sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Tomar com luzida representação na FITUR 2019 em Madrid

Opinião
Relata o EL PAIS, que nunca brinca em serviço, que a FITUR 2019, em Madrid, congregou 10.487 empresas e organismos de turismo, de 165 países e regiões. A gente imagina o resto.

Para aquele prestigiado diário espanhol, foram as seguintes as representações mais surpreendentes deste ano: Sete países -Albânia, Mali, Gibraltar, Venezuela, Bielorrússia, Djibouti, Serra Leoa- e dois negócios: Ponta mar, alojamentos flutuantes, e um cruzeiro à volta do Mundo, em 180 dias, visitando 38 países e 67 sítios Património da Humanidade.
Perante tudo isto, ressalta que, mais uma vez, Portugal teve azar e Tomar também teve azar. O EL PAIS, o mais lido jornal do país vizinho, não nos ligou peva. Ingratos! Três vezes ingratos, que o luso esforço foi grande. Imenso mesmo, no toca a Tomar. Só da capital templária fizeram a viagem seis pessoas, (ver foto), incluindo uma jornalista profissional. Como costumam fazer os americanos, quando enviam tropas para algum país  recôndito. Nada melhor que providenciar as notícias,em vez de se sujeitar aos caprichos de profissionais alheios. Tanto mais que os contribuintes pagam tudo. No caso nabantino mudos e quedos como sempre.
Quem parece que não terá ficado nada contente por não ter sido convidada, foi a mordoma  dos Tabuleiros. Ao que tudo indica,  ignorava que nestas coisas municipais, quem é para trabalhar não é para viajar e vice-versa. Foi por isso que a escolheram em tempo útil.

                                                                         Manuel Viajante

7 comentários:

  1. Para "ajudar" à divulgação, pois nem todos conhecem todas as caras, peço a alguma alma carinhosa que ajude na identificação, pois eu, desde já assumindo a minha ignorância como lacuna pessoal, só sei quem são duas das senhoras que posaram para o retrato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar ajudar. A primeira a contar da direita é uma funcionário do turismo municipal. A segunda, também a contar da direita, é a chefe da divisão de turismo e cultura, Ana Soares de seu nome. A terceira é a nossa querida presidente, a quarta é a Vereadora do Turismo e cultura, Filipa Fernandes, também conhecida por Filipinha, ou FF. A outra não sei quem é.
      Consta que pertencem todas àquele fórum mundial de mulheres que se reuniu aqui há tempos na Índia e onde esteve a vereadora Filipa. Consta também que a mordoma não foi integrada na caravana a Madrid e à FITUR porque (ainda?) não faz parte da irmandade.

      Eliminar
  2. Gente com cabeças cheias de ideias e de projetos. Continuamos a aguardar o seu anuncio, e os empregos criados.

    ResponderEliminar
  3. Comunica o nosso homem em Madrid que a delegação tomarense à FITUR integrava sete pessoas, sete: Presidente, vereadora, Chefe de divisão do Turismo, duas funcionárias municipais do turismo, o funcionário Nuno Garcia Lopes, (que é suposto trabalhar na área da comunicação, uma vez que anda sempre a fotografar) e a jornalista da Rádio Cidade de Tomar Elsa Lourenço.
    Terras ricas é outra coisa! Há cidades portuguesas Património da humanidade, que mandaram duas pessoas. E outras que nem se fizeram representar, porque o dinheiro está caro e nem sempre há que chegue.

    ResponderEliminar
  4. Se foi o responsável da comunicação da Câmara, porque motivo dar ainda guarida a 1 jornalista da cidade de tomar.
    Porque não doutro orgao de comunicação social?

    ResponderEliminar
  5. Deixem lá qu estes pobres de espirito se não viajarem à custa da autarquia nunca saiem de cá, da linhaceira...é um bom investimento que o povo faz para ver se ganham um pouquito de mundo se bem que Madrid não alrga muito os horizontes...mas é melhor que nada, coitados.

    ResponderEliminar
  6. Quero ver resultados agora na próxima noticia qual a percentagem de divulgação para a festa e como tal o valor da despesa gasto eu como contribuinte Tomarense exijo saber quem pagou tal despesa???
    E onde foi aprovada tal despesa em reunião de câmara o se foi da conta dos Tabuleiros e com ordem de quem???

    Era importante esclarecer este ponto já que ninguém pergunta é que realmente arranjar a biblioteca será mais prioritário para não encharcar o espólio.

    Aguardo noticias claro se alguém de direito se quiser pronunciar o que não acredito.

    ResponderEliminar