segunda-feira, 7 de março de 2016

Um projecto para - Tomar cor!

Opinião
Estou doida! Estou completamente fora de mim...
Então não é que a minha sugestão de Tomar tornar-se a cidade mais LGBT friendly da península já se encontra em marcha?
O Hugo (que agora já sei quem é...) é o meu campeão! VIVA A TomarCOR!
Sim senhora, Hugo, assim, com esta tua iniciativa, podes mesmo ir à frente da maior parada LGBT de Portugal, como dizia aquele visionário no comentário à minha crónica "Um projeto para Tomar"...
Aquele senhor José da Silva, na sua crónica "Hugo, o discreto vice" bem dizia que tínhamos muito a esperar do novo senhor vice-presidente. E, pelos vistos é verdade!
Tomar COR é um pequenino passo mas, só a musicalidade da coisa, dita com uma voz grossa - tomarCÔÔÔR - aquece a alma! Faz-me logo pensar naquelas colour parades... cheias de gente desinibida!
Hugo, não sei os teus gostos mas, uma coisa é certa: tens bom gosto!
Estou certa que, tirando o Marinho e Pinto, todos apreciam a tua ousadia, apesar dela ser pequenina...
Vai em frente, luta por uma Tomar diferente, liberta, arejada!
Terás todo o meu apoio.
                                                  Roberta Ferreiro

PS - Ó Rebelinho, como te disse, até estou na disposição de te conhecer mais de perto... já dizer publicamente quem sou tenho receio por aquilo que tu escreveste na tua crónica, para eu ter cuidado que ainda me faziam mal por causa daquilo que escrevi.
Já agora diz-me uma coisa, se não aceitas comentários no teu blogue e por isso tive que fazer o meu comentário ao teu desatino no blogue do Zé, explica-me que sentido tem ires fazer comentários ao que eu escrevo no Tom@rnaRede?

5 comentários:

  1. A gente a pensar que já não há salvadores da Pátria e final tínhamos aqui um e de gabarito.
    Não tenhamos dúvidas: a criatura, genial como se considera, vive num “ inferno manso” que é esta terra. Ele é dos pouquíssimos – raros mesmo – tomarenses que tem o hábito de “pensar, de ler, de observar e de dizer”. E fá-lo com muita atenção. A mesma com que nos estuda, a nós população em geral, tendo concluído que somos estúpidos e pouco empenhados. Em verdade ele não nos chamou estúpidos. O que disse foi que após meio século de estudo sobre a população em geral concluíu que “A inteligência e o empenhamento cívico não lhe parece que integrem” as mossas qualidades. Mas chamar estúpidos, não chamou, reconheço. Vergonha e estupidez minha, assumo.
    Ele acha que aquelas pessoas que lhe pedem que volte ao blogue representam a cambada de estúpidos que somos, ou, falando só por si, “já não saberem a que santos rezar”. É que é insuportável viver sem os escritos do Relebo no bloque dele. Não se aguenta.
    Mas evitam de estar com lamúrias e graxa, “amáveis referências pessoais”, que desta vez a parada está mais alta. Mas se ainda tiverem ilusões, vejam lá se se aguentam a esta triagem:
    “Relançar Tomar a dianteira para quê?
    Para dar nas vistas?” Claro que não! Em Tomar quase ninguém o conhece. Há uma vaga ideia de uma pessoa brilhante, muito muito acima da média… mas ninguém sabe quem é. Há quem diga que é o Relebo. Mas como sabê-lo! Ele não é vaidoso nem egocêntrico. Ainda se ele aparecesse. O problema é que ele não quer aparecer.
    “Para se candidatar?”
    Espantoso! A criatura nem precisou de dizer a quê. Todos percebemos que era à presidência da Câmara. Mas isso fomos nós – estúpidos – a deduzir. Porque podia perfeitamente ser ao cargo de vogal de direcção de uma qualquer associação recreativa por este concelho (de gente estúpida e desempenhada) fora.
    Mas há outro problema: para ele se candidatar, tinha de ser noutra situação. Nunca na situação actual. E é aqui que o problema se coloca insoluvelmente: é que se fosse noutra situação, noutra qualquer no futuro, voltávamos sempre ao mesmo. Quando, após muitas hossanas e aclamações, lhe pedíssemos para se candidatar, a pessoa dir-nos-ia, impaciente com a nossa estupidez, que já tinha dito que não se candidatava na situação actual. Ninguém se havia lembrado que aquele momento, fosse qual fosse o futuro, era sempre um momento actual.
    Mas tem outra coisa. Em verdade o Sr Rebelo nem gosta muito de se candidatar. Gosta mais que o candidatem. É por isso que ele até já foi a um partido oferecer-se para cabeça de lista, se o candidatassem Não aceitaram, também nunca mais lá chegam, que ele ajudar não ajuda mais.
    “Há alternativa séria à actual autarquia PS?”Claro que há! Não está nos partidos nem nos independentes. Ou melhor: há e não há! Havia – era mesmo um ver se t’avias – mas era se o Rebelo se saísse com ela. Assim não há!

