terça-feira, 5 de setembro de 2017

Idosos de S. Pedro em passeio

Por iniciativa da junta de freguesia de São Pedro de Tomar, realizou-se no dia 29 de agosto o XVI passeio de idosos, este ano com passagem pelo Museu das Caves Aliança, Mealhada e Santuário de Fátima.
Aqui fica o relato na primeira pessoa deste passeio:


Foram cerca de 200 participantes, em 4 autocarros (um dos quais cedido pela Câmara Municipal de Tomar), oriundos de todos os lugares da Freguesia com idades que variaram dos 65 aos 90 e alguns anos. 
A organização, da responsabilidade da Junta de Freguesia de São Pedro, presidente Maria de Lurdes Ferromau Fernandes e António Vicente e funcionários – Sónia Guido e Jorge Bernardino,  contou com a disponibilidade de 4 jovens Monitores da Ocupação de Tempos Livres – Diana, Tatiana, Pedro e Joana – com 2 elementos da Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro – Drª. Edite e Preciosa Rola – a Diretora da Farmácia – Drª. Ana Poupino – as Voluntárias Graça Duarte e Susana Farinha – e o senhor Padre Herlander Limão – Pároco da Paróquia de São Pedro de Tomar, preocupou-se, desde a programação do evento, com a segurança, os acessos e os locais a visitar, no sentido de agradar aos participantes. Os motoristas – 3 da Rodoviária do Tejo e 1 da Câmara Municipal de Tomar, contribuíram para o sucesso da viagem.

A viagem teve destino ao Museu das Caves Aliança, onde foi possível conhecer e apreciar várias salas, estendidas por 1,5km, com peças únicas, dispostas em várias salas e oriundos de vários continentes. Esculturas do Zimbabué, Fósseis com mais de 100 milhões de anos, Azulejarias- painéis do sec. XVII a XX, cerâmicas  de Bordalo Pinheiro. A visita incluiu também as salas com as pipas em carvalho francês onde o vinho tinto repousa e as garrafas do Espumante ali produzido, e a partir dali saem mais de 1 milhão de garrafas por ano. 
O final da visita houve espaço para uma prova do Espumante e uma sangria saborosa.
Foi uma agradável surpresa esta visita. Os participantes exprimiram, no final, e na primeira pessoa, essa opinião. 

Seguiu-se o almoço no restaurante Três Pinheiros na Mealhada, onde fomos acolhidos com muita simpatia, e tomamos uma refeição excelente. Fomos brindados com a oferta de um bolo de chocolate magnífico. 
O intenso convívio que, ao longo do dia foi possível estabelecer entre os participantes e também com a organização, foi de destacar.
Após o almoço saímos em direcção a Fátima. A devoção a Nossa Senhora por parte da maioria dos participantes motivou a inclusão da visita ao Santuário, neste itinerário. Um pequeno momento de oração para agradecer todas as bênçãos recebidas e em mente todos quantos estão no coração de cada um.

No regresso a São Pedro de Tomar, onde chegámos pelas 19H30 horas tínhamos à nossa espera o tradicional lanche/jantar servido pelo restaurante a Lúria e animação pela alegre Graciete Jorge.
No final foram proferidas algumas palavras, pela Presidente da Junta de Freguesia, Lurdes Ferromau Fernandes, onde reforçou o que esteve na génese destes passeios, que há 16 anos que se realizam, e pretenderam e pretendem, por um lado, reconhecer às pessoas da Freguesia que muito trabalho fizeram ao longo das suas vidas com muitos sacrifícios e sem possibilidade de usufruírem de um dia como estes, e por outro a promoção do convívio das pessoas dos vários lugares da Freguesia, que sendo muito dispersa, muitas vezes não facilita a existência destes momentos.
Foi ainda referido, pela Presidente, a determinação de dar continuidade à iniciativa.
O Sr. António Vicente também interveio para relembrar que a iniciativa do Passeio dos idosos se desenvolve há 16 anos, que a adesão das pessoas tem sido um excelente motivo para a sua continuidade e que o envolvimento da comunidade, na procura de Unidade das Entidades em prol do desenvolvimento,  é fator determinante para o sucesso e desenvolvimento da Freguesia. Realçou, ainda, o sucesso desta organização.

O sr. Padre Herlander referiu que, uma Freguesia desenvolve-se e cresce pela acção das Pessoas, e sendo uma Freguesia Católica com praticantes e não praticantes, o trabalho em união, como o que se tem vindo a verificar desde que é Pároco na Freguesia, só pode trazer bons frutos. 
A junta de Freguesia agradece:
-  a todos os participantes neste passeio pelo companheirismo, pela atitude, pela forma como cumpriram com o que estava determinado.
- aos 4 motoristas pela simpatia, profissionalismo e relacionamento com os participantes
- à Câmara Municipal de Tomar pela cedência do autocarro
- à equipa que nos acompanhou e que nos ajudou na organização:. 
Foi gratificante ver a felicidade e a alegria estampada nos rostos dos nossos participantes. A boa disposição durou, para muitos, até às 23 horas, num baile animado na cave da Junta de Freguesia.
Um bem aja para todos e que no próximo ano possamos repetir, são os votos da presidente de Junta – Lurdes Ferromau Fernandes – do Secretário – António Vicente – e do Tesoureiro – Mário Ferreira.

4 comentários:

  1. É a isto que se chama uma "crítica construtiva". Tudo lido, conclui-se que correu tudo tão bem que só pode ser mentira. Não passa de conversa fiada, escrita por em ex-funcionário municipal, especialista na matéria. Aprendam. É assim que os políticos locais de todos os partidos gostam de ver referidas as suas ações.

    ResponderEliminar
  2. Caça ao voto? Nem pensar!

    ResponderEliminar
  3. Isto não tem nada a ver com politica e não sou funcionário municipal mas sim munícipe. Pode haver algum apego ao poder mas o que se tem feito, com os meios que existem, é no mínimo positivo. É o exemplo de colaboração entre as diferentes instituições locais no esforço de criação de vínculos comunitários. É mais atrativo dizer mal do que fazer, é verdade!

    ResponderEliminar