terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Torres Novas: dois espetáculos no mesmo dia e à mesma hora para homenagear Zeca Afonso

A 28 de dezembro de 1968 Zeca Afonso, Francisco Fanhais, entre outros músicos, atuaram nas grutas de Lapas em Torres Novas, num concerto organizado por Manuel Tiago (padre Tiago).

50 anos depois, o grupo La Fontinha vai organizar o espetáculo “Cantigas ao Zeca” para reviver esse momento que ficou na memória dos torrejanos. Será no dia 28 de dezembro, pelas 21.30 horas, no Estúdio Alfa do Hotel dos Cavaleiros.
Além do grupo promotor, atua Francisco Fanhais, autor do célebre hino "Vemos ouvimos e lemos", e presidente da Associação José Afonso. Vai estar presente Manuel Tiago (padre Tiago), que organizou o célebre concerto de 1968
As entradas são livres.

Entretanto, para o mesmo dia e à mesma hora, a câmara de Torres Novas anuncia outro concerto evocativo dos 50 anos da presença de Zeca Afonso nas Grutas de Lapas. Atuam Teresa Tapadas (voz), João Durão (guitarra), Ana Rodrigues (violoncelo) e Vítor Ferreira (piano).
O concerto-homenagem tem entrada livre, mas é necessário levantar convite na bilheteira do Teatro Virgínia num máximo de dois convites por pessoa. A lotação está limitada a 75 lugares.
A câmara lembra que “O músico, cantor e compositor Zeca Afonso deu um concerto nas Grutas de Lapas a 28 de dezembro de 1968, em plena ditadura, e no ano em que, por razões políticas, é expulso do ensino e se dedica em exclusivo à música. Relatos dessa passagem por Torres Novas contam que as numerosas cadeiras não chegaram para as pessoas presentes e que muitos se sentaram no chão para assistir ao concerto, que viria a terminar com muitas palmas e que o jornal O Almonda, na altura, classificou de “maravilhoso espetáculo””.

Sem comentários:

Enviar um comentário