segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Número da semana: 99,5%

Tomar tem 99,5 por cento de água segura para consumo humano no sistema público de abastecimento de água, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística relativos a 2017, que por sua vez se baseia em dados da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços e Águas e Resíduos.

Mesmo assim, em 2016 a percentagem de água segura foi melhor: 99,91%.
Os SMAS – Serviços Municipalizados publicam trimestralmente os resultados das análises à qualidade da água que podem ser consultados aqui.

5 comentários:

  1. É uma maneira habilidosa de enganar os consumidores. A água pode ser excelente, simplesmente em muitos casos, ncluindo no Centro histórico, é fornecida através de canos em amianto. O amianto é uma matéria proibida na União Europeia por libertar filamentos que provocam o cancro das vias respiratórias, a chamada asbestose. Por isso é muito perigoso o contacto do amianto com a alimentação humana ou dos animais.
    Apesar de ser portanto uma situação extremamente grave, Anabela Freitas insiste em gastar dinheiro em festas e obras vistosas, como o previsto enbelezamento da Várzea Grande, em vez de proceder à indispensável e urgente modernização da rede dos SMAS, nas zonas ainda com canos de amianto, cuja fábrica, a CIMIANTO, entretanto foi proibida de laborar e forçada a fechar.
    Coitados dos consumidores menos informados, que continuam a usar a água dos SMAS para preparar comida.
    Haja pelo menos vergonha!

    ResponderEliminar
  2. Então é melhor não snifar água por essas bandas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão. A não ser que queiram contrair uma amiantose das vias respiratórias, para depois darem baixa e passarem a viver de uma pensãozita de invalidez...enquanto o cancro deixar. É uma opção. Estamos num país livre.

      Eliminar
  3. É ridículo virem colocar este artigo dando a agua como toda em bom grau para consumo quendo não é verdade.
    So tenho uma palavra esta noticia só serve para dar boa imagem aos SMAS e a Camara no que toca a agua para consumo para que ainda estamos no seculo 19 claro que custa retirar as tubagens mas que remédio há que substituir estas tubagens que já não podem estar a ser usadas por tubagens que não ponham a saúde em risco.
    Até quando isto nesta cidade bem até que os canos não estourem assim terão de ser trocados.
    Tristeza é o que me deixa ao saber que isto não é uma obrigação a resolver de imediato.

    ResponderEliminar
  4. Por falar em "as tubagens estourarem", nestes últimos dias as mesmas já estouraram 3 vezes na av. Nuno Álvares Pereira. Na 2ª vez quando restauraram a ligação a água vinha nauseabunda pois devia ter estado misturada com os esgotos. Isto é uma pouca vergonha e um tremendo perigo para a saúde pública. As autoridades competentes deviam tomar providências e os responsáveis dividamente punidos.

    ResponderEliminar