domingo, 18 de outubro de 2015

A revelação de um jovem artista

Fotos de Carlos Piedade Silva
Não é comum um pintor realizar uma exposição individual das suas obras com apenas 24 anos. Neto de um arquiteto pintor (arq. Costa Rosa) e de uma pintora (Luísa Costa Rosa) e filho de um designer (João Costa Rosa), João Costa Rosa (na foto) apresenta a sua primeira exposição de pintura na Casa Vieira Guimarães  em Tomar.
“Teoria Geral dos Caminhos” foi inaugurada neste sábado à tarde e vai estar patente até 20 de dezembro podendo ser visitada de quarta a domingo, das 14 às 19 horas.
Como explica João Costa Rosa, a sua pintura pretende ser “um convite à reflexão e à introspeção; um apelo ao inconformismo e um desafio à ação”.
O jovem artista é filho de Graça Costa, socióloga, ex-vereadora e técnica no Instituto de Emprego e Formação Profissional, e de João Costa Rosa, designer e professor no Instituto Politécnico de Tomar.

Teoria Geral dos Caminhos

Será que ainda sabemos o que é “Ser Humano”?
Esta exposição é uma viagem pelo homem e suas ações na sociedade e na natureza. Através dela, o artista convida-nos a refletir sobre a nossa pegada, bem como sobre os caminhos que podemos ou não percorrer.
Nesta viagem encontramos temas que desassossegam o artista, como 
a Guerra, a problemática dos refugiados, a destruição do meio ambiente, o exercício dos “Poderes” e outros temas relacionados com as influências e vivências do artista.
A utilização de várias técnicas e materiais, são o reflexo dessas opções e da mensagem que pretende partilhar.
A Teoria Geral dos Caminhos é sobretudo um convite à reflexão e à introspeção; um apelo ao inconformismo e um desafio à ação.
Fica o convite / desafio - disfrutar, refletir, mudar.
João Costa Rosa


Fotos de Carlos Piedade Silva

2 comentários:

  1. Um apelo ao conformismo protagonizado por um jovem de 24 anos.
    Tomar precisava e merecia uma coisa assim.
    Por acaso o "artista " é meu filho e isso redobra-me o orgulho , mas mesmo que não fosse seria sempre com muito prazer que partilharia esta notícia.
    Ate 20 de Dezembro, na Casa Vieira Guimrães em Tomar - de 4ª a domingo, das 14 às 19 horas.
    Não deixem de ir...e mesmo que não gostem ,tenho a certeza que não irão ficar indiferentes.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar