sábado, 26 de janeiro de 2019

Há quem passe a noite à porta da junta para levar Tabuleiro


À semelhança do que aconteceu há quatro anos, foi uma euforia na manhã deste sábado, dia 26, à porta dos dois edifícios da junta urbana de Tomar para quem pretendia candidatar-se a levar tabuleiro na festa de julho próximo.

Quer nas instalações da junta na rua Major Ferreira do Amaral, perto da alameda Um de Março, quer na rua Alexandre Herculano, atrás dos Correios, as filas começaram a formar-se ainda era de noite.
Era meia noite e meia quando chegou a primeira pessoa à porta das instalações principais da junta. Alguns trouxeram mantas e cobertores e passaram a noite ao relento para garantir um lugar no cortejo dos Tabuleiros.
Os primeiros a chegar organizaram-se e começaram a registar os nomes por ordem de chegada. Às 7 horas já havia 112 nomes registados no edifício da rua Major Ferreira do Amaral onde o processo foi pacífico. Mas tal não aconteceu na sede da rua Alexandre Herculano onde houve protestos (ver vídeo). Um homem que chegou às 5 da manhã começou a registar os nomes de quem ia chegando mas a junta não aceitou aquela ordem e gerou-se a confusão.
Da parte da manhã, até às 12.30 horas, devem inscrever-se quem tem idade entre os 18 e os 35 anos. Quem estiver na faixa etária dos 35 aos 65 anos deve inscrever-se da parte da tarde, das 14 às 17.30 horas. Neste critério, a idade que conta é a da mulher, faz notar a junta no aviso.
Um dos elementos do par tem que estar recenseado nesta Freguesia e a inscrição tem obrigatoriamente de ser entregue por um dos elementos do par.
Este ano, a junta definiu quotas para as inscrições de acordo com a faixa etária: 70% para a faixa etária 18 aos 35 anos, 20% faixa etária 36 aos 50 anos e 10% faixa etária 51 aos 65 anos.
Estão previstos cerca de 300 tabuleiros em representação da junta de freguesia urbana.

4 comentários:

  1. A lista foi respeitada na faixa etária dos 18 aos 35 anos da parte da manhã, conforme o que estava descrito no edital publicado. Não existiram protesto apenas pessoas que se queriam inscrever fora da sua faixa etária. Por isso parece-me que alguém do Tomar na rede, ou amigos, queria era passar à frente das pessoas que já cá estavam.

    ResponderEliminar
  2. Não existiram rigorosamente protestos nenhuns. Quem se quis inscrever na faixa etária na hora correspondente e inclusivé o próprio elemento que filmou estas imagens atrás dos populares ali presentes, sabe que se tratou apenas de uma mal entendido resolvido em poucos minutos, relativo às horas estabelecidas consoante as idades, pois embora tenha sido previamente informado, existiam pessoas que desconheciam tais horários e marcavam lugar desde as 6h, quando bastava estarem presentes às 14h. Também ao contrário do que consta neste texto, a junta de freguesia aceitou de bom grado a organização feita anteriormente e desde cedo pelos populares, ocorrendo posteriormente as inscrições de forma rápida e eficiente. É impressionante a facilidade de deturpar acontecimentos e fazer deles notícias erróneas.

    ResponderEliminar
  3. Não batam no Jose Gaio
    Se não fosse o Tomarnarede, nasa saia ca para fora desta gestão de ATL da Câmara e da Freguesia

    ResponderEliminar
  4. Tendo pessoas estado à espera desde das 0h30 da manhã para marcar presença para a inscrição das 14h..... essas pessoas estavam conscientes da demora..... mesmo eu que estive 9h à espera..... de bom agrado estive..... apesar do frio que passamos..... mas no final correu bem..... mesmo aqueles que ficaram para suplentes aguardaram horas..... tudo pelo bem da festa..... não houve confusão..... todos foram pacíficos..... alguns esperaram quase 13h (antiga Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais)

    ResponderEliminar