    “Existem projectos políticos debatidos, meditados sérios e realistas para implementar?” Não está certo fazer perguntas destas quando ele, que há 50 anos que nos observa sabe bem que nós nunca poderíamos ter projectos “debatidos, meditados sérios e realistas”, ainda por cima para “implementar”. A haver, nesta terra, só de fosse o Rebelo a faze-lo. Um que fosse. Umzinho. Assim não há, prontos.

    Ainda nos tortura com perguntas como esta: “Alguém tem soluções credíveis para o desemprego no concelho?” Quando ele sabe bem a resposta: não sendo ele a fazê-las, como poderíamos nós tê-las? Não nos torture tanto Sr. Rebêlo.

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que o Rebelo já é quase tão falado neste blogue como a Anabela e o técnico informático.

    ResponderEliminar
  3. Mas agora a sério, já sabemos que o Cristóvão é do pouco que se aproveita na câmara e naquele partido, mas o que o povo quer saber é se ele é dos coloridos ou não? Não se percebe...

    ResponderEliminar
  4. Acabo de ler os dois comentários, porque pessoa amiga deles me falou ontem. Gostei muito. Porque se, como se sabe, as carapuças servem a quem servem, o autor do primeiro comentário lá saberá porque se esmerou tanto a escrever, para no fundo não dizer grande coisa. Não me admira. Encapotado e habituado a pensar e escrever em "tomarês", custa-lhe aceitar a triste realidade que visivelmente o aflige. Coragem! O pior ainda está para vir. Por isso, o melhor é cara alegre e dar a cara. Com nomes supostos só se pode chegar a democracias supostas. Como a nossa aqui na triste e santa terrinha.

    ResponderEliminar
  5. Oh Sr Rebelo:

    Você diz “eu cá saberei”. E de facto sei. E também explico.
    O gestor do blogue cortou uma introdução em que eu referia um texto seu de há uns tampos, cuja hiperligação até sugeri.. Ele assim não entendeu e a coisa até pode não se entender muito bem, posta só assim.
    O seu texto era mesmo uma coisa enjoativa, em que o sr, com modéstia que se lhe conhece, perorava acima do burgo como um salvador à espera que as hossanas chegassem lá acima. Valia a pena ver esse seu tratado outra vez.
    Mas olhe: eu sou assumidamente anónimo. Não quero fazer carreira, nem tenho a mania que sei mais do que o comum dos mortais.
    Não percebo o que é isso de Tomarês; já que a única coisa que me move é um olhar irónico sobre as personagens caricatas que se vão prefigurando armadas em entendidos e em salvadores desta terrinha. Você não é o único. Mas pelo inchaço do seu ego, em que se destila tanta sabedoria com sentido de missão salvadora é um sério candidato ao mais cromo dos cromos. Mas continue, que a gente gosta.

    ResponderEliminar