sexta-feira, 24 de julho de 2015

Centenas de peixes mortos no rio Nabão

 
No rio Nabão junto à ponte da Matrena foram encontrados esta semana centenas de peixes mortos naquilo que se pode considerar um crime ambiental. Para já desconhece-se a origem do foco de poluição mas o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza da GNR já tomou conta da ocorrência.
A denúncia partiu de Américo Costa, do grupo Aqua que, ao fotografar e filmar os peixes mortos e depois de entrar na água poluída, sentiu-se mal e teve de receber tratamento hospitalar.

Fotos e vídeo de Américo Costa 

1 comentário:

  1. .


    SMS-EMAIL PARA A SENHORA PRESIDENTE e dizer urgente é dizer pouco e em atraso.

    Senhora Presidente da Câmara de Tomar :
    Anabela Freitas:



    Como a senhora Presidente tem estado ausente da sua Câmara aqui vai a nossa indignação e revolta.
    A senhora por aquilo que se consta não vive em Tomar, então a pergunta é : A senhora acha correcto chefiar um executivo e não morar na cidade de Tomar ? Ah, eu/nós estamos enganados, quer dizer, a senhora presidente mora mesmo na cidade ou arredores.! Bem a ser assim então ainda piora tudo, pois além de poder ser responsabilizada, ainda é também testemunha! Então ao longo dos últimos anos será que a senhora não viu que só fazer pontes bonitas não seria tudo? Quer dizer fazemos todos parte do mesmo puzzle, logo não há ilhas quando se aborda a questão da cadeia alimentar! A senhora acha que quando os turistas nos visitam e se debruçam sobre as margens do Nabão e vêem tudo poluído, se sentem bem e com vontade de voltar ? A senhora pensa que basta comer peixe do mar e tem a sua cadeia alimentar controlada ? Se pensa assim está errada, e engana-se profundamente ! E sobre as festas da cidade, acha que os turistas foram com vontade de olhar e cheirar o rio de novo, quero dizer com uma imagem positiva? E as crianças....minha senhora....acha que a sua formação em cidadania estará “au top em Tomar ”?
    Vou-lhe contar um segredo, aqui só entre nós, parte da poluição do Nabão sai em vapor para a atmosfera, logo todos os apartamentos e pessoas que vivem e respiram por perto são afectados e inclusive a senhora e todos os seus funcionários! Já ouviu falar que os metais pesados estão ainda mais concentrados nos veios freáticos do que à superfície ? Já ouviu falar que todos os produtos , ou seja, frutas e legumes e peixe, produzidos a partir das águas do Nabão já entraram na cadeia alimentar? Já ouviu falar que devido à crise há pessoas a comer o peixe poluído do rio Nabão? Vejamos uma coisa muito simples, se é assim em todo o mundo e é um princípio científico, logo não é por haver ausência de análises que tal facto deixa de existir!
    Bem, quer soubesse ou não a Senhora presidente é em primeira análise a responsável maior por tudo o que se passa na sua Autarquia e um dia a senhora terá de responder criminalmente por todo este "status quo" existente e não adianta invocar que a culpa é dos antecessores!. A inimputabilidade não é eterna e sugiro-lhe que estude este dossier e com alguma urgência. Será que a senhora já pensou em se demitir, ou a senhora acha que não há motivos? Foram só + umas toneladas de peixe!! Bem se a senhora não disser nada publicamente então o seu anuimento é não. E, com isso será um reforço prós poluidores e mostrará a sua parcialidade, logo responsabilidade! Mas, peço-lhe, em meu nome, assim como também, do OBSERVATÓRIO AMBIENTAL DO RIO TEJO, que repare numa coisa simples, ninguém tem o direito de danificar os recursos naturais e muito menos de transformar o Rio Nabão num esgoto. Existem leis ambientais e nomeadamente sobre a água.... senhora presidente... que também não são cumpridas no Concelho e cidade de Tomar! Comece a dar os passos em aceleração, para resolver esta situação e agora já com atraso!

    Queremos ver acções mais palpáveis, e essa história de não se sabe a fonte poluidora é só história....... pois só não se sabe se não se quiser...... ou através do peixe morto, ou através do vivo....ou através da água...... ou através dos sedimentos!!!. Não se esqueça que a senhora é responsável, até ordem em contrário! Se não sabe pergunte a alguém do seu staff. A CÂMARA A QUE A SENHORA PRESIDENTE, PRESIDE, É UMA DAS MAIORES POLUIDORAS DO RIO TEJO E ISTO TERÁ DE TER UMA SOLUÇÃO!




    OBSERVATÓRIO AMBIENTAL DO RIO TEJO

    ResponderEliminar