segunda-feira, 11 de junho de 2018

Tomarense Luiz Mota vence prova de 160 kms na Serra da Estrela

Pela quarta vez, o atleta tomarense Luiz Mota venceu a prova do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela realizada no fim de semana.

Desde que foi criada a prova há oito anos, Luiz Mota nunca deixou de marcar presença. Soma quatro primeiros lugares e ainda classificações na 2ª e 3ª posições.
Com uma extensão de 160 km pelas paisagens da Serra da Estrela, até ao ponto mais alto de Portugal Continental, a prova de Ultra Trail contou com participantes de 12 nacionalidades diferentes e 51 estrangeiros.
Luiz Mota, a representar a Casa do Benfica em Abrantes, conquistou o 1° lugar no pódio, em 22h23m19s, seguido de Cees van der Land, da equipa Tyne Bridge Harriers, com um tempo de 22h27m32s e de Artur Costa, da Desnível Positivo, em 25h17m35s. Mariana Ballester foi a primeira mulher a terminar o percurso. A atleta individual terminou a prova em 31h42m57s.
Na sua página no facebook, o atleta tomarense relata a sua aventura:
“100 Milhas de Portugal. Oh Meu Deus 170 km
Sexta feira, 8 de Junho, 6 da manhã "levantar e ir para o trabalho", 80 km a conduzir, afastando-me da linha de partida, em direcção ao Cartaxo. O almoço foi no carro, para tentar ganhar tempo. 12:30, ir para Seia, 3 horas a conduzir e lá cheguei como planeado. Equipar, levar os sacos e partir. Nem me tinha apercebido que chovia é lá estava "à fresquinha", mas rapidamente vesti o impermeável.
Partida e lá fomos para os 170 km, com 7000D+. A prova teve uma fase inicial tranquila, após 30 km as posições ficaram definidas, apenas a incerteza no vencedor.
Quando me juntei ao Holandês, na entrada do Açor, todos os metros foram disputados. Estratégia desgastante, "como um leão que deixa a gazela cansar-se, para depois a devorar", nunca tinha corrido com um adversário assim. Foi muito difícil, mas a verdade é que consegui resistir, atacar, resistir e voltar a atacar. Muito debilitado fiz das fraquezas forças, e tudo mudou com tão pequenas coisas.
No último abastecimento foi o ataque final, na última grande dificuldade, nunca mais o vi e só parei na Meta, para a qual tanto trabalhei.
Quem esteve em Seia, tal como eu, esteve num concelho que colocou todos os meios ao serviço do atleta, voluntários excepcionais, organização de excelência.
Um grande Bem haja a todos com quem estive em Seia assim como aos inúmeros amigos que me enviaram mensagens de felicitação. Muito grato a todos.”

Luís Mota voltou a vencer as 100 milhas do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

1 comentário:

  1. Um grande atleta, uma referência para todos os amantes e praticantes de trail.um bem haja ao Luis Mota

    ResponderEliminar