terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Funeral do professor Luís Moreira é em Alcabideche

O professor do Instituto Politécnico de Tomar Luís Moreira, que morreu ontem, dia 17, deverá ter o funeral só na quinta feira, dia 20 em Alcabideche, Cascais, uma vez que a autópsia é feita amanhã nos serviços de medicina legal do hospital de Tomar.

O corpo sai de Tomar para Alcabideche onde se realizam as cerimónias fúnebres seguindo depois para cremação. No entanto ainda não há data nem hora marcadas.

Com uma carreira de mais de 25 anos como professor no IPT na área do design e artes gráficas, Luís Moreira, 53 anos, foi encontrado morto em sua casa em Tomar, deixando em choque toda a comunidade académica.
Luís Moreira era diretor do mestrado em Design Editorial na Escola Superior de Tecnologia de Tomar, onde lecionava desde 1992 e era presidente da recém-criada ATIPO - Associação de Tipografia de Portugal.

Nas redes sociais são inúmeras as mensagens de homenagem ao professor e ao amigo deixadas por colegas, alunos e amigos. Transcrevemos algumas:

É com grande pesar e consternação que informamos que o nosso colega, amigo e professor Luís Moreira faleceu ontem em Tomar.
À sua família, amigos e a toda a família DTAG, os nossos sentimentos. Que descanse em Paz.
Licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Sem dúvida uma pessoa com enorme coração, Obrigada por tudo Professor, descanse em Paz! 
Joana Policarpo 

Excelente Professor, Profissional, humilde.... deixou muito de si 😥😥
Maria Odete António 

In Memoriam Professor Luis Moreira.
A Associação dos Antigos Alunos do Instituto Politécnico de Tomar, vem comunicar a todos que a família IPT ficou hoje irremediavelmente mais pobre. Partiu um dos nossos melhores. O Professor, amigo e colega Luis Moreira.
A AAAIPT endereça aos familiares, amigos, alunos, ex-alunos e colegas, e também ao IPT as mais profundas e sinceras condolências por esta perda irreparável.
Requiescat in Pace.
AAAIPT - Associação de Antigos Alunos do Instituto Politécnico de Tomar 

Por tudo o que nos ensinou e pela sua dedicação ao design e ás artes gráficas de uma vida em prol.... é sem dúvida uma perda irreparável... ficam os melhores momentos em memória e que nunca nos vamos esquecer deles..... aos seus os meus sentidos pêsames!
Pedro Gomes

Demasiado cedo, demasiado triste, demasiada vida desperdiçada. Estou em choque. As minhas condolências.
Fernanda Antunes
Nem dá para acreditar. Era professor fantástico que muito ensinou aos alunos. Que descanse em paz
Ana Pinto

Não posso acreditar! Estou em choque, é uma perda enorme para todos nós que tivemos a honra de nós cruzarmos na vida com este Sr. Os meus sentimentos à família
Andreia Duarte

 Obrigado Professor Moreira! Ficará para sempre na nossa memória e pelas magníficas palestras e a Família TAG ficou um pouco mais pobre. Que descanse em Paz. Até sempre…
Fernando Pinto

Se há pessoas que nos marcam o Luís foi sem dúvida essa pessoa. Magnífico professor, magnífico homem, magnífico profissional. Foi ele que acreditou em mim. Já lá vão 13 anos e nunca mais parei de o seguir. Minha maior referência profissional e pessoal. Não tenho palavras para descrever que sinto. Grande perda. Tudo ficará mais pobre sem a sua presença e os seus sábios ensinamentos. Mudou a vida de muitos estudantes, da mesma forma que mudou a minha.... Os meus sentimentos...
Celia Espada  

Estou em choque nem queria acreditar quando me ligaram a dar esta triste noticia. Só tenho a agradecer tudo que me ensinou. Além de um excelente professor era um amigo. Descanse em PAZ. Os meus sentimentos para toda a família.
Mara Jácome 

Estou em choque, não consigo dizer nada, apenas uma palavra vem ao meu pensamento, OBRIGADA prof. e amigo Luis Moreira.
Madalena Garcia Chaveiro 

O IPT . Instituto Politécnico de Tomar (página oficial) está mais pobre, com o falecimento de um professor querido... Eu tive o privilégio de conviver e de trabalhar com este professor,  :-(  :-(  :-(  :'( custa muito acreditar...  :'(  :-(
Descanse em paz Dr. Luís Moreira...  :'(  :-(
Tina Lopes está  a sentir-se destroçada.

Ontem a noite ficou mais escura, hoje o dia amanheceu com menos luz. Nunca estamos preparados. Nunca... Obrigada por teres estado connosco desde o início e por cá continuares - deixaste a tua marca e serás eterno. És o nosso maior admirador de chamuças acompanhadas por um copo de vinho tinto. E as conversas no nosso pátio?! Vais fazer-nos falta, amigo. O Mundo precisa de pessoas genuínas e que vão mais além. Obrigada por tudo o que de bom que nos deixaste. Obrigada por teres feito do nosso Abrigo um dos teus abrigos também. Hoje acordamos com este vazio e a vontade de te ver entrar pela porta outra vez é gigante... Que encontres a paz e que o teu sorriso e alegria iluminem o céu. Até já, querido amigo 🖤

Abrigo da Alma (Restaurante)


4 comentários:

  1. Trata-se de uma perda para o curso DTAG, para o IPT e, claro, para a família, amigos e colegas. Dito isto, como alguém referiu, só se devem chorar os mortos se os vivos o não merecerem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este seu comentário é bastante infeliz, suponho que por ignorância motivada pela sua juventude.
      O autor da sua citação foi o Salazar e referia-se aos mortos na guerra colonial. Assim sendo...

      Eliminar
    2. Não sabia. E também não sabia que a verdade intrínseca das frases depende de quem as produziu! O que é verdade é que a morte, sendo penosa, é inevitável. Diferente é a condição daqueles que, esforçando-se diariamente para cumprir com as suas obrigações sociais, (sobre)vivem em condições deploráveis.

      Eliminar
  2. Não conhecia o prof. no entanto é bom mesmo depois de partir sermos reconhecidos pena por vezes foi não o termos feito em vida. D.E.P.

    ResponderEliminar