quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Projeto da estrada da Serra prevê parque infantil no sítio do skate park

O projeto da estrada da Serra, entre a praceta Raul Lopes e a rotunda do politécnico, vai ser apresentado publicamente na quinta feira, dia 14, pelas 18 horas, na câmara de Tomar.

Do pouco que se conhece já são muitas as críticas ao projeto, pomposamente chamado "Tomar Ciclável". Uma das alterações que está a ser alvo de contestação nas redes sociais por parte de jovens é o fim do skate park, na Nabância. No seu lugar vai ser criado um parque infantil.
Outro aspeto alvo de críticas é o estreitamento do troço entre a rotunda do McDonald’s e a rotunda do IPT que passa a ter apenas uma via para cada lado. O acesso ao hipermercado Continente e às bombas de gasolina poderá criar dificuldades no escoamento do trânsito.
Menos espaço para automóveis, mas mais espaço para bicicletas. É que o projeto prevê ciclovias em ambos os lados e passeios mais largos, numa lógica de se privilegiar mais o peão e menos o automóvel.
A obra tem um preço base de 1 milhão e 665 mil euros.

A apresentação do projeto é aberta ao público e é uma oportunidade para os cidadãos de Tomar dizerem de sua justiça.


19 comentários:

  1. Skate park???? Vai ser giro vai. Pelo menos a psp vai ter trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Esta obra é uma anunciada desgraça. O espelho deste executivo. O troço entre a rotunda do continente e a rotunda dos construtores está perfeito. Como tal, lá vêm os inúteis avençados dos impostos dos contribuintes arruinar a vida dos locais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol não diga deparastes a obra e precisa a estrada esta toda cheia de buracos e a ciclo via e precisa a poucas em tomar em Lisboa a muito mais ciclovias o pela foto do projecto e ate a bonito

      Eliminar
    2. vá lá, a obra socialista pelo menos agrada ao respectivo eleitorado típico ;)

      Eliminar
  3. É no que dá elegerem adultos com cabeças de cachopos par lugares de responsabilidade. Logo que podem transformam tudo em brinquedos e/ou locais de brincadeira.
    No caso, transformam um troço da única avenida de acesso à cidade, (os outros três são estradas como já não se usa), numa pista de trotinetes, skates e bicicletas.
    Isto está bonito está! Não procurem correr com eles quanto antes, e depois queixem-se, que há-de valer de muito.

    ResponderEliminar
  4. O Paiva e respectivos lambe-botas, há uns anos destruíram o estádio que tínhamos. Não vou falar de mais barbaridades, mas fizeram outas parecidas.
    Entristece-me que se repitam coisas com o mesmo conceito: agora é o skate a desaparecer, porque alguém não deve gostar, e como não gosta mais ninguém tem o direito.

    Será tão difícil encontrar outro local para construir outro parque infantil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, destruir o skate park, que vai tendo alguns utilizadores, para construir outro equipamento infantil é demagogia. Há ali muito espaço para um poder existir sem o outro ser destruído.

      Eliminar
  5. sergio13 de Fevereiro de 2019 às 14:44
    Vai-me desculpar mas disparate está o sr a dizer. Tem alguma justificação gastar quase 2 milhões de euros para se construir 1 ciclovia de cada lado da estrada!? A circulação de bicicletas em Tomar é extremamente reduzida, isto é dar dinheiro a ganhar à construtoras apenas, com a agravante que o transito automóvel vai ficar muito pior.
    O mesmo se aplica à intenção do município construir 2 ciclovias na avenida Nuno alvares. Uma completa irracionalidade.

    ResponderEliminar
  6. Nao é dos dois lados pelo que esta na foto acha que é barato

    ResponderEliminar
  7. É verdadeiramente notável, num concelho com cerca de 40000 habitantes, ser presentemente a inabilitada e incompetente amostra padrão de apenas 4000 que manda e desmanda nos interesses de todos, asneirando sem responsabilização de qualquer natureza a cada dia que passa, com consequências funestas para o presente e infames para o futuro.
    E assim perguntar-se como é possível serem 4000 de 40000 a autorizarem a sua amostra padrão, os seus apaniguados políticos, a:
    Desbaratarem as finanças do Município, fomentarem o laissez-faire laissez-passer pelos serviços municipais, não cuidarem do bem-estar público, das ruas, dos passeios, dos jardins, , das estradas do concelho, das escolas, da limpeza, da iluminação, da Roda do Mouchão e da Estalagem de Santa Iria, da sanidade da cidade onde não há casas de banho públicas, construírem acampamento de tugúrios pré-fabricadas de betão às portas da cidade, junto da Sede e Quartel da prestigiosa Instituição de Segurança, GNR, para amontoar etnias que subalterniza não lhe construindo casas dignas de pessoas, não cuidarem de uma Biblioteca que mete água por todos os lados, não fazerem projectos condignos com a terra em que vivem e vão mandar estragar a Várzea Grande, a Avenida Nuno Álvares Pereira, a Praça Raúl Lopes e agora esta monstruosidade técnica chamada Projecto dos acessos ao Politécnico coisa sem jeito e própria de uma cidade terceiro-mundista sem carros e com carroças, delapidarem os serviços de água, de esgoto e de lixo com a compra de um parecer a servidores do capital para justificar a alienação desses serviços primários a terceiros e entrega a privados, fabricarem uma ecovia para a Pedreira que mais parece um caminhos de cabras, desleixadamente deixarem agonizar o Rio Nabão e suas margens, não se relacionarem com as forças vivas da terra e afrontá-las por ignorância, fazerem de conta que fazem e nada fazerem!
    E perante este estado de coisas perguntar-se, onde andam e o que fazem os outros 36000?
    Por nenhures, fazendo nada. Alheios e avaros para os destinos do concelho, dos seus filhos, dos seus netos.
    Rica terra, pobre gente.


    ResponderEliminar
  8. Só tenho a dizer rua com eles amanha na camara merece haver um protesto veemente e forte a câmara está a abusar da nossa paciência…

    1 estrada da Serra está optima.
    2 O Skate park está ótimo.
    3 No relva a seguir ao skate park há espaço para fazer o dito parque infantil.
    4 A ciclovia só tem possibilidade de ser feita em alguns locais pois noutros não há espaço e como tal as vias com a dimensão que teem não faz sentido algum serem encurtadas.
    5 o Que faz sentido isso sim é ser tudo repavimentado desde a Praceta Dr Raul Lopes e a Rotunda do Mc Donalds.

    Para alguns ressabiados da cor partidária atual que aqui vem defender a corte só tenho a dizer este projeto tal como está a tomar forma é um a vergonha.

    Vergonha é tudo feito a revelia do dinheiro dos fundos europeus.

    Com o PDM das Avessadas será que não podem criar uma cidade nova com essas tais infraestruturas quer dizer deixem-me rir podiam só que agora não podem pois os construtores nada querem com Tomar e fugiram todos de cá para fora e agora o executivo anda a inventar obras e obrinhas e não passamos disto mas que triste sina uns arranjam e a seguir outros destroem o que aos anteriores fizeram é de loucos.

    É por isto que se está como se está em Tomar. ATÉ PARECE COISA DE CACHOPOS

    ResponderEliminar
  9. Que lindo os moradores vão deixar de ter lugares em espinha pra ser meia dúzia de lugares laterais com a estrada assim com os bons condutores que nem sabem estacionar vai ser lindo só pancada nos carros e pior de 100 lugares de estacionamento ou mais agora existentes passa a pouco mais de 30 ou 40.

    Tá tudo conformado não ponham a câmara no lugar e não tomem medidas que a coisa vai ficar mesmo fresca tá ali um estacionamento e peras ao menos que ficasse em espinha assim ainda se consegui ter ao menos ai 75 lugares.

    ResponderEliminar
  10. Cada cavadela, cada minhoca! Seja qual for a decisão ou obra, a maioria PS leva pancada da grossa. E em vez de procurar saber porquê, atiram-se aos críticos como os gatos ao bofe. Quem sofre é a comunidade tomarense e os que (ainda) gostam desta terra.
    Tudo porque, à imagem de Maduro, Ortega ou Erdogan, em vez de procurarem o diálogo, o debate franco e sereno; em vez de terem calma e coragem para ouvir quem discorda e dar o braço a torcer quando necessário, pois não senhor! A presidenta e seus acólitos preferem a maneira forte, malcriada. À bruta, como os extremistas citados e outros.
    Os resultados aí estão. À vista de todos os que tenham coragem para não virar a cara ao lado, não fechar os olhos, nem tapar os ouvidos.
    E vamos de mal a pior, infelizmente!

    ResponderEliminar
  11. A ver vamos quantos seremos hoje. Todos aos Paços do Concelho cortar neste projecto e abrir os olhos desta gente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá os tempos tenham mudado e os ventos que sopram sejam outros. Temo contudo que apareçam só duas ou três almas mais sensíveis. Se aparecerem!
      Coragem e persistência é o que se deseja.

      Eliminar
  12. Respondendo a algumas interrogações legítimas, a OVELHA RANHOSA DO COSTUME informa que lamenta não poder estar presente hoje à noite, por razões físicas, mas apoia de alma e coração tudo o que sejam ações pacíficas e ordeiras de cidadania para contestar um poder local pouco conveniente para a cidade e para o concelho.
    Força conterrâneos! Que nunca vos falte o ânimo!

    ResponderEliminar
  13. Acho uma estupidez irem mexer numa estrada que está boa. Deviam era mexer na n 110 a saida de tomar. Essa sim esta uma miseria. Ja para nao falar no flecheiro e em frente a mazda. Como entrada principal da cidade podia estar mais bem arranjada

    ResponderEliminar
  14. Uma pequena pergunta retórica: foram consultados, ouvidos, auscultados os residentes do bairro da nabância em relação à questão do skate park, estacionamento, ciclovia e espaços verdes? Já que serão eles, no ãmbito deste «projecto», que irão sofrer mais com as obras...

    ResponderEliminar