domingo, 9 de dezembro de 2018

Quatro casos de sarna no hospital de Tomar

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) confirmou este domingo, 9 de dezembro, a existência de quatro casos de sarna na unidade hospitalar de Tomar, assegurando que não existe qualquer surto desta doença.

A confirmação surgiu na sequência de um pedido de esclarecimento sobre uma denúncia enviada à agência Lusa, segundo a qual “vários profissionais” do serviço de medicina 4 da unidade de Tomar do CHMT foram afetados por escabiose, vulgarmente conhecida como sarna, referindo a existência de um surto desta doença.
Na nota enviada à Lusa, o Conselho de Administração do CHMT afirma que “foram identificados nas últimas semanas quatro casos de doença confirmada (um enfermeiro e três assistentes operacionais, sendo que uma estava e permanece de férias)”, estando todos “a fazer tratamento”.
Segundo a nota, “estão garantidas todas as condições de segurança quer para os profissionais quer para os doentes do CHMT, EPE”.
A denúncia enviada à Lusa referia que a doença afetou uns profissionais de forma mais grave que outros, tendo aqueles recorrido a médicos privados e ficado em casa, ao contrário dos que apresentaram sintomatologia mais ligeira, que continuaram a trabalhar.
A denúncia afirmava que alguns familiares desses trabalhadores, nomeadamente crianças, foram infetados, tendo frequentado “a escola e outros locais públicos, tal como os profissionais”.
“É uma situação de risco para a saúde pública e até ao momento não houve qualquer contacto com o delegado de saúde pública no sentido de alguma coisa ser feita”, afirmava, lamentando a ausência de intervenção do conselho de administração.
No seu comunicado, o CHMT afirma que foram desenvolvidos todos “os procedimentos necessários para fazer face à situação dos quatro funcionários referidos, de modo célere, tendo havido um acompanhamento quer por parte da Comissão de Controlo de Infeção - PPCIRA, quer por parte da Saúde Ocupacional, e ainda por parte da Higiene e Segurança no Trabalho estando a situação controlada”.
“O CHMT, EPE reforça não existir qualquer surto nas suas Unidades Hospitalares e garante que se mantém, como sempre, atento e vigilante a todas as situações que exigem intervenção rápida dos serviços técnicos competentes e por forma a garantir toda a segurança aos seus profissionais e doentes”.

Reportagem da CMTV (c/ vídeo)
Centro Hospitalar do Médio Tejo confirma quatro casos de sarna em Tomar

Reportagem da TVI
Sarna no hospital de Tomar foi contágio e não surto

3 comentários:

  1. E uma vergonha deixarem chegar onde chegou este tipo de doença. Estive aí de férias a minha filha apanhou essa doença através de outro pessoa que habita ai
    Contagiou praticamente a família inteira andamos em tratamentos há mais de um mês e até à data não vejo o problema resolvido quero que ajudem a divulgar está informação para os delegados de saúde venham com os seus próprios olhos que tipo de serviço de saúde temos em Portugal

    ResponderEliminar
  2. Arranjaram sarna para se coçar

    ResponderEliminar
  3. 1-Pela descrição dos factos o que parece é que responsáveis máximos (Administração e Delegado de saúde) tentaram esconder o caso. Entretanto a propagação ocorreu.
    2-Também é azar tomarense. Se a decadência de Tomar resulta da incompetência, preguiça e falta de visão dos seus autarcas nos últimos 40 anos, neste caso não têm culpa.

    ResponderEliminar