terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Criança de dois anos encontrada sozinha na rua

Aconteceu na tarde desta terça feira, dia 26, em Tomar. Uma criança de dois anos conseguiu sair das instalações da ama, junto à escola Gualdim Pais, e deslocou-se sozinha até à estrada da Serra tendo sido encontrada por uma senhora junto à clínica dentária Luís Jesus Neves.

Através da identificação no bibe do menino, foi possível saber quem era a ama, para onde a família o encaminhou.
Pelo que nos relatou um familiar, a ama terá responsabilizado o menino pela fuga, uma vez que foi ele que abriu a porta, argumento que deixou em choque os familiares, já traumatizados com os riscos que o menino correu por exemplo ao atravessar as estradas.
Alertados os pais da criança para o sucedido, estes apresentaram queixa na PSP. O processo segue para o Ministério Público.
Não é a primeira que casos destes acontecem em Tomar. Há uns anos, uma criança conseguiu sair do jardim de infância do Centro de Assistência Social de Tomar, junto à Várzea Grande, e sozinho foi ter à sua casa ali perto.

10 comentários:

  1. As autoridades que atuem para esta tamanha irresponsabilidade, a ama devia de ser de imediato suspensa.

    ResponderEliminar
  2. Seria importante identificarem essa senhora, será mesmo uma Amã?
    Existem todos os dias Amas e profissionais a trabalharem com toda a responsibilidade e a dar muito carinho todos os dias as crianças tão pequeninas, para agora esta notícia vir por em causa as Amas. Façam bem o vosso papel jornalístico Tomrnarede

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. Sou Educadora de infância e coordenadora de uma das respostas sociais de Creche Familiar/ Amas da cidade de Tomar. Parece-me que a notícia que colocaram acerca da criança que foi encontrada sozinha na rua, tendo saído de casa de uma Ama, me parece um pouco injusta para instituições que trabalham com Amas, essas sim legalizadas, e que não têm culpa do mau trabalho que outras senhoras possam fazer, ou mesmo outras creches que não têm alvará para trabalhar.

    ResponderEliminar
  4. Curioso é que a criança parece para estes comentários ser a culpada e todos estão focados na palavra AMA desprezando o risco que a mesma correu

    ResponderEliminar
  5. Pode acontecer aos pais.... as crianças são muito rápidas.... felizmente correu tudo bem!

    ResponderEliminar
  6. Na melhor tradição dos tempos modernos dos face-books e da crucificação na via pública, já se condenou quem estava a cuidar da criança. Nem é preciso analisar outros factos nem condições. Entretanto aparecem logo os "bons profissionais" a reclamarem da concorrência. O regresso da Inquisição, ainda que sem fogueiras no pelourinho.

    ResponderEliminar
  7. Será importante que fique bem esclarecido de onde foi que saiu essa criança. Não foi de casa de nenhuma ama mas sim de uma creche que está a trabalhar ilegal. Não será justo para as amas que trabalham com profissionalismo .

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que o menino não se aleijou. A ama culpar o menino não está certo pois ela devia de trancar a porta pois eles são traquinas. Pode acontecer a qualquer um que trabalhe com crianças. Agora estás senhoras que vêm aqui dizer que se for profissional isso não acontece e que a notícia não esta bem. Não li que eram todas as amas profissionais e não profissionais que foram irresponsáveis. Mas o barrete coube em todas.

    ResponderEliminar
  9. Quem tem filhos sabe bem que as crianças cegam e é uma questão de segundos para fugirem se para aí estiverem viradas!! Não crucifiquem as pessoas sem saber em que circunstancias a criança fugiu! Pode acontecer a qualquer um de nós!!

    ResponderEliminar