sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Burla das mamografias chegou a Tomar

Várias mulheres têm recebido chamadas telefónicas para um suposto rastreio do cancro da mama. Do outro lado da linha está alguém com uma voz de mulher que se diz médica e que, depois de alguma conversa, pede às vítimas para enviarem por telemóvel fotos das mamas com e sem soutien.
A “burlona” argumenta que pretende saber o formato do peito das mulheres para depois fazerem uma mamografia.
Aqui fica o depoimento enviado por uma das mulheres de Tomar vítimas desta burla, que nos pediu o anonimato:
“Fui contactada hoje (11 de dezembro) através do telemóvel pelo n.º 913276668, por uma suposta médica de nome Manuela Aleixo, que dizia estar a ligar do "Centro de Rastreio Mamário de Tomar, Torres Novas e Abrantes" sobre um rastreio mamário. Depois de uma conversa em tom amistoso, em que se identificava como médica e ex-colega do Dr Vieira da Luz e de outros no antigo Hospital de Tomar, diz-me que estão a fazer um rastreio à mama, e que como tal precisa de alguns dados. Pede-me o nome completo e a idade, e começa a fazer questões sobre a altura, o peso, o tamanho do peito, a forma do peito, do bico, a data da minha última ecografia e mamografia, enfim, uma conversa, dado o contexto aparentemente normal. Entretanto diz-me que deixaram de usar "aquelas máquinas horríveis que apertam o peito", e que vão passar a usar umas máquinas novas em que a mulher se encosta a uma "estrutura tipo soutien acolchoado" mas que para isso, é necessário saber exactamente como é o peito. Foi aqui que comecei a estranhar a conversa, porque perguntou-me se o meu telemóvel recebi imagens, que me ia mandar uma foto da mama dela para eu "comparar" e descrever a minha, e que depois, eu deveria rapidamente retribuir-lhe a mensagem, mandando uma foto minha com e sem soutien. Entretanto fui à internet pesquisar e descobri que este n.º já faz burlas semelhantes a esta por várias zonas do país há algum tempo, exactamente usando o mesmo nome - Manuela Aleixo - e adaptando a conversa à zona do país para onde ligam, e que inclusivamente já houve queixas na PJ sobre o assunto.
Este meu email serve apenas para alertar quem receba telefonemas deste n.º com a mesma conversa uma vez que aparentemente é uma burla, embora não consiga perceber qual o intuito.”

Noutro depoimento publicado em fevereiro na página dos Fãs de Hernâni Carvalho no facebook, relata Maria João Pereira‎:
“Hernâni Carvalho, peço desculpa, mas acabei de ser burlada via telefone por uma mulher que se faz passar por Médica de um Centro de Rastreio e tem acesso aos nossos ficheiros clínicos em que depois de muita conversa nos pedem para tirar fotos ao peito e uma de rosto para ficar na nossa ficha clinica. Após ter caído na real apercebi-me que algo estava errado. Liguei para os 2 centros de saúde daqui e descobri que não tinham conhecimento algum. Depois acabei por ligar às entidades competentes denunciando o caso. Como não sei a quem mais recorrer agradecia que desse a conhecer via TV esta caso que acabou por acontecer comigo agora e que eu caí que nem uma estúpida. Este é o número de onde ligam 913276668... Obrigada espero que possa vir a descobrir alguma coisa e que mais nenhuma Mulher passe por esta Burla... Maria João”

1 comentário:

  1. Também fui vítima a dessa "burla", no passado dia 05 de abril de 2016, depois de verificar e ler este testemunho, entre outras possibilidades, parece-me que a "burlona" poderá ter recolhido o meu contacto, da ficha de doente do meu marido, no hospital de Tomar. Pelo que deixo este alerta!

    ResponderEliminar