segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Funeral de Nuno Graça é nesta terça. Mais de 100 jipes na despedida

As cerimónias fúnebres de Nuno Graça, o tomarense de 39 anos que morreu num despiste de jipe, realizam-se nesta terça feira, dia 26. O corpo é autopsiado nesta segunda feira em Santiago do Cacém e chega por volta das 13 horas de terça, dia 26, à igreja de Casais, Tomar, onde, uma hora depois, é celebrada missa de corpo presente. Segue depois para cremação em Coimbra.

Os seus amigos praticantes de TT estão a preparar uma homenagem. Vão formar uma caravana de veículos 4x4 com partida no dia 26 às 10 horas do parque da cidade de Loures para acompanhar o Nuno na A1 até Tomar. Estão previstos mais de 100 jipes nesta despedida.
“Não há muito a dizer nesta hora, as lágrimas são mais que palavras... os sorrisos que ele provocou durante anos não atenuam as dor de o perder, mas uma coisa tenho a certeza, ele iria gostar de nos ver todos juntos no momento da sua partida!!! Acompanhem-nos nesta homenagem ao grande Nuno Graça”, apelou Raul Costa.

Nuno morreu no dia 23 quando conduzia o seu jipe num passeio todo-o-terreno na zona da Praia da Galé, em Melides, concelho de Grândola, distrito de Setúbal. O jipe em que seguia despistou-se, capotou e Nuno ficou debaixo da viatura.
Morava na localidade de Olas e era filho de Manuel Graça, ex-presidente do U. Tomar.
Apaixonado pelo todo-o-terreno, Nuno Graça morreu a fazer aquilo que mais gostava. Prova disso foi a conversa que Raul Costa, seu amigo, partilhou no facebook. Nuno dizia que não estava na cama, andava a praticar TT e dava a entender que tinha tempo de dormir quando morresse. Irónico.

Também no facebook, os seus amigos da modalidade partilharam os momentos dramáticos em que tentaram salvar Nuno Graça depois do acidente.

Desse dia vou guardar muita coisa... Foram duas horas de luta que estão aqui cravadas na memória, a voz do Ivo a dizer " fica comigo campeão! A ajuda está a chegar!". Sentir a respiração do Nuno a acalmar-se todas as vezes que falávamos para ter calma e ser forte, e que forte ele foi  😢
Após as indicações do médico e do Daniel Pinto enfermeiro do INEM, tirámos o Nuno de lá, e isso nenhum de nós vai esquecer, cada um directa ou indirectamente fez algo que ajudou a minimizar a dor e o medo do Nuno, ele nos teve ao lado dele o tempo todo, mas a verdade é que as nossas vidas vão continuar... A vida do Nuno parou, e com ela alterou por completo a vida dos pais dele, do Santiago e da Filipa  :( Eles sim, nunca mais serão os mesmos.
Por isso deixo - vos um apelo. Por todas as vezes que entrarem nos vossos carros lembrem - se na falta que vão fazer na vida daqueles que vos amam. Quer pela falta do cinto de segurança, quer por uma distracção com o telemóvel ou uns copitos à mais, quer por tentarem testar as capacidades das vossas máquinas, indo aos limites, ou a chamada picardia. Não andem sozinhos, nunca! O Nuno não estava só, e apesar de não se ter aguentado, pelo menos teve socorro, quem anda sozinho pode não ter essa chance. Vigiem-se, pois cada um é policial de si próprio. 
Não podemos viver a pensar na morte, mas devemos viver a aproveitar tudo de bom que a vida nos dá de forma consciente. 
Fui a última a falar com ele e a única a o ver sem vida, mas é da respiração que melhor me recordo... Respirem! Vivam! Viva a ti Nuno Graça, obrigada por nos brindar com a tua alegria, neste que foi o teu último dia de vida.  😢 ATTé um dia!
‎Paula Santana‎ 

Hoje veio ter connosco para morrer.
Não tenho palavras para descrever o dia de hoje, apenas que o acompanhei até ao seu último suspiro, até ao último segundo estive com ele...
Graças ao esforço de muita gente, que como todos têm os seus defeitos mas nos momentos difíceis lá estão, todos sem excepção acudiram e tudo fizeram para manter o Nuno entre nós!
Queria agradecer a todos, mas muito em especial à minha esposa que desde o início até ao fim se manteve de baixo do carro a tratar do Nuno como se de uma criança se tratasse, depois apoiou-me a mim, a quem a rodeava e só agora exteriorizou os sentimentos de um dia tão longo e infeliz como este.
Contrariamente às noticias que têm saído em alguns meios de comunicação, o Nuno não morreu antes das equipas de INEM chegarem até porque teve um acompanhamento de duas pessoas que mantiveram os sinais vitais estáveis, o Nuno foi transportado do local do acidente para a estrada onde estava o helicóptero a chegar e já dentro da ambulância entrou em paragem, os médicos que chegaram de helicóptero apoiaram as manobras de reanimação, mas o pior aconteceu, ele não resistiu e partiu do pé de nós sem regresso... sem um adeus, ele partiu na minha frente, ficam as recordações de momentos de enorme boa disposição e brincadeira... esses momento ninguém mos tira, tal como não me vão tirar o ultimo sorriso que registei...
Difícil!!!!!... não estava à espera, mas muito difícil ver um amigo partir diante dos nossos olhos quando tudo fizemos, mas tudo para que nenhum meio faltasse no local!, tivemos todos os meios alí para o salvar e falhámos!...
Obrigado a todos os que lá estavam e ajudaram para que o nuno tivesse os seus últimos minutos de vida com o menor sofrimento possível, esse foi conseguido.
Raul Costa

Outros amigos têm publicado mensagens de despedida e homenagem:
Grande amigo, sempre lá quando era preciso!!!
Muitos tinham uma ideia errada da excelente pessoa que era mas quem o conheceu de verdade sabe do que falo.
Ausente mas ficará sempre presente.
Saudades e um até já! 
Pedro António

Lembro me de uma noite em que seriam cerca de 01:30 da manhã quando numa "brincadeira" noturna capotei o meu jipe e apesar das pessoas presentes e na incapacidade de resgatar o veículo da posição em que se encontrava foi ele, o GRANDE Nuno Graça que foi em meu auxílio e com a sua grande calma e experiência me ajudou a colocar o jipe direito e a retirá-lo da subida onde se encontrava e graças a ele consegui vir a andar até casa. Só descansou quando soube que eu cheguei a casa!
A isto eu chamo AMIGO, sempre lá quando era preciso!!!
Esta foi uma das muitas aventuras que passámos juntos, muitas mais existem e haveria para contar.
Pedro António

"Mata cães" vai deixar saudades, os poucos anos que convivi com ele sempre marcou pela positiva, um grande abraço até um dia
Ricardo Ribeