domingo, 30 de abril de 2017

Quase três anos depois, Residências Assistidas entram em funcionamento

Depois de um complexo processo de legalização que se arrastou durante dois anos e 10 meses, o Edifício Social – Residências Assistidas da Misericórdia de Tomar foi inaugurado com pompa e circunstância neste sábado, dia 29.

Presidiu à cerimónia o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, que enalteceu a obra mas apontou como prioridade do governo o apoio domiciliário aos idosos.
O investimento aproxima-se dos 2 milhões e 700 mil euros, com 80 por cento de verbas dos fundos europeus, garantindo mais de 20 novos postos de trabalho.
A partir de terça feira, 2 de maio, o novo edifício recebe os primeiros clientes. A capacidade é para 60 utentes distribuídos por 11 quartos individuais, três duplos e 22 de casal, havendo ainda vagas.
A concretização deste novo equipamento social, localizado nas imediações do lar de idosos da Misericórdia, perto da Igreja de Santa Maria dos Olivais, só foi possível graças a Maria Helena Mota Lima, octogenária que ofereceu o terreno.
Quando o edifício ficou concluído em julho de 2014 não foi possível colocá-lo ao serviço porque o projeto não estava de acordo com o plano de pormenor da zona. Ou seja não era possível emitir a licença de utilização. Foi necessário proceder a uma revisão do plano, processo burocrático que se arrastou durante quase três anos.
Os idosos que pretenderem utilizar a nova valência têm de pagar uma caução (entre 7.500 a 10 mil euros) e uma mensalidade (de 700 a 900 euros por mês), sendo cobrados outros serviços (lavandaria, limpeza e refeições, 90 euros por mês).



Mais informação sobre as Residências Assistidas aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário