sábado, 29 de dezembro de 2018

Biblioteca de Tomar em crescente degradação (C/ fotos)

Inaugurada há cerca de 20 anos, a biblioteca municipal de Tomar é uma sombra daquilo que era. O edifício, que chegou a ser premiado num concurso de arquitetura, apresenta um estado de degradação inqualificável.

Chove em vários locais no interior, o pavimento está, em alguns espaços, deteriorado, o aquecimento não funciona de forma adequada, as casas de banho apresentam vários problemas, no exterior os recantos são utilizados para sexo e droga, acumulando-se o lixo, e as paredes estão conspurcadas com pichagens e tinta a saltar. A biblioteca de Tomar tornou-se um local frio, feio e pouco convidativo a frequentar.
Desde há vários anos que a câmara não tem dado a devida atenção à biblioteca o que vai afastando os utilizadores. Uma decisão que afastou uma faixa de público mais idoso foi aquela em que a câmara acabou com os jornais nacionais em papel.
Entretanto, o valioso espólio da biblioteca pode estar em perigo devido à falta de condições de conservação. Exemplos disso são o problema da humidade e a suspensão do processo de digitalização dos jornais centenários.












2 comentários:

  1. É mais um triste e sujo exemplo da "notável" obra da câmara que temos. Gostam muito de coisas vistosas, para conquistar eleitores, mas ainda não perceberam que qualquer obra precisa depois de manutenção e que esta custa muito dinheiro.
    É quase certo que vai suceder o mesmo com a Várzea grande. Depois dos vistosos trabalhos de quase 3 milhões de euros, alguns anos mais tarde estará tudo ao Deus dará, como acontece agora.

    ResponderEliminar
  2. Ciclovias para minorias culturais e grupelhos de poder sob outras or i etaçoes sexuais tá andar. Os simbolos de cultura e educaçao como a biblioteca tá quieto.

    ResponderEliminar