tenos assim o Município de Tomar, vulgo Câmara, sócio de duas empresas intermunicipais na mesma zona e que operam nas mesmas tarefas: saneamento, resíduos, recolha e transporte de lixo...
    Quer-me parecer que bastava uma, e que se trata portanto e sobretudo de fundar empresas intermunicipais para arranjar mais lugares de direção bem pagos, naturalmente para simpatizantes da causa e eleitos reformados. O senhor Carlos Carrão que o diga. Dos 600 euros/mês como chefe de redação de um semanário local, para os mais de 4.000 euros/mês como quadro dirigente da falida RESITEJO, foi um salto e dos grandes. Parabéns ao contemplado, que tem pelo menos uma virtude. Desde que saiu da presidência herdada por mero acaso, nunca mais abriu o bico e ainda bem, que o discurso nunca foi um dos seus pontos fortes.
    Mas se calhar estou outra vez enganada. Como regra geral, as ovelhas olham mais para baixo, para o pasto, que para cima, para o mundo. Por isso tenho naturalmente uma certa falta de experiência. Agradecia que os leitores me ajudassem, esclarecendo-me se estou ou não a perceber mal.
    Um mééé... de antecipado agradecimento.

    ResponderEliminar
  2. Creio que a leitora faz uma abordagem onteligente do problema. Ora gestao de residuos implica igualmente residuos agricolas e florestais. Vamos ver se os municipes vao ter reduçao significativa nas suas despesas, pois se for para explorar mais vale deixar de votar porque de exploraçao comercial ja estamos fartos com o exemplo degradante das energeticas e petroliferas.

    ResponderEliminar
  3. Nem descaradamente, nem descarada mente. A senhora apenas desempenha o papel para que foi destinada: papagaia.
    Fala por tudo e por nada, e fala facil. Promete por tudo e por nada, e promete sem consciência. Anuncia por tudo e por nada, e fica-se pelo nada. Cá estaremos para fazer o balanço dos anuncios e das promessas de 2017, quando os projetos culturais se iam transformar em economicos, ou quando Tomar ia ser projectada "no panorama nacional e internacional".
    Algumas obras com alcatrão ou com cimento, lá vai conseguindo. Na realidade, basta-lhe aprovar o pagamento. Alguem planeou, alguem executou, ela autoriza pagamento, e a população paga.

    ResponderEliminar
  4. Mas ela segue apenas a linha de pensamento do PS.. promete i máximo e faz o mínimo.. em sintonia com o governo não fosse ela PS..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que o problema nem é bem esse.
      Vendo bem, ela não segue a linha do PS, ou qualquer outra, porque simplesmente nem sabe para onde vai, nem para onde está a levar os tomarenses. Os que votaram nela (apenas 1 em cada 4) e os outros. Infelizmente é esta a triste situação. Não há linha nenhuma. Nem vontade de arranjar uma.
      É o salve-se quem puder, quanto mais depressa melhor.

      Eliminar
    2. Desculpem a pergunta do ignorante: O sr. Carrão continua a receber o vencimento de uma empresa falida, ou recebe como Administrador da massa falida ? È que há uma diferença entre a Estrada da Beira e a beira da estrada...

      Eliminar
    3. No caso presente, beira da estrada e estrada da Beira vão dar ao mesmo. O que seria importante apurar é se o cavalheiro continua na empresa intermunicipal, na sua sucessora, ou não. Até pode acontecer que já tenha conseguido uma boa reforma, como aconteceu com o outro na Águas do Centro, para onde transitou depois de presidir aos SMAS e ter assinado importantes convénios com a Águas do Centro.

      Eliminar
  5. A SENHORA PRESIDENTE É MESMO DESCARADA E MENTIROSA COMPULSIVA.JÁ SE PERCEBEU QUE A PRESIDENTE É UM ERRO DE CASTING E QUE O MÁXIMO QUE PODE LIDERAR É UM ATL E MESMO ASSIM...TEM GRAVES PROBLEMAS DE CARÁCTER, ALIÁS BEM CEDO À VISTA DE TODOS QUANDO EMPREGOU O COMPANHEIRO COMO CHEFE DE GABINETE E NOS FEZ SER A CHACOTA NACIONAL COM NOTICIAS DEPRECIATIVAS EM TODA A IMPRENSA...É O QUE TEMOS. AGORA, EM VEZ DO EX COMPANHEIRO TEM OUTRO A MANDAR NELA...O VICE FAZ O QUE QUER PORQUE APESAR DAS LIMITAÇÕES QUE TEM CONSEGUE SER LIGEIRAMENTE MAIS CHICO ESPERTO DO QUE ELA. UMA DESGRAÇA COMPLETA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Erro de interpretação. Quem agora manda nela de certo modo é a outra, no quadro daquela organização internacional de mulheres a que ambas pertencem e onde a vereadora é directora de consciência da presidente, pelo menos desde a tal crise conjugal que você refere.
      Porque julga você que o pelouro de turismo e cultura faz o que quer e vai para onde lhe dá na gana?

      Eliminar
  6. HAHAHHA MAS QUE GRANDE PEIXEIRADA AQUI VAI…

    DEIXEM LÁ VIR AS ELEIÇÕES QUE OS TOMARENSES SE FOREM COMO EU VAO TODOS VOTAR MAS É PARA ELA IR PARA OUTRA FREGUESIA POIS CÁ JÁ FEZ QUE CHEGUE QUE É NADA E GENTE ASSIM QUE NOS CANSA A BELEZA NÃO É PRECISO NÃO PRECISO DIZER MAIS NADA A NÃO SER QUE OS TOMARENSES NÃO PERCEBAM.

    ResponderEliminar