terça-feira, 16 de agosto de 2016

Rottweiler morde jovem na Mata dos Sete Montes

Uma cadela de raça Rottweiller atacou uma jovem de Tomar quando esta passeava o seu pequeno cão na Mata dos Sete Montes.
O caso aconteceu no domingo, dia 14, no corredor central na Mata, sendo esta a segunda vez que a cadela ataca.
A jovem de 29 anos, teve de receber tratamento hospitalar já que a cadela provocou um rasgão de quatro centímetros no braço, entre outras escoriações.
A Rottweiller passeava sem trela e sem açaime e o seu dono não assumiu a responsabilidade do ataque argumentando que a mordidela foi dada pelo cão da vítima.
A polícia foi chamada ao local, foi apresentada queixa na esquadra e o caso deve seguir para tribunal.
Entretanto devido aos ferimentos a jovem só consegue escrever com uma mão e não se consegue vestir sozinha, contando com a ajuda da sua mãe.
Pedimos à vítima que nos relatasse na primeira pessoa como tudo aconteceu. É esse depoimento que a seguir transcrevemos:

“Há um ano, no corredor central da Mata depois dos baloiços (não da entrada, o que sobe), a mesma cadela atacou o meu cão. Eu ía com ele preso e, como vi um cão ao fundo, decidi esperar para lá chegar antes de o soltar. Quando cheguei, deparei-me com uma Rotweiller sem trela e sem açaime e o dono encontrava-se no corredor superior do lado direito. Como não sou preconceituosa em relação a estas raças, apesar de o meu cão ser de pequeno/médio porte, perguntei ao dono se havia problema em soltar o meu cão para que pudessem brincar. Confiando na palavra do dono de uma cadela desta raça (que deve ser extremamente segura, e mesmo assim nunca o seria porque não há treino que se sobreponha ao instinto animal), soltei o meu cão. Assim que o fiz, ela agarrou-se a ele sem largar (a sorte é que ele tem muito pêlo e ela trincou apenas o pêlo), gritei e cheguei ao ponto de pegar na coleira dela para a tentar afastar. Só depois disto tudo é que o dono se dirigiu a nós e prendeu a cadela. Deixei passar, porque ninguém se aleijou. Entretanto eu e outras pessoas já o temos visto pela cidade a passear a cadela (arrastado por ela) com trela, mas sem açaime. 
Ontem (dia 14) de manhã fui passear o meu cão à Mata e ao passar no tal corredor central, olhei para o lado e vi a mesma cadela no corredor superior. Agarrei de imediato o meu cão, ela viu e desceu na nossa direcção. Começou a cercar-me aos saltos e enquanto saltava tentava trincar. Como não estava a conseguir chegar ao meu cão, mordeu-me a mim. Gritei, de pânico e de dor, tive de dar pontapés na cadela para a manter afastada de mim e só depois disto tudo, mais uma vez, é que o dono se dirigiu a nós. A primeira coisa que ele me disse, ao ver o meu braço ensanguentado e com um pedaço de carne para fora, foi: "peço desculpa, mas tem a certeza de que foi a minha cadela a morder-lhe? Não terá sido o seu cão?", eu só lhe perguntei se não estava a ver o meu braço. Liguei para a PSP a reportar o incidente e encontrei-me com os agentes na entrada da Mata. O dono da cadela não me pediu desculpa, nem me prestou qualquer auxílio. 
Isto aconteceu no passado dia 14, pelas 09:15h. Chamei um familiar para levar o meu cão para casa e para me levar para as Urgências, onde fui atendida de imediato. Pedi um relatório, onde consta que fui vítima de mordedura de cão." 

13 comentários:

  1. Mas na entrada da Mata Nacional dos Sete Monte está lá a indicação que não podem entrar cães, os respectivos donos tem que ser multados. O dono do Rottweiller por não levar treta e ensaime, será culpado.

