A “burlona” argumenta que pretende saber o formato do peito das mulheres para depois fazerem uma mamografia.
Aqui fica o depoimento enviado por uma das mulheres de Tomar vítimas desta burla, que nos pediu o anonimato:
“Fui contactada hoje (11 de dezembro) através do telemóvel pelo n.º 913276668, por uma suposta médica de nome Manuela Aleixo, que dizia estar a ligar do "Centro de Rastreio Mamário de Tomar, Torres Novas e Abrantes" sobre um rastreio mamário. Depois de uma conversa em tom amistoso, em que se identificava como médica e ex-colega do Dr Vieira da Luz e de outros no antigo Hospital de Tomar, diz-me que estão a fazer um rastreio à mama, e que como tal precisa de alguns dados. Pede-me o nome completo e a idade, e começa a fazer questões sobre a altura, o peso, o tamanho do peito, a forma do peito, do bico, a data da minha última ecografia e mamografia, enfim, uma conversa, dado o contexto aparentemente normal. Entretanto diz-me que deixaram de usar "aquelas máquinas horríveis que apertam o peito", e que vão passar a usar umas máquinas novas em que a mulher se encosta a uma "estrutura tipo soutien acolchoado" mas que para isso, é necessário saber exactamente como é o peito. Foi aqui que comecei a estranhar a conversa, porque perguntou-me se o meu telemóvel recebi imagens, que me ia mandar uma foto da mama dela para eu "comparar" e descrever a minha, e que depois, eu deveria rapidamente retribuir-lhe a mensagem, mandando uma foto minha com e sem soutien. Entretanto fui à internet pesquisar e descobri que este n.º já faz burlas semelhantes a esta por várias zonas do país há algum tempo, exactamente usando o mesmo nome - Manuela Aleixo - e adaptando a conversa à zona do país para onde ligam, e que inclusivamente já houve queixas na PJ sobre o assunto.
Este meu email serve apenas para alertar quem receba telefonemas deste n.º com a mesma conversa uma vez que aparentemente é uma burla, embora não consiga perceber qual o intuito.”
Noutro depoimento publicado em fevereiro na página dos Fãs de Hernâni Carvalho no facebook, relata Maria João Pereira:
“Hernâni Carvalho, peço desculpa, mas acabei de ser burlada via telefone por uma mulher que se faz passar por Médica de um Centro de Rastreio e tem acesso aos nossos ficheiros clínicos em que depois de muita conversa nos pedem para tirar fotos ao peito e uma de rosto para ficar na nossa ficha clinica. Após ter caído na real apercebi-me que algo estava errado. Liguei para os 2 centros de saúde daqui e descobri que não tinham conhecimento algum. Depois acabei por ligar às entidades competentes denunciando o caso. Como não sei a quem mais recorrer agradecia que desse a conhecer via TV esta caso que acabou por acontecer comigo agora e que eu caí que nem uma estúpida. Este é o número de onde ligam 913276668... Obrigada espero que possa vir a descobrir alguma coisa e que mais nenhuma Mulher passe por esta Burla... Maria João”
Também fui vítima a dessa "burla", no passado dia 05 de abril de 2016, depois de verificar e ler este testemunho, entre outras possibilidades, parece-me que a "burlona" poderá ter recolhido o meu contacto, da ficha de doente do meu marido, no hospital de Tomar. Pelo que deixo este alerta!
ResponderEliminar