quinta-feira, 2 de julho de 2015

‘Cortejo dos Rapazes’ com cerca de 1700 crianças

O ‘Cortejo dos Rapazes’, que se realiza no domingo, 5 de Julho, a partir das 10 horas, é um cortejo dos Tabuleiros mas em tamanho mais pequeno já que são as crianças das escolas e jardins de infância que participam.
Nesta altura a azáfama é grande para preparar as flores, os tabuleiros, os fatos e todos os pormenores.
Quanto ao número de tabuleiros do Cortejo dos Rapazes, a organização não avança um número exato, mas deverá rondar os 650.
Sabe-se que participam no cortejo de domingo cerca de 1700 crianças entre portadores de cestas, tabuleiros, aguadeiros, fogueteiros, portadores do pendão e coroas e padiolas. Novidade deste ano é a participação de vitelos, à semelhança dos bois do Espírito Santo no Cortejo dos Tabuleiros.
O Cortejo dos Rapazes sai da Mata dos Sete Montes às 10 horas, desce a Av. Cândido Madureira, passa pela Rua Everard (Levada), sobe a Rua Serpa Pinto (Corredoura), e chega à Praça da República onde o padre Mário Duarte procede à bênção dos Tabuleiros. O cortejo regressa à Mata dos Sete Montes pela Rua Infantaria 15 e Av. Cândido Madureira.
“Como nas festas anteriores professores, educadores e pais foram fantásticos na adesão imediata ao projeto Cortejo dos Rapazes 2015 o que justifica o número de crianças participantes”, refere Maria João Morais, responsável pelo cortejo dos mais pequenos.
Este cortejo das crianças foi (re)criado há 24 anos por proposta de professores e educadores para que as crianças participassem também na Grande Festa do Concelho,
O objetivo é envolver a comunidade escolar na festa e garantir a continuidade da mesma através das gerações. Tal objetivo está a ser atingido uma vez que há jovens que nos anos 90 participaram no cortejo dos mais pequenos e este ano já participam no dos adultos, tal como há quatro anos .

Sem comentários:

Enviar um comentário