sábado, 19 de maio de 2018

Os “pseudo-tomarenses” e as pseudo-embaixadoras

Na última reunião da câmara de Tomar, dia 14, a presidente da câmara e a vereadora do PS criticaram aquilo a que designaram de “pseudo-tomarenses”. Isto porque alguém ousou questionar a polémica deslocação da vereadora à Índia.

Numa das fotos publicadas no facebook, a vereadora Filipa Fernandes (PS) escreve que foi recebida pela “nossa embaixadora, em funções, da Índia”.  Ou seja, a eleita queria dizer que teria sido recebida pela embaixadora, em funções, de Portugal na Índia.
Intrigado com esta informação e sabendo que na Índia o representante de Portugal é um embaixador, um cidadão de Tomar (por sinal, apoiante da candidatura do PS) enviou um email para a embaixada de Portugal na Índia a questionar sobre a tal “embaixadora”.
Na reunião de câmara, Anabela Freitas chamou a este cidadão “pseudo-tomarense”, lamentou o email que, na sua opinião “só coloca mal Tomar”.
“Fica muito mal é pseudo-tomarenses terem enviado um email para a embaixada de Portugal na Índia a insinuarem que a senhora vereadora tinha mentido porque não era uma embaixadora mas sim um embaixador na Índia”, afirmou a edil na reunião. Acrescentou que o embaixador estava doente e foi substituído por uma embaixadora. Estamos perante uma informação falsa, porque quando muito tratar-se-ia de uma representante do embaixador. Na realidade, a tal “embaixadora” não é mais do que a Encarregada de Negócios da Embaixada de Portugal em Nova Deli que, em caso de impossibilidade do embaixador, o representa. Portanto, para que a verdade seja reposta, não existe qualquer embaixadora de Portugal na Índia, ao contrário do que disseram as eleitas socialistas.
“Agora haver um pseudo-tomarense que passa a vida… (não deve ter mais nada que fazer, não é?), escrever para a embaixada da Índia, a pôr em causa aquilo que são as palavras da vereadora, acho que fica mal, não é à câmara, é a Tomar”, acrescentou Anabela Freitas.
O que nós dizemos é que, pelo contrário, qualquer cidadão, seja jornalista ou não, tem o direito a questionar e a escrutinar a atividade do Município. Mais ainda quando a viagem e estadia na Índia foi paga com dinheiros do erário público.
O que o cidadão-jornalista fez foi cumprir a sua obrigação de questionar, averiguar, esclarecer. E esteve bem a embaixada quando, sem qualquer juízo de valor (ao contrário do que fizeram as duas eleitas que se julgam acima de qualquer crítica) , respondeu ao cidadão, como é sua obrigação.
Infelizmente esta câmara lida mal com a transparência (não é por acaso que está nos últimos lugares no ranking da transparência) e com o direito que os cidadãos têm de perguntar e obter respostas.
E por isso, quem ouse criticar ou tentar obter esclarecimentos por parte da câmara, é logo apelidado de “pseudo-tomarense”. Na mesma linha, o vice-presidente é useiro e vezeiro a chamar “idiotas” a quem se atreva a criticar seja o que for na câmara de Tomar. Assim vai a nossa política caseira.
Poderiamos concluir que os "verdadeiros tomarenses” têm de “comer e calar”, não podem fazer perguntas, não podem criticar, têm de seguir cegamente a grande líder a quem prestam vassalagem. E quem não agir assim é “pseudo-tomarense” e “idiota”. Enfim…
Para terminar, não podíamos deixar de manifestar a nossa solidariedade para com António Freitas, António Rebelo e outros (cada vez mais raros) cidadãos que, conscientes dos seus direitos, não se coíbem de questionar, informar e emitir as suas opiniões.
                                                                     José Gaio

7 comentários:

  1. Apoio naturalmente a posição de José Gaio, em defesa da liberdade de informação e da honestidade na gestão dos dinheiros públicos.
    A mensagem da senhora vereadora Filipa no Face foi alterada. O que lá estava originalmente era "a nossa embaixadora na Índia". Só depois é que as circunstâncias a obrigaram a maquilhar a situação real, acrescentando "em funções".
    Quanto a saber se a senhora vereadora foi ao serviço da autarquia para promover Tomar, leia-se a reportagem da mediotejo.net da última reunião da câmara, onde a senhora diz "eu e a Tânia fomos convidadas para irmos aprender como se faz, para depois fazermos em Tomar para o ano" (citado de cor). Já estamos na fase em que a autarquia se prepara para organizar um evento da ALL?

    ResponderEliminar
  2. Os incendiários pseudo-jornaleiros, queriam protagonismo mas na autarquia nunca vão entrar, pelo menos com esta Presidente. Se ainda fossem bons, mas nem isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ordinarice carneiral em todo o seu esplendor, com o devido respeito pelos carneiros, que esses pelo menos não lançam atoardas doidas.
      Quem te pediu a ti, pobre ignorante e lorpa, opinião sobre coisas sérias, que manifestamente estão muito acima das tuas parcas capacidades cabeçais?
      Protagonismo, dizes tu? Com a fama que já tem a actual câmara, Deus me livre de outros males, que desse me livro eu. Já tenho idade para saber ver onde ponho os pés.

      Eliminar
    2. O sr José Gaio tem toda a razão, pois cada macaco no seu galho, pois embaixador é só um. A sra presidente é que pensa que ainda estamos no tempo da "velha senhora" que os muitos analfabetos acreditavam em tudo o que diziam e nao questionavam... E os poucos que ousavam eram tratados abaixo de cão. E quanto a si, esconde se atras do anonimato por ja ter um tacho na camara (é uma vergonha que venha aqui tratar mal os outros cidadãos, quando na realidade são eles que lhe matam a fome todos meses) ... Mas acho que eu e os outrosutilizadores sabemos quem voce é, da última vez que me ofendeu eu propus-lhe dar a conhecer a temperatura da água do nabao, e agora que vem para aqui dizer que os outros não são bons... Eu mantenho a proposta!

      Eliminar
  3. Onde se caiu na cidade de D. Gualdim! Ou melhor, nas mãos de quem desaguou o poder por terras desse Rio Nabão.
    A água é tanta e tão suja, a que corre no rio mais aquela que estas eleitas metem que um dia destes ao passar por aí senti-me envergonhado por ser tomarense e por me dizerem representado por tais personagens (de filme, que seria cómico não fosse trágico!). É que para além do que se diz e do que se ouve, pior muito pior é o que se vê. Uma cidade triste e porca com muitos turistas a vaguearem perdidos ao sabor das festas e fados que a autarquia para orgulho do seu vice presidente que parece não saber fazer mais o moço do que falar em festas, romarias, concertos e festarolas!
    E depois esta pequenez de espirito e de mau estar institucional mais a saloiice bacoca evidenciada por quem se deveria resguardar no recato do silêncio e não evidenciar indícios de menoridade e de não saber estar no lugar que para desastre de todos acabou por trambolhar.


    ResponderEliminar
  4. Pseudo-tomarenses?! Que infeliz sra-presidente. O seu discurso é sempre através de um vocabulário pobre, mas não recorra a insultos. Respeite o lugar que ocupa, mostrando obras e, recorrendo o mais possível, ao saber ser: Ética s.f.f.

    ResponderEliminar
  5. Pseudo-tonarense é aquele que é eleito para melhorar a vida dos cidadaos, nao o afogar em impostos atavalhoados, nao depauperizar o erario com encontros idiotas, e acima de tudo, ser ignorante e desculpar-se com nao ha dinheiro, e utilizar pessoas om credenciacao enao co falta ou com habilitacoes descontextualizadas ou falsas, a comecar pela direcao da autarquia, vereacao, e empregadas de limpeza.

    ResponderEliminar