sábado, 31 de janeiro de 2015

Corrida às inscrições para levar tabuleiro na festa

Foto publicada no facebook por José Jorge

Foi uma euforia esta madrugada de sábado, dia 31, com as inscrições para os participantes no cortejo da Festa dos Tabuleiros em representação da freguesia de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais (Tomar).
Segundo relato de uma participante eram 4.35 horas quando chegou a primeira mulher para se inscrever. Às 6 da manhã já eram 30 na fila à porta da sede de Santa Maria dos Olivais.
Entretanto foi colocado um papel na porta onde as mulheres iam escrevendo os nomes conforme iam chegando. Às 7.15 horas já havia 65 pré-inscrições e quando faltavam 10 minutos para as portas abrirem (9 horas) esse número já ía em 127.
Durante o dia de hoje, até às 13 horas, os dois edifícios da junta urbana estão abertos para que os interessados em levar tabuleiro ou ser aguadeiro se possam inscrever.
São condições ter mais de 18 anos, um dos membros do par estar recenseado na freguesia e a identificação completa, contactos telefónicos e de email.
A junta chama a atenção que a inscrição só é válida se for efetuada por um membro do par, não podendo inscrever outros pares.
Na festa de 2011, a junta de Santa Maria dos Olivais levou 204 tabuleiros e a de São João Baptista 110, isto num total de 708 tabuleiros das 16 freguesias existentes na altura.
A festa dos Tabuleiros realiza-se de 4 a 13 de julho sendo o cortejo principal no dia 12.

3 comentários:

  1. Ora aqui estão 2 bons dias para sair desta terra para bem longe: 12 e 13 de julho de 2015....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo!! E até já publiquei sobre isso é fui criticada!!!! Mas enfim

      Eliminar
  2. Lamento dizer isto, mas a verdade é: uma festa que tem restrições de inscrições, mas que a única forma de acesso à sua participação é a ordem de inscrição, para mim e para muitos está esgotada, ou pelo menos o modelo de participação esgotou-se. Efetivamente, hoje ficou claro( que quem irá participar nesta festa são mais dos mesmos, pois só esses sabiam que quase tinham de lá dormir. Pergunto, quem hoje tinha de ir trabalhar como poderá aceder a uma incrição? Nas freguesias em que será durante a semana, quem trabalha criaram vagas para esses que não podem fazer durante a semana, que afinal é de trabalho? Julgo que chegou a hora de se criar um registo de quem já participou e dar a prioridade a quem nunca participou e pretende participar. A festa de Coimbra que tem raizes e proximidade com a de Tomar já faz isso, e isso sim é uma verdadeira festa popular, caso contrário passou a ser a festa de alguns. Tenho dito e a vossa noticia fala por si.

    ResponderEliminar