sábado, 27 de outubro de 2018

Que raio de promoção turística

Opinião

Ficou bem conhecida, e continua a aguardar explicação cabal, a viagem promocional à Índia da vereadora Filipa Fernandes, em representação não só do município, segundo disse, mas também da WEF, organização mundial de mulheres à qual pertence, tal como a senhora presidente. Evidente confusão entre assuntos pessoais e assuntos municipais.

Aparece agora um outro exemplo. Lê-se no site da Câmara que Tomar esteve representada na Baja Portalegre 500, uma prova automobilística em plena região deprimida do Alentejo, com um "posto avançado de turismo" (ver foto). Para quê? Para tentar atrair migrantes alentejanos, fugindo à crise regional? Para trazer automobilistas desportivos a Tomar?
Mais ainda: Anuncia o mesmo site municipal que no próximo ano vamos ter em Tomar um "Templários Rally Classic", seja lá isso o que for.
Todas estas  ações ditas promocionais custam bastante dinheiro ao município, aos contribuintes portanto, continuando por demonstrar a sua real eficácia. Sobretudo neste caso, com o município nabantino pertencente à Entidade de turismo do Centro, a procurar promover-se num pobre município da Entidade de turismo do Alentejo e Ribatejo, que integra também Santarém. Coisas da tosca política portuguesa. Consequências da confusão e do deixa andar que reina na Câmara de Tomar, praticamente em autogestão de facto.
Fonte oportunamente contatada explicou a quem escreve estas linhas a razão do óbvio interesse da senhora vereadora turística por essas coisas dos rallys. Ao que consta, tem uma ligação sentimental com um elemento do PSD local e vai ser sua copilota no tal "Templários Rally Classic". Obviamente subsidiado pela Câmara, pois então.
É velha de séculos a confusão entre o interesse  pessoal e o interesse  geral na política. O  imperador Nero, por exemplo, mandou incendiar Roma sem antes ouvir os romanos, só porque sendo pirómano, gostava de ver chamas. Sabe-se como acabou.
No caso da vereadora Fernandes, que ainda não mandou incendiar Tomar, mas anda nitidamente a queimar o nosso dinheiro em atividades fúteis, como irá acabar?
                                                                                    Templário vesgo

6 comentários:

  1. Realmente não percebo a ideia de ir á India promover um sò município...comprendia se fosse para promover Portugal!
    E como fã do todo terreno que sou também não vejo a utilidade de ir á baja promove o município, pois lá sò vale a pena a promoção para os municípios que tem provas no calendario do Cptt , organizadores de expedições TT e organizadores das grandes "maratonas" TT em Africa.
    Nestas ações promocionais da vereadora só vejo um interesse pessoal. Pois já existem entidades com essa tarefa.
    Podiam apostar no turismo do desporto motorizado e incentivarem a realização de uma prova campeonato de enduro ou ou uma prova do campeonato de todo o terreno e que tanto retorno dá!

    ResponderEliminar
  2. Mais genial desta promoção é que não existiu apoio da câmara no rally de tomar que hoje já é mais rally de torres novas.... No entanto vamos a baja.... Enfim ....

    ResponderEliminar
  3. A queimar dinheiro e não só. Também nos anda a arruinar a reputação, enquanto cidadãos civicamente capazes. Porque um concelho que elegeu e tem uma vereaqdora assim, sem protestar, dificilmente será uma terra de gente com juízo.

    ResponderEliminar
  4. Normalmente nòs somos um povo de brandos costumes (mansos). Com as trapalhadas que o executivo camarário tem feito se fosse nos paises nórdicos nem saiam á rua com tanta vergonha... No sul de Itália já tinha havido um "sicario" de bom coração a executar um "trabalho comunitário" com elas... Mas a nós tomarenses resta-nos usar o pelourinho (acho que linchamento publico nao e crime)com as desvairadas ou num modo mais racional e pacifico retornar os velhos costumes da época medieval em que quando o povo estava descontente lancava ás visadas ovos e tomates sempre as viam na rua ate abdicarem.
    Pois quem me anda a queimar o dinheiro fruto dos impostos que tanto me custam a pagar não merece mais que isto.

    ResponderEliminar
  5. Se não fosse triste, era para rir...
    Assim, como foram representar a cidade (?), as viagens serão pagas pela cidade (!). É uma forma de passear e acompanhar os seus, sem lhe sair o dinheiro do bolso. Fantástico! É preciso ter lata!
    E continuam a pavonear-se, como se estivessem a fazer tudo correcto...
    Uns verdadeiros(as) donos disto tudo..
    Sempre em grande! Continuem que vão bem!

    ResponderEliminar