sábado, 4 de novembro de 2017

Associação Luís Boavida “tem fins puramente humanitários”

Fundada no dia 21 de outubro em Tomar, a Associação Luís Boavida foi apresentada publicamente neste sábado, dia 4, perante uma sala cheia no edifício Lodge.

Coube ao principal dinamizador da associação e futuro presidente Luís Boavida explicar as razões para o surgimento da associação e os seus objetivos.
A Luís Boavida, há alguns meses e de forma repentina, foi-lhe diagnosticada uma doença oncológica a nível cerebral. A violência psicológica de tal diagnóstico e a luta diária pela vida que encetou, fez com que passasse a encarar a vida de forma totalmente diferente.
Conforme o próprio explicou, “as pessoas diagnosticadas com cancro reaprendem a viver, modificam hábitos, referências e prioridades, isto porque o projeto máximo da vida passa a ser o lutar por ela, a vida”. Ao mesmo tempo “procura-se aliviar o sofrimento dos outros num espírito de entreajuda”.
Foram estas reflexões em família que fizeram Luís Boavida criar “um caminho onde se possa ajudar quem precisa” e “minorar os que sofrem seja por saúde seja por carência de ordem social económica ou familiar”.
Depois de frisar os “fins puramente humanitários” da associação, referiu que esta “vai prioritariamente juntar-se a projetos que estejam já em curso”. E o primeiro foi logo ali presentado pelo personal trainer Nuno Costa. “We Are The World” consiste em caminhadas onde se recolhe donativos para apoiar as crianças do CAT – Centro de Apoio Temporário.
Outro projeto a concretizar até ao fim do ano é a publicação de um livro com a tese de mestrado sobre a presença Templária em Tomar, da autoria de Inês Duque Pereira, afilhada de Luís Boavida.
“Só se sabe o que é saúde quando se está doente”, é o lema da associação.
Na sessão foram ainda apresentados os principais responsáveis de cada um dos órgãos da associação: António Luís Costa, coordenador do conselho geral (órgão consultivo), Rui Monteiro, presidente da assembleia geral e Luís Francisco, presidente do conselho fiscal. Todos intervieram apresentando as suas razões para aderirem ao projeto.
Interveio ainda o padre Mário Duarte que deixou uma mensagem de congratulação pela nova coletividade elogiando os seus objetivos.
Durante a sessão fizeram-se sócios largas dezenas de participantes.

Fotos do evento (autor: Fernando Pena) 



1 comentário: