terça-feira, 13 de novembro de 2018

Politécnico recebe Encontro de Tipografia

O Encontro de Tipografia tem sido o ponto de encontro, em Portugal, de todos os que consideram a tipografia como fundamental. Ele ocorre, de ano para ano, em diferentes instituições de ensino superior portuguesas.

O 9.º Encontro de Tipografia (9ET) vai ser no Instituto Politécnico de Tomar e é organizado em conjunto pela Licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas e pelo Mestrado em Design Editorial. Ocorre nos dias 16 e 17 de novembro, contando ainda com o dia 15 para a realização de workshops.
Tem como oradores principais: Seb Lester, Veronika Burian (TypeTogether), Miguel Sousa (Adobe Fonts), R2 Design, Sérgio Alves (Atelier d’Alves) e Vera Tavares (Ed. Tinta da China).
O tema do 9ET é “thinking about tomorrow”. Partilha-se a atitude comum a todos os que trabalham direta ou indiretamente com a tipografia – designers, investigadores, professores e alunos – que é trabalhar sempre a pensar no amanhã.

Documentário “No Momento”
No âmbito do 9ET, haverá também a projeção, no Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, às 21:30h do dia 15 de novembro, do documentário  "No Momento – Vítor da Silva e Design de Imprensa" de Rui Martins, que foi premiado no Avanca Film Festival 2018. Mostra uma experiência única no design de jornais em Portugal. Conta com entrevistas a Vitor da Silva, Fernando Coelho e Luis Ribeiro que nos recordam e mostram muitos dos títulos desenhados por eles e que fazem a história da imprensa em Portugal (Diário de Lisboa, Expresso, Diário de Notícias, Semanário, Comércio do Porto, entre outros). A entrada é livre.

Exposição “Tipografia, Identidade, Teatralidade”
Ainda no âmbito do 9ET, no dia 16 de novembro, às 18:30h, na Galeria IPT, inaugura a exposição “Tipografia, Identidade, Teatralidade” de Jorge dos Reis, que tem um percurso tipográfico e expositivo extenso situado algures entre a personalidade de tipógrafo e de artista. Mostra-se aqui o processo completo de desenho de um tipo de letra para uma instituição específica (o Teatro Municipal Joaquim Benite – Companhia Teatral de Almada) desde os primeiros esboços feitos à mão, passando por testes de utilização do tipo até à aplicação final em produtos de comunicação. Uma oportunidade única de nos aproximarmos ao processo de como são criados e desenhados os tipos de letra.


Sem comentários:

Enviar um comentário