    ResponderEliminar
  2. Para a próxima ligue à PSP e diga que está um carro mal estacionado em frente ao portão da mata...2' depois lá estará a policia...agora para identificar e punir o cidadão que passeio o cãozinho pela cidade...ui...

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar nenhum cão devia entrar na Mata. Em segundo é obrigatório o cão ter seguro para cobrir estes danos causados, no caso de não ter, o proprietariado é obrigado a cobrir todos custos dos danos causados.

    ResponderEliminar
  4. É absurda a proibição da entrada de cães na Mata dos Sete Montes. Obrigatório deveria ser os donos levarem sempre os cães pela trela e limparem os dejetos dos animais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é proibido ,está lá escrito que podem entrar com trela

      Eliminar
  5. Por causa de pessoas assim e com animáis assim agresivos e que pagamos todos pela mesma moeda!eu sou dono de Amstaf e sempre vai preso e junto a mim a parte de nao see nada violento nem agresivo...resto ao propietario da cadela pedir desculpa e asumir os custos! !

    ResponderEliminar
  6. Por favor acabem com os caes na mata. Nao por causa dos caes em si, mas porque a maior parte dos donos nao se responsabiliza pelos seus animais.
    Rottweiller e' a raca que os infelizes e inseguros de si escolhem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho 2 mas com responsabilidade e equilíbrio mental se eles convive com outros animais de porte pequeno eles não atacá só se o dono induzir cão a ser desequilibrado como o sem noção do dono dono de cão desequilibrado merece cadeia por levar o animal as ruas sem focinheira e ainda deixar solto

      Eliminar
    2. Também tenho um cão, de porte grande, mas anda sempre a trela, os "problemas" que costumava ter eram cães que vinham ter com ele sem trela... A mata é um óptimo sitio para ir passear com os cães mas é preciso cumprir regras...

      Eliminar
  7. ottweiller e' a raca que os infelizes e inseguros de si escolhem!

    Acho uma certa piada a este comentário até parece que tamos a falar de uma marca de uma arma ou um navalha... Aiai e um animal um cão como os outros. Nao e por ser rottweiller, pois todos os cães mordem a pessoas desconhecidas se não forem ensinados.tal como as pessoas os animais têm de ser ensinados....
    Agora não façam um bicho de sete cabeças so porque é um rottweiller, pois se fosse com um caniche era igual.
    O dono apenas tem de arcar com os custos do acto do cão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho mordedura do rottweiller e capaz de doer mais do que a do caniche.. mas existe tanto especialista por ai que ainda provam o contrario.

      Eliminar
    2. O facto de ser uma raça perigosa, não está relacionado diretamente com a agressividade do cão, mas sim com a ferocidade dos seus ataques. Um caniche pode ser muito mais agressivo que por exemplo um pit bull, mas a força da mandíbula de um nada tem a ver com a de outro! Ter um animal de raça perigosa, é uma enorme responsabilidade, não por ser mais provável ele atacar outro animal ou humano, mas pelo facto de que se por ventura o fizer poderá causar grandes danos! Um caniche pode atacar uma pessoa 20 vezes na vida e nunca a chegar a magoar seriamente, um pit bull ou rottweiller, pode atacar uma única vez, até sendo em legítima defesa e causar danos irreversíveis.
      Os cães são o reflexo dos seus donos, daí que não é qualquer um que tem capacidade para saber educar um cão de raça perigosa. O cão desta triste situação, não merece o péssimo dono que pelos vistos tem, e não merece sofrer as consequências da irresponsabilidade do dono... Não até se provar que ele não é passível de reabilitação.

      Eliminar
  8. Tenho cães e sinto-me responsável por eles.Lamento o dono do cão atacante ao declinar a responsabilidade,pelo que deve ser punido e também ensinado a respeitar as regras e estudar (como ser educado) e não se arrogante.Se calhar vai proceder de maneira diferente.Bom estudo.

    ResponderEliminar