Há quase um mês que um ninho de vespa asiática está localizado no topo de uma árvore nos terrenos da quinta da Anunciada Nova em Tomar. Há cerca de três semanas os vizinhos começaram por alertar a Associação de Apicultores, no entanto os seus responsáveis responderam que o problema não era da sua competência, mas sim da proteção civil. Avisados os serviços municipais de proteção civil de Tomar nada foi feito até agora.
O ninho é bem visível da estrada de Leiria, a poucos metros do largo do Pelourinho e da Várzea Pequena.
Segundo o site sosvespa há registo até agora de sete ninhos de vespa asiática no concelho de Tomar.
Trata-se de uma espécie perigosa, agressiva e predadora de abelhas.
Vespa asiática está a propagar-se pela região centro do país
Valha-nos a Protecção Civil, mais quem (não) manda nela.
ResponderEliminarPobres nescios, incapazes, salvo para posar para fotos.
Há mais casos, infelizmente. No início do mês um senhor avisou a Proteção Civil da existência de um ninho de vespa asiática em Carvalhos de Figueiredo. Foram lá, olharam e foram-se embora até agora
ResponderEliminarPior, muito pior, é aquele enxame de vespas asiáticas maoistas instalado na Praça da República há 5 anos e que ninguém tenta de lá tirar.
ResponderEliminarCAGARI – CAGARÓ
ResponderEliminarUm Spray, um jacto, de gasóleo, óleo queimado, um qualquer derivado do petróleo, aplicado de noite (que é quando estão todas recolhidas) e o problema ficava resolvido. O Dum-dum ou ou Baygon também dão.
Agora essa de chamar as “entidades competentes” tem mesmo muita piada.
Porque é que não põem lá uma placa a indicar: “Proibido o estacionamento a Vespas asiáticas”?
Ou até mais ecológico deitar azeite de frituras em cima do vespeiro durante a noite ou mesmo de dia quando tiverem as asas molhadas de gordura não podem voar morrem .
ResponderEliminar