segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Hospital de Tomar a precisar de pintura

A foto publicada por Rose Ribeiro é bem elucidativa do estado em que se encontram as paredes do hospital de Tomar.

“Hospital de Tomar a precisar duma pinturinha, não?”, comenta a cidadã, que acrescenta: “não que seja o mais importante, mas reflecte bem a decadência do nosso país. Cada vez que passo por ele vejo um enorme bloco de cimento, que me deixa deprimente. Uma cor, de preferência mais viva, tirava-lhe toda aquela áurea negativa que tem”.
O hospital de Tomar foi inaugurado em janeiro de 2003.

16 comentários:

  1. Wow it's only 16 years old and it looks 100 years old on the inside! Somebody has to spend money!!!

    ResponderEliminar
  2. Ó minha senhora, peço muita desculpa, mas por estes lados somos portugueses (embora às vezes possa não parecer) e a nossa língua oficial de comunicação continua a ser o português. Mesmo depois de Fernando Pessoa ter escrito algures, na primeira metade do século passado que "somos oito milhões de pessoas, separadas pela mesma língua".
    Nestas condições, faça favor de favorecer o seu PEREIRA, em vez do seu DARLENE.
    Quanto a quem manda no blogue, venha de lá a indispensável tradução e o aviso de que futuramente só se aceitam comentários redigidos em português. Caso contrário, corremos o risco de um dia destes ter de tentar ler comentários em Chinês, por exemplo nos recibos da EDP, que é agora uma empresa chinesa.
    Abaixo o imperialismo anglófono!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I read and speak portuguese, but do not write it well. So not to bastardize the beautiful Pprtuguese language I choose to write in my native tongue with all due respect!

      Eliminar
    2. Pois está bem. Agradeço a sua educada resposta. Mas se nunca arriscar escrever em português, como quer aperfeiçoar-se na escrita?
      Ao contrário do que diz, mesmo sem conhecer a sua história pessoal, arrisco dizer que chamando-se Pereira, a sua lingua paterna é o português. A materna é que é inglesa. Estarei enganada?

      Eliminar
    3. Não paes som ambos Portugueses...you see I'm sure I've made many mistakes in those 5 words!

      Eliminar
    4. Parabéns! Só duas falhas: PAES em vez de PAIS e SOM em vez de SÃO.
      Está a ver que não é difícil? O problema é que também não serve para grande coisa, excepto em Portugal, no Brasil e pouco mais.

      Eliminar
  3. 2 anos depois da inauguração já se percebia que a tinta aplicada não era para durar. Erro da fiscalização da obra ou o tradicional facilitismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem uma coisa nem outra. Tratou-se apenas de mais uma situação resolvida por baixo da mesa, segundo tudo indica. Fica sempre bem mais barato comprar a fiscalização do que aplicar materiais de 1ª, que são sempre caríssimos.

      Eliminar
    2. Essa é a verdade nua e crua.
      Mas, pelo menos dois, ficaram mais ricos - o pintor ou empresa de pintura e o fiscal da obra.
      Aquela aguada custou umas boas dezenas de milhares de euros a menos do que o valor da factura apresentada.

      Mas continua a ser assim por todo o lado, salvo poucas e honradas excepções.

      Eliminar
  4. Lá vem os tugas imigrantes a falar inglês... Que azeitolas!!! Fogem do país e vem mostrar que sabem inglês num post em português...

    ResponderEliminar
  5. Lá vem os tugas imigrantes a falar inglês... Que azeitolas!!! Fogem do país e vem mostrar que sabem inglês num post em português... Além de não defender a língua portuguesa que todos falam aqui ,ainda vem criticar em inglês...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peçam aos enfermeiros em greve para lançarem um "crowdfunding" para a pintura do Hospital...

      Eliminar
    2. É uma ideia. Outra é falarem com a Dª Anabela, que ela tenta logo ir sacar um fundo europeu qualquer.
      O problema é que depois vai dizer que o fundo é para fazer jardins à volta do hospital e não para a pintura. Como na Várzea grande. Em vez do parque subterrâneo de estacionamento que cada vez faz mais falta, vamos ter um arranjo jardinesco sem qualquer préstimo utilitário. E nem se sabe para onde irão os carros que agora lá estacionam.

      Eliminar
  6. ESTÃO A ESPERA DE UM MESSENAS...

    E JÁ AGORA PARA O SR QUE SE FARTOU DE CHATEAR A SENHORA DARLENE APRENDA INGLÊS.

    OU MELHOR PODE EVITAR DE DISTORCER O COMENTÁRIO INICIAL QUE SE TORNA FORA DE CONTEXTO O QUE INTERESSA É QUE O MINISTÉRIO DA SAUDE LANÇE UM CONCURSO PARA POR O HOSPITAL COM OUTRA CARA OU SEJA PINTADO DE NOVO E COM TINTAS EM CONDIÇÕES.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço licença para o/a corrigir. Não me fartei de chatear a senhora, por três motivos principais, a saber: 1 - Nunca me farto; 2 - Julgo ter sido extremamente correto com a senhora; 3 - Dizer o que se pensa de forma cordata nunca deve aborrecer ninguém.
      Questão acessória: "Aprenda inglês" sentenciou você, à boa maneira dos tomarenses ignorantes, que medem tudo e todos pela mesma medida. Quem lhe disse que não falo inglês? Uma coisa é discordar de que se empregue uma língua estrangeira num órgão informativo e social português. Outra bem diferente é não dominar essa língua.
      Percebeu?
      Peço-lhe antecipadamente desculpa por mais esta ofensa, pois já percebi, pelo seu comentário, que tem a susceptibilidade à flor da pele.
      Acontece e quando assim é pouco se pode fazer.

      Eliminar
  7. Não tem problema não estou ofendido pois como sei lêr em Inglês entre outras línguas não achei correto ser colocado em causa a lingua que a senhora ousou utilizar para se expressar.
    Contudo assim parece um senhor a tempos na reunião de Camara que por não entender inglês ou não se querer fazer perceber não deu seguimento ao assunto que estava a ser debatido ora cada vez mais acho que devemos ser flexíveis só isso e descomplicar não complicar.

    Já agora complicado não mas aborrecido por ver tanta coisa mal.

    ResponderEliminar