terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Ecovia do Prado quase concluída mas… (c/ fotos)

A chamada Ecovia Arrascada – Prado, na estrada que liga Tomar ao Prado, paralela ao rio Nabão, está em fase final de construção.

No entanto, constata-se no local que há zonas perigosas, nomeadamente numa curva em que a ecovia passa junto a um precipício na margem do rio. Não existe qualquer proteção e o risco de queda é iminente até porque o terreno não está consolidado.
Outra falha que custa a entender é que há um curto troço, já no limite da antiga freguesia da Pedreira com a freguesia urbana, que não foi abrangido pela ecovia, faltando alguns metros para ligar a obra aos passeios da Arrascada (última foto).
Aguarda-se também que seja aplicada sinalização horizontal para proteção e segurança dos caminheiros e ciclistas.
Com uma extensão de 3.630 metros, a obra resulta de uma proposta da União de Freguesias Além da Ribeira / Pedreira ao primeiro orçamento participativo, promovido pela câmara de Tomar em 2014.
Tem um custo de 137.404.65 euros + IVA e um prazo de execução de seis meses. O projeto é da equipa Pompílio Souto, arquitetos, Lda.











Veja como estava a obra em agosto de 2018, aqui

11 comentários:

  1. Obra inútil.Ecovia Rasca!

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  2. Se não houver uma separação física (rail ou outro tipo de separação), esta ecovia não será mais que uma berma!!! Não vai ser a marcação horizontal que irá proteger os seus utilizadores.

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    1. Tem razão, precisa de "rail ou outro tipo de separação". Não vale a pena olhar para o lado. É indispensável! Já lá devia estar.

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  3. Melhor seria terem colocado iluminação.

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  4. Que vergonha de obra demorou mas agora está no caminho perfeito sem separador da via normal para a via de ciclismo e sem desnível é meio caminho andado para haver um desastre por exemplo com crianças.
    E junto ao rio está ótimo é só escorregar para a agua e assim está tudo quase pronto diz a noticia bem estou para ver como vai ficar especialmente onde a via muda de lado da estrada sem qualquer semáforo pois teria de ter um sensor de aproximação de bicicletas que ao aproximarem-se da passagem fazia o acionamento do sinal vermelho para os carros pararem.

    Só vim ver como vai ficar a via e as asneiras ficam para se repararem depois vou apreciar um dia destes como vai a obra quer dizer vamos a ver se não dou um trambolhão para o rio é que a margem tem 10mt de altura sem proteção alguma.

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  5. E digo mais ao longo da estrada deve ter um SEPARADOR EM CIMENTO tal como existe no corredor ciclável do Monsanto em Lisboa.

    Vou apreciar a saloiada que se vai inaugurar um dia destes.

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  6. Vai uma aposta que até ao final do mandato esta engenhoca vai ficar intransitável por falta de manutenção adequada? É sempre assim. Faz-se a coisa para poder sacar verbas, mas depois como não há ajudas nenhumas para manutenção...

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  7. Final do mandato? Apostamos que passados 3 meses estarão troços intransitáveis com barreiras a cair, madeira a apodrecer, pavimento com buracos...e depois? Vai a presidente perguntar ao empreiteiro o que é que se passou porque os tais vinte engenheiros da casa, vestidos com os seus coletes vistosos não vão saber responder...incompetentes! TODOS!

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  8. O comentário das 00H18 é da Ovelha ranhosa do costume. Como se pode ler, no fim de contas o pobre animal, tão maltratado pelos do poder local e outros engraxadores de serviço, que o acusam de extremista entre outros mimos, é um moderado. Reparem que deu um prazo até final do mandato, ou seja mais de 2 anos e meio, para a ciclovia estar em péssimo estado. Logo a seguir, outro comentário, o das 09H02, foi mais realista. Só dá um prazo de 3 meses.
    Conclusão: A malta da atual maioria e respetivos lacaios, até a classificar os seus críticos são incompetentes.
    Arre chiça que é demais!

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  9. Este executivo nem para bordar serve pois a peça bordada está toda esfrangalhada.
    Tristes

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