segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Tomarenses divididos quanto ao estacionamento tarifado

Alameda Um de Março. Foto de Fausto Matias
Nas redes sociais o dia de hoje, 7, ficou marcado pelo debate entre os defensores do estacionamento tarifado, que entrou hoje em vigor, e os críticos que contestam esta medida da câmara de Tomar.
Vários cidadãos publicaram fotografias que mostram os parques de estacionamento da Alameda e da av. Cândido Madureira praticamente vazios.
Por um lado, há o argumento da necessidade de rotatividade e ordenamento no estacionamento, por outro critica-se a criação de mais tarifas que vêm sobrecarregar moradores e comerciantes.
Há ainda quem diga que os automobilistas se recusam a pagar para estacionar apenas nesta fase inicial de implementação do sistema. Com o tempo acabam por aceitar e aderir. O tempo o dirá.
Alameda Um de Março. Foto de Talhos Fernando
Av. Cândido Madureira. Foto de Elsa Lourenço

Av. Cândido Madureira. Foto de Gil Marques

22 comentários:

  1. Que remédio senão pagarem, são multados.

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  2. Tudo o que seja para complicar a vida das pessoas a camara tem jeito.Vamos ver morrer o que resta desta aldeia em que vivemos

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  3. Vai ser uma "luta" entre a CMT e os automobilistas. Na zona da Av. Madureira e arredores vão simplesmente estacionar na Várzea, na N. de Matos vão para o Mercado e quanto à Alameda é que são capazes de ter algum sucesso, mas as pessoas tenderão a ir para as proximidades (Lopo Dias de Sousa, Centro de Emprego, Rotunda do Bonjardim - para não falar de sítios mais próximos mas que muito provavelmente estarão sempre cheios - ex. Parque de Sta Iria). Considerando que vão manter o livre acesso e a gratuitidade do estacionamento nesses sítios, claro que a desculpa seguinte vai ser dizerem que têm de alargar os parquímetros a mais vias porque as pessoas não estão a colaborar (vulgo deixar a moedinha). E como isso já foi aprovado em Ass. Municipal, basicamente é só quererem fazer. Em miúdos traduz-se que as receitas de exploração não cobrem as despesas e assim nenhuma empresa privada vai ter interesse em pagar para ficar com a concessão. Que curiosamente também já ficou previsto e aprovado essa possibilidade. A não ser que a câmara garanta uma determina renda (vulgo taxa de rentabilidade) independentemente do negócio gerar lucro ou não. Mas felizmente que isso nunca ocorreu na história deste país, por isso tenho a certeza absoluta que isso nunca acontecerá! À parte a questão do calendário eleitoral, que terá alguma influência nas tomadas de decisão (atendendo a que esta matéria foi aceite e votada favoravelmente pela maioria das forças políticas e por isso não deverá ser uma grande arma de arremesso político), ficam as perguntas: Será que o trânsito é tão caótico dentro da cidade, com tanto engarrafamento que é necessário isto? Seremos assim uma urbe tão desenvolvida, com tantos habitantes e automóveis, que implica que o estacionamento tenha de ser regulado via pagamento?

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  4. Foi pena o Rui Pompeu não ter ido para a PSP. Dava um bom policia

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  5. Bom dia. Alguém me pode explicar se quem tem autoridade para multar é a PSP ou alguma "EMEL" tomarense? Se eu parar em lugar tarifado sem pagar quem multa? E se eu parar em segunda fila ou em cima do passeio, quem multa? Obrigado.

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    1. O mais importante é regrar o parqueamento. A PSP é que tem de atuar em todas as situações. A camara não pode ter empresas municipais como noutras cidades.

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    2. Nao pode porque? E so decidir nos orgaos proprios. Agora pode e nao querer porque vai concessionar em breve e nao lhe justifica criar a empresa para funcionar pouco tempo. Quanto a fiscalizacao, como ate ao momento nao tem pessoal habilitado para tal, cabe em exclusivo esse trabalho a PSP. Claro que podem dar ordens aos almeidas para darem uma vista de olhos em quem cumpre, mas oficialmente quem autua e a PSP. Vai ser engracado ve-los a trabalhar para a Camara. Mas estas coisas tem um lado positivo: ao menos nessas ruas as pessoas vao ver mais presenca policial a pe.

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  6. Seu Palerma não ofenda as pessoas e identifique-se, seja homenzinho.

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  7. A Câmara podia contratar o Rui Pompeu para fiscalizar o estacinamento já que a única coisa que ele faz é polir esquinas e concordar com estas ideias que só lixam quem tem que trabalhar

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  8. Era o Pompeu polícia e o Ramiro 'hater' de serviço.......

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  9. Se os cidadãos tomarenses se comportarem para com o estacionamento pago como os portugueses em geral fizeram para com o pagamento dos sacos de plástico nos estabelecimentos comerciais, a montanha terá parido um rato e demorará bastante até que a Câmara Municipal de Tomar recupere o dinheiro pago nos equipamentos/ parquímetros.
    Entretanto aguardo que, um dia destes, um cidadão estacione o seu automóvel na Alameda Um de Março, por exemplo, EM PARALELO ao passeio (e não em espinha), pagando o seu estacionamento como ditam as regras, e deixando ali o veículo o tempo suficiente para as autoridades competentes perceberem que deviam, ao menos, ter pintado os traços de separação no asfalto antes de darem início a todo este processo.

