segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Forcados de Tomar em grande na praça da Nazaré

Foto de arquivo
Realizou-se no passado sábado na castiça Praça do Sítio da Nazaré uma corrida de touros em que foi feita uma homenagem pelos 50 anos de alternativa do antigo matador de touros Fernando dos Santos.
Actuaram os cavaleiros Tito Semedo, Marco José, Sónia Matias, Paulo Jorge Santos (em substituição da cavaleira Ana Batista), Marcos Bastinhas e Cláudia Almeida, ficando as pegas a cargo dos grupos de forcados amadores da Moita, Tomar e Beja.
Lidaram-se 6 touros das ganadarias de Fernando dos Santos, Condessa de Sobral e Higino Soveral de comportamento desigual.
A noite fria, onde por vezes o nevoeiro apareceu, foi dos Forcados. Seis pegas ao primeiro intento perante touros que chegaram "vivos" ao momento da reunião. Pelos Forcados Amadores de Tomar pegaram João Oliveira numa pega dura, tendo tido uma brilhante primeira ajuda do forcado Hélder Parker que merecia igualmente volta ao ruedo e Diogo Romão perante um touro que mal viu o forcado saiu com muita pata, tendo sido preciso grupo para efectivar a pega. De salientar que na pega deste touro Luís Campino, apesar de ainda fragilizado pelas mazelas da corrida do dia 20 de Agosto em Tomar, esteve enorme ao impedir que o touro com os seus derrotes tirasse o forcado da cara.
Quanto às lides, Tito Semedo andou irregular; Marco José colocou dois bons ferros curtos; Sónia Matias após duas lides em terras alentejanas cumpriu, salientando-se a despedida das arenas do seu cavalo puro sangue árabe "Atrevido"  Paulo Jorge dos Santos teve aquela que foi a lide da noite, arte, emoção, vontade, garra... merecia definitivamente muito mais oportunidades; Marcos Bastinhas perante o pior toiro da corrida soube dar a volta terminando com um bom par de bandarilhas e por fim, Cláudia Almeida andou alegre, comunicando muito com o público deixando alguns ferros de boa nota.
Corrida dirigida com acerto pelo Sr. Francisco Calado.
                                                                                    Rodrigo Viana

1 comentário: