segunda-feira, 11 de junho de 2018

Roda do Mouchão já funciona (c/ vídeo)

Cerca de um mês após a data normal, a roda do Mouchão começou a girar, depois de reparada provisoriamente a estrutura do açude.

Este ano sucederam-se os percalços com este açude uma vez que a câmara de Tomar decidiu não desmontá-lo no outono como era tradição.





5 comentários:

  1. Aquilo está uma trampa. A câmara não acerta uma. As novas estacas são demasiado grossas e destoam completamente. Agora resolveram tapar os rombos com pedras de grandes dimensões, em vez da tradicional mistura de rama, feno e areia. Os tomarenses que vêem aquilo riem-se. Se calhar era melhor chorarem, que a tragédia é cada vez mais visível, em forma de tragicomédia.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo (a)
    Sou funcionário do município de Tomar com muito orgulho, mas não fui mandatado por ninguém para lhe responder…;faço-o enquanto técnico responsável pelos trabalhos de reparação do açude da roda do mouchão, pois, estou certo que tanto quanto eu, deseja ver em funcionamento aquele que é um dos mais emblemáticos ícones da cidade, não necessitando para isso de tecer comentários em jeito de enxovalhos a quem se esforça por alcançar este desiderato.
    Compreendo em parte alguma da frustração manifestada no seu comentário sobre a adulteração dos primitivos métodos construtivos do açude, mas infelizmente as atuais condições do rio não o permitiram conforme ficou demonstrado na tentativa de reparação que efetuamos em finais do mês de maio.
    Talvez se despisse a capa do anonimato e nos procurasse durante a realização dos trabalhos que a muito custo levamos a efeito, percebesse que não foi possível, apesar das várias tentativas, espetar manualmente estacas de madeira no leito rochoso do rio a 3,5m de profundidade e com o caudal e correnteza que o rio apresenta nesta altura.
    O recurso a estacas de maior secção foi a única solução para, com recurso a equipamentos mecânicos, conseguirmos espetar as mesmas no leito do rio, reforçadas com escoras de igual secção.
    A aplicação de pedra de enrocamento na base do açude destina-se a colmatar a secção de vazão aberta pela corrente do rio durante o período de grande precipitação ocorrida em março/abril e responsável pela rotura do açude e será coroada como tradicionalmente com rama de pinheira e erva .
    Talvez deixando concluir os trabalhos e nos concedendo algum benefício de dúvida, possa no final mudar um pouco a sua opinião
    Com os melhores cumprimentos e sempre disponível, caso o pretenda, para lhe prestar todos os esclarecimentos que necessitar
    Vitor Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou portanto aguardar. Entretanto agradeço a detalhada e bem educada resposta do sr. técnico municipal, em tudo diferente para melhor do estilo usual da câmara.

      Eliminar
    2. Bom dia
      Parabens pela sua resposta e forma de estar, tentando esclatecer as pessoas.
      Não sei é se entenderam o que disse.
      Paulo Chaves Gomes

      Eliminar
    3. Já funciona a roda do Mouchão???!!! Ena, haja alguma coisa que funcione em Tomar.

      Eliminar