domingo, 7 de fevereiro de 2016

Vem aí um novo blogue de intervenção política em Tomar

Está em fase de preparação em Tomar o lançamento de um novo blogue de intervenção política, essencialmente de opinião, com colaboradores de vários quadrantes políticos.
Tudo está a ser feito para que o blogue seja lançado no dia 1 de março, dia de Tomar, feriado municipal, escolha que tem um valor simbólico.
Podemos adiantar que, em princípio, o blogue vai chamar-se “TomarOpinião” e nele vão colaborar nomes como António Alexandre, António Lourenço dos Santos, António Patrício Costa, Carlos Carvalheiro, Carlos Trincão, Filipa Macedo, Graça Costa, Luís Graça e Manuel Reis Ferreira, entre outros.
Este grupo promotor já tem realizado algumas reuniões na estalagem de Santa Iria para aprofundar e consolidar o projeto.
A ideia surgiu “da aparente aridez que pauta o debate público entre nós, da crescente utilização das novas tecnologias para comunicar, da importância que as redes sociais ou os blogues têm no quotidiano, e da necessidade de existência de um espaço aberto de intervenção critica”, lê-se no manifesto fundador.
O blogue “TomarOpinião” aposta na “liberdade crítica responsável, tendo em vista poder ser uma referência de intervenção social e política, íntegra e questionável”.
Pretende-se que essa intervenção “ofereça visões críticas construtivas e diversificadas sobre os valores, as coisas e as atualidades da nossa terra (Tomar)”.

11 comentários:

  1. Vai ter a sua piada ver estas iluminárias a debitar.

    ResponderEliminar
  2. Pobre gente desocupada; uns reformados com vontade de aparecerem outros com vidinhas profissionais sofríveis e com falta de atenção...A política combate-se com política, concorre-se a eleições, ganha-se e muda-se o mundo. Não é com comentários pouco informados, superficiais e muitas vezes incultos que se consegue. Tem que se ir à luta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo. Concordo inteiramente. Tomar, a minha cidade natal e da qual tenho tantas saudades está afundada em intriga e diz que disse. Quem critica nunca deu provas na vida pública - e os que deram como o Sr. Alexandre não deixa memória - e nas suas vidas privadas não tem qualquer sucesso...estão falidos, ociosos, cheios de vícios...

      Eliminar
  3. Isto até tem a sua piada. Aliás, já está a começar a ter graça (Ah, Ah). Essa de o Sr alexandre nunca ter dado provas na vida pública… Você sabe quantas ruas deste concelho têm o nome dele? Não me vai dizer, como há quem diga (mas são os tais maldizentes), que foi por pressãozinha e loby pessoal, quando era vereador, a troco de uma benesses lá para a terra?
    Não. Esse cavalheiro, depois de vereador “encaixou-se” na misericórdia. E todos nós sabemos que ali só se faz o bem, desinteressadamente e com prejuízo pessoal.
    Mas bom bom era ser ele a dizer quanto é que de lá limpa.
    Isto para princípio de conversa. Porque quando o “espaço aberto de intervenção critica” estiver operacional, se algum dia chegar a estar, e ponderando os que se apresentam, a coisa promete mesmo “visões críticas construtivas e diversificadas sobre os valores, as coisas e as atualidades da nossa terra (Tomar)”.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para falar é necessário saber alguma coisa e ter feito também alguma coisa. Depois eu assino o meu nome e dou a cara vão para ai uns 30 anos. O meu caro é a amostra do pior que por ai fala dizendo barbaridades e desconhecendo as coisas. E por aqui me fico porque o anónimo para já julga que os outros são como ele. No mínimo tenha respeito e informe-se e mais não digo por agora. Se não sabe ….Por isso sou dos que pelo que recebi e recebo posso falar e falarei.....

      Eliminar
  4. Discordo inteiramente dos comentarios anteriores. A critica politica, quando bem feita, sustentada, e focada em accoes (ao inves de ataques pessoais) e sempre bem-vinda!

    Este blog vem preencher a lacuna de opiniao na cidade, tao evidente nos comentarios a este site/facebook etc..

    ResponderEliminar
  5. Anónimo sim senhor!
    Pois é Sr. Alexandre. Compreende-se o seu incómodo.
    Comecemos pelo princípio. Sou anónimo aqui, sim senhor. É um direito que a produção do blog me dá. A mim e a toda a gente. Temos direito a participar na coisa pública resguardando a nossa identidade. Eu sei que é chato para alguns. Paciência! Já reparou que a própria democracia assenta nisso? O voto anónimo é condição de liberdade. Custa a engolir? Pois prepare-se.
    Há dignidade no anonimato, contrariamente ao que você quer fazer querer. Por isso é que, em vez de uma resposta clara às dúvidas que são colocadas, o senhor cai de imediato (que nem um patinho, aliás) para o insulto reles a quem, afinal só falou verdade. Só que, uma verdade incómoda para si, lá está. Mas é você e mais as outras iluminárias que nos querem doutrinar numa de “liberdade crítica responsável, tendo em vista poder ser uma referência de intervenção social e política, íntegra e questionável” Ou já não é questionável? Ou só é questionável se for como vossas excelências entenderem que deve ser?
    As aulas de participação cívica ficam para outra oportunidade. Para já, diga lá então (você que sabe coisas) como é que se tratou daquilo de por o nome nas ruas? Em quantas? E o senhor não tem nem uma pontinha de vergonha? Não consegue ver nisso um sinalzinho da pequenez em que você acha que nós vivemos?
    E quanto à misericórdia? O senhor que é tão religioso, até deve ser “irmão”, não dá para dar uma respostazinha, mesmo que seja republicana e socialista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já agora explique lá os tempos das águas quando recebia do estado e tinha ao mesmo tempo a reformazinha pelos serviços prestados ao estado.será que podia acumular ou arranjou-se um esquemazinho tipo empresa? Vá lá não seja rezingão e explique tudo claramente como sempre foi o seu estilo frontal e muito, muito corajoso.

      Eliminar
  6. Um blog destes que não inclua a participação do GRUPO AQUA está condenado e VICIADO à partida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Blog de opinião "comandado" por ex-políticos, políticos e candidatos a políticos nunca pode ser um blog isento...
      Mas desde que não impeça a livre opinião, podendo as pessoas optar por dar a cara ou não....
      Até porque a liberdade também é isso, tal como o voto é anonimo porque não pode uma opinião ser anonima!?

      Eliminar
  7. E o ALEX calou-se. Muito inteligente.

    ResponderEliminar