segunda-feira, 27 de novembro de 2017

De um extremo ao outro

Se há uma semana lamentávamos o facto de a câmara de Tomar não cumprir os horários de abertura da Mata dos Sete Montes, este sábado, dia 25, os portões da Mata abriram pelo menos meia hora antes da hora prevista (8h30).

Pelos vistos não caiu em saco roto, a notícia que publicámos aqui. A câmara tomou medidas para que o problema não se voltasse a repetir.
O espaço é da responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza, mas como só há um funcionário, a câmara assumiu a responsabilidade de abrir e fechar os portões da Mata aos fins de semana e feriados, tarefa que foi atribuída aos bombeiros.
Neste sábado, passavam poucos minutos das 8 da manhã e já os portões da Mata estavam abertos. Antes isso!

3 comentários:

  1. Segundo a tradição, o horário da Mata dos Sete Montes, antiga Mata Nacional dos Sete Montes, era determinado pelo calendário solar, ou seja, abria de manhã pela alvorada e fechava à tarde pelo sol posto. Nesse tempo viva dentro da Mata um guarda que se encarregava de abrir os portões à hora assim determinada e anunciava o encerramento tocando uma corneta, virado para o cimo da Mata, para que os visitantes que ainda percorriam os caminhos se apressassem a descer e sair. Sem querer parecer saudosista, direi que bons eram esses tempos em que o cheiro das flores da Mata se estendia pela avenida abaixo, e em que o guarda, sr. Feijão aí viveu, trabalhou e criou os filhos, e a Mata, chovesse ou fizesse sol, não deixava de nos oferecer o seu silêncio, os seus cheiros, e algum mistisismo que emanava do intrincado dos seus caminhos.

    ResponderEliminar
  2. Claro que há sempre quem desvalorize o problema do cumprimento dos horários, à boa maneira tuga. Por isso é que o país está como está

    ResponderEliminar
  3. Mas os turistas também abusam dos funcionários, se é para cumprir à entrada também tem que ser à saida e não pensar que existem criados.

    ResponderEliminar