segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Descobertas quatro janelas entaipadas na igreja da Misericórdia

As obras de reabilitação da igreja de Nª Srª da Graça, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, puseram a descoberto quatro janelas de grande dimensão e com cantarias em bom estado na fachada principal da igreja.

A novidade foi anunciada pelo Provedor eleito da instituição, António Alexandre, durante as comemorações dos 508 anos da Misericórdia de Tomar. O atual vice-Provedor acredita que as quatro janelas “vão dar uma melhor imagem do nosso património cultural e da cidade".
A seguir transcrevemos o discurso por António Alexandre nas comemorações dos 508 anos da Misericórdia de Tomar:
Foto de Manuel Subtil

Sua Excelência Reverendíssima, Dom José Augusto Traquina Maria, Bispo de Santarém
Nosso Capelão Padre Leopoldo Gonçalves
Utentes e familiares
Órgãos Sociais, da Santa Casa da Misericórdia de Tomar
Irmãos e colaboradores da Santa Casa
Novos Irmãos, que hoje aqui fazem o vosso juramento
E demais pessoas, aqui presentes
Em nome do ainda Provedor Fernando Lopes de Jesus e da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, saúdo Sua Excelência, Reverendíssima, D. José Traquina Bispo de Santarem, na sua primeira visita ao nosso Lar Nossa Senhora da Graça e participação nas Comemorações dos nossos 508 anos, bem como na compreensão, incentivo e ajuda nesta nossa tarefa.
A Mesa Administrativa, em conjunto com os restantes Órgãos Sociais da Misericórdia de Tomar, tem como preocupações, cumprir com empenho o seu compromisso, com base nas 14 obras de Misericórdia, com especiais preocupações na preservação do seu Património Histórico, mas também, na recuperação das antigas tradições de culto, como esperamos num futuro breve de procissões, como Irmandade da Misericórdia.
Assumindo por inteiro as suas responsabilidades, dentro das suas capacidades, pelos que na nossa comunidade, mais necessitam de ajuda e apoio.
Sem pretender alonga-me, parece-me importante, no entanto aqui referir, que após 508 anos, a Irmandade da Misericórdia de Tomar, está bem consciente das suas dificuldades, mas com intervenção diária, no sentido de criar mais serviços, com sustentabilidade, de se modernizar e dar as melhores condições aos seus colaboradores e utentes.
Pretende-se hoje também, lembrar os que nestes 508 anos, com as suas doações e os que nos antecederam na gestão, que tornaram possível o actual património material, que possuímos e as condições, para os serviços que presentemente prestamos. 
Bem como os Irmãos, que este ano faleceram, com destaque para a Dr.ª Leonilde Godinho e o Dr. Luis Boavida, que integravam os órgãos sociais.
Estamos hoje, nesta sala a celebrar e festejar, porque a nossa Capela deste Lar, onde semanalmente é celebrada missa, pelo nosso Capelão Padre Leopoldo Gonçalves é pequena, para tanta gente, e a nossa Igreja, neste momento, está em obras de recuperação.
Que passam por um novo telhado, arranjo de paredes exteriores e interiores, nova iluminação e musealização, em conjunto com a Casa do Despacho, com o apoio técnico e monetário, do Fundo Rainha Dona Leonor, criando pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas, bem como em breve esperamos da Câmara Municipal de Tomar. 
Uma boa noticia é que foram descobertas 4 janelas com boas cantarias e dimensão, na fachada principal da igreja, que vão dar uma melhor imagem, do nosso património cultural e da cidade. 
Pretende-se assim, recuperar importante património da Misericórdia de Tomar, assumindo também aqui, a responsabilidade da nossa Irmandade, de preservar património cultural, dar melhores condições ao culto e na divulgação, da nossa história, da razão fundadora das Misericórdias e da sua importância para a comunidade, no passado e no futuro.
Com esperança, de que nos valores da fé, que nos guia, possamos todos em conjunto, Órgãos Sociais e Trabalhadores, não só cumprir as 14 Obras de Misericórdia, mas continuar e entregar, ás futuras gerações, uma Misericórdia, forte e capaz de cumprir junto da comunidade, os objectivos, para que foi criada.
Também com a graça de Deus e a ajuda, do nosso Bispo, D. José Traquina. 
Obrigado pela vossa presença, hoje no Lar Nossa Senhora da Graça e nesta celebração, bem como no juramento destes nossos novos irmãos, que de seguida aqui se vai realizar. 
Não fazemos destaque dos irmãos da nossa Irmandade, pois são todos iguais, mas salientamos, que entre os novos irmãos, num sinal claro que estes representam a comunidade, que vão desde um Deputado Nacional, Vereadores, Deputados Municipais, Jornalista, Advogados, Empresários, o Presidente da Casa do Concelho de Tomar em Lisboa e várias outras profissões e actividades, tendo igualmente Colaboradores da Misericórdia de Tomar, sendo isso um sinal de vitalidade e renovação.
 Tomar, 14 de Dezembro de 2018
António Manuel Freitas Alexandre

3 comentários:

  1. Fina flor, ateus, catolicos e agnosticos. De tudo, todos abençoados.

    ResponderEliminar
  2. A Misericórdia de Tomar é uma fonte de surpresas. Pelos vistos de janelas escondidas também. O discurso do novo provedor cheira a bafio e faz lembrar os textos religiosos da Idade Média. Afinal a mentalidade Inquisitorial parece nunca ter estado longe desta organização. O mais grave é Tomar estar tão empobrecida que até esta sua Misericórdia ser importante para a cidade.

    ResponderEliminar
  3. Se as janelas agora descobertas fossem a única coisa escondida na Misericórdia de Tomar, outra seria a imagem actual daquela venerável instituição tomarense.
    Vamos a ver se com o novo provedor...mas alguns irmãos não prenunciam nada de bom. Credo em cruz!

    ResponderEliminar