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  10. Está agora a ser feito em Tomar o que já existe em muitas outras cidades e que é, incontornavelmente, o caminho a seguir. Há um exercício muito simples, que é o de pensar nos inúmeros benefícios deste tipo de medidas, desde a qualidade do ar, a diminuição do stress rodoviário, uma cidade mais livre de carros e mais livre para as pessoas que circulam a pé, etc, e não pensar somente no nosso conforto individual e de certa forma egoísta, de levar o carro para todo o lado e estacionar sempre "à porta". É uma mudança de paradigma a que estamos a assistir e como todas as mudanças, irá levar o seu tempo. Parabéns pela medida e pela coragem!

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  11. Apesar de ser mais um encargo para muitos de nós, é uma medida que merece todo o meu apoio, pois quem necessitasse de parar por breves minutos na Alameda um de Março ou na Av. Cândido Madureira, simplesmente não encontrava lugar provocando estacionamentos em 2ª e 3ª fila, tornando o transito caótico nestas artérias...
    Ao contrário do dizem alguns penso que o pequeno comercio sairá beneficiado com esta medida.

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  12. Excelente medida para afastar visitantes da cidade e onerar ainda mais os seus cidadãos. Cada vez mais isolados. Empobrecidamente sós! Continuem com as saloiadas, vão longe!

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  13. Quantas vezes dei voltas e voltas na Alameda à procura de um lugar para ir às lojas e acabei por desistir e ir embora. Concordo que esta medida vai beneficiar o comércio!

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    1. Não digas disparates. Se estás a espera de ter à frente da loja um lugarzinho reservado é normal que tenhas azar. Em vez de andares a dares voltas e voltas na Alameda talvez fosse melhor ideia estacionar numa das ruas adjacentes. É que se o objectivo fosse pôr alguns lugares pagos, eu até entendia: quem não queria pagar tinha de procurar lugar, quem preferia a rapidez e localização do estacionamento tinha aqueles lugares mais disponíveis mediante um pagamento. Agora esta situação de tarifar totalmente só tem um objectivo: sacar mais uns cobres ao Zé, garantindo que uns priveligiados-abençoados moradores da Alameda estão isentos. E sim, esta medida vai beneficiar imenso o comércio. É só ires ver o que se passou em Torres Novas e a imensa alegria com que a decisão foi recebida pelos comerciantes de lá, que viram a sua facturação aumentar. Ou será que foi diminuir? Se calhar os políticos de lá (curiosamente também PS) confundiram protestos com agradecimentos...

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  14. Será que os Tomarenses quando vao a outrad cidades nao psgam. dà jeito ter o carro em frente ao trabalho e os que vao de emergencia a Tomar tem de ir a pé.Sabem porque o yransito em tomar e caitico é a cidade aonde qualqur peão yem priridade sobre quaqur veiculo e os condutores fazem manobras aonde não devem inversões de marcha mau estacinamento parar para comprimentar fassam algo por Tomar

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    1. Estas a dizer que as pessoas quando vao para as lojas e cafes e outros que tais vao de emergencia? E que nao sei se sabes mas regra geral ja ha espacos proprios para os carros de emergencia estacionarem. E garanto-te que se for preciso eles estacionam em cima do passeio ou em segunda fila nos casos em que isso nao acontece e ninguem os vai multar... Transito caotico?! Mas estamos a falar de Tomar ou de Lisboa? Somos cada vez mais um concelho mais pobre, com menos habitantes, com menos actividades comerciais e industriais, mais desempregados e agora é que vao aparecendo cada vez mais automoveis em circulação, ao ponto de se tornar impossivel estacionar em Tomar?! Nem ha 15 anos atras essa discussao faria sentido. E por fim, a prioridade do peão, as inversões das marchas: o que é que isso tem a ver com o estacionamento ser tarifado ou não?

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    2. Quanto ao referires como conselho pobre e mais desempregados tens toda a razão esta não é uma boa medida para esses,infelismente parece me que nimguem com responsabilidades se procupa em combater talvez esta medida evite de alguma forma que esses nao ocupem lugares de estacinamento dos que vão tentando trabalhar e uma pena nao adotar zonas de estacinamento de horario limitado sem custos voltarmos a usar o distico de estacinamento de papel.Quanto aos peoes sao um entrave para o escuamento do transito devido ao excesso de passadeiras eu ja vi peoes em passadeiras com agente da autoridade a comandar o transito em que o agente manda seguir os veiculos e faz aguardar os peoes e estes chegam a passadeira men vem o agente e atravessam indignados pelos veiculos nao pararem

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    3. Quanto ao referires como conselho pobre e mais desempregados tens toda a razão esta não é uma boa medida para esses,infelismente parece me que nimguem com responsabilidades se procupa em combater talvez esta medida evite de alguma forma que esses nao ocupem lugares de estacinamento dos que vão tentando trabalhar e uma pena nao adotar zonas de estacinamento de horario limitado sem custos voltarmos a usar o distico de estacinamento de papel.Quanto aos peoes sao um entrave para o escuamento do transito devido ao excesso de passadeiras eu ja vi peoes em passadeiras com agente da autoridade a comandar o transito em que o agente manda seguir os veiculos e faz aguardar os peoes e estes chegam a passadeira men vem o agente e atravessam indignados pelos veiculos nao pararem

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  15. É já há viaturas com a vinheta de residentes a estacionar na Rua dos Arcos, só que o proprietário não mora na zona histórica. Amizades e cunhas.

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  16. Noutras cidades quem tem direito sáo os residentes mas em Tomar todos váo na primeira fila de qualquer evento a psrte do trabalho é para os outros e tem de ir na ultima fila algo esta mal .por isso Tomar é uma aldeia uma mera passerelle e alguns acham se importantes

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