quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Estrada da Serra passa a ter apenas uma via para cada lado

O projeto da estrada da Serra aprovado a semana passada pela câmara de Tomar prevê que o troço entre a rotunda do McDonald’s e a rotunda do IPT passe a ter apenas uma via para cada lado. Ou seja neste troço a estrada vai ser estreitada sendo criadas ciclovias em ambos os lados e passeios mais largos, numa lógica de se privilegiar mais o peão e menos o automóvel.


No projeto está prevista a substituição de toda a iluminação pública desde a rotunda do colégio (praceta Raul Lopes) até à rotunda do IPT e no local onde funciona o skate park vai nascer um parque infantil.
O passo seguinte é o lançamento do concurso para a empreitada com um preço base de 1 milhão e 665 mil euros, abrangendo a av. Coronel Garcês Teixeira e a av. Aurélio Ribeiro, até ao Politécnico.
A intervenção na praceta Raul Lopes, ainda sem projeto aprovado, será objeto de outro concurso.
Até agora a câmara não colocou estes projetos em discussão pública, nem sequer foram apresentados publicamente.
A vermelho assinalado o troço que vai passar a ter apenas uma via para cada lado

23 comentários:

  1. Ciclovias de um lado e do outro?
    E se pensassem em fazer um passeio a unir Carvalhos de Figueiredo a Tomar?

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  2. Diferentes critérios de governança - Paiva mandou alargar a estrada há mais de uma década, este que estão lá agora mandam estreita-la. Enfim

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    1. Na altura foi referido que se havia ciclovia que se justificasse era entre o politécnico e a cidade. Mas o presidente da Trofa queria era vias rápidas de 4 faixas com ... lombas

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  3. Vão ser engarrafamentos sem fim. Aumento da concentração das emissões de gases de escape. Para quê? Alguém fez algum estudo sobre o número de bicicletas que ali vão circular? Onde estão os ambientalistas desta cidade?

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  4. Por acaso foi o Paiva que a estreitou quando licenciou uma vivenda nova em cima da rotunda do MCdonalds.

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  5. Bom dia
    Sinceramente será que não a outras prioridades? Gasta-se mais de um 1 1/2 milhao de euros numa estrada que se encontra em boas condições quando exitem centenas de kms de estradas em toda a freguesia a necessitar de obras urgentes! Nem sei como qualificar quem toma estas decisões!

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    1. São as tais obras ornamentais, só para enfeitar.
      Duas ciclovias na mesma estrada, é de ricos com pouca cabeça. Sobretudo numa localidade onde as bicicletas não abundam.

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  6. está entregue a rapazolas, é entrega-los ao tribunal e terem que pagarem por isto e outras.

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  7. Tomar é uma terrinha pequenina mas com muitos problemas.
    Um deles é o dos tomarenses que decidem coisas.
    Todo o “debate” público relacionado com a coisa pública está marcado pela intervenção de “inteligentes” e “iluminados”.
    Saem-se sempre com ideias arrojadas, a puxar ao inivador. Normalmente procuranco acompanhar o politicamente correcto que venha de fora, desde que case com os interessezinhos instalados que estão de dentro.
    É assim e assim há-de continuar a ser. Não se vislumbra modo de a coisa mudar.
    Duvidam? Vejam lá:
    Ali para os lados a “Agriloja” está devidamente construída uma rotunda que não dá para lado nenhum. Estávamos no tempo das rotundas e Tomar não queria ficar para trás!.
    Fizeram-se parques de estacionamento caríssimos que praticamente só são usados por quem está isento de pagamento por trabalhar nos serviços públicos das redondezas.
    Poderiamos continuar por aqui fora com a história do estacionamento pago por todo o lado, com a compra de património velho a que nunca se há-de dar rentabilidade (levada), a destruição do parque de campismo, etc. etc. etc.
    Mas esta agora das ciclovias naquele pedacito de estrada é mesmo uma pérola!
    Não há antes, nem há depois. Mas ali tem de ser a dobrar: uma de cada lado! Os carros estrangulam… mas é só um bocadinho. Depois já podem ir a par.
    Em vez de andarem a brincar aos projectos e às cidadezinhas, alguém se lembrou de procurar saber o que é que os tomarenses (ou os que usam a cidade) realmente querem e precisam?
    É que, ao fim e ao cabo, serão sempre eles que acabarão por pagar a porcaria da obra!

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    1. Sao duas pista porque um e para baixo e outra e para cima e sim a quem vai para o politécnico assim pode ir de btt em vez de carro e gastar menos e poluir menos assim podes andar melhor de btt

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    2. Graças a Deus que você existe e teve a bondade de nos esclarecer. É que antes, por mim falo, não se tinha percebido que uma pista era para vir para baixo e outra era para ir para cima. Imaginem! Uma coisa assim tão difícil, quem é que ia lá chegar sem o seu esclarecimento luminoso e oportuno.
      Ainda assim, se me permite, ouso uma pequena questão: Numa cidade com tão poucas biciletas, seria exagerado que circulassem todas pela mesma pista? Para baixo e para cima, já se vê.

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  8. Não moro em Carvalhos de Figueiredo, mas passo lá amiúde.
    Como é que é possível que aquela povoação, cuja freguesia é a mesma da urbe de Tomar, tenha os passeios para peões naquele estado?
    Anabela, Hugo e Vergílio: vocês e mais alguns são meus amigos pessoais. Mas enquanto andarem com brincadeiras de ciclovias sem necessidade e não resolverem aquele problema, vocês, pessoalmente também, METEM NOJO!

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  9. Eu só tou para ver quando vierem as ambulâncias e os bombeiros com urgência por onde eles passam!!??
    Siseramente falta 3 dedos de testa a muita gente!!!! Acordem para a vida!!!��������️��️��️������

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    1. As ambulâncias passam pela faixa rodoviária como acontece em toda a cidade. Problema é o coitado do doente sofrer com os saltos provocados pelas lombas Paivianas. Se em algum sítio faz sentido haver ciclovia é para o Politécnico, não na Nuno Álvares ou na Estrada do Prado.

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  10. CUM CARAÇAS! TANTO BURRO NA CAMARA

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  11. Parem de estragar o pouco de bom que a cidade tem.
    Será pedir muito que os nossos ilumina dos governantes gastem o nosso dinheiro onde é de facto preciso?
    Ratos cegos toupeiras.

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  12. Uma cidade tão pequena com tantos problemas de trânsito durante cinco minutos de hora de ponta.Gostava de ver um passeio pedonal junto ao rio pela fábrica da fiação com ponte suspensa no açude de pedra com continuação até ao prado.Mas os passeios em Carvalhos Figueiredo serão necessários primeiro.

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  13. Falta de visao e de respeito pelos cidadãos.

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  14. É no que dá a falta de jardins de infância. Acabam por colocar cachopos nas autarquias e depois ainda se queixam que são cachopices a mais.

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  15. Pressão para que as entradas por Valdonas, Leiria e Carvalhos de Figueiredo sejam requalificadas, não preocupam este município? Que vergonha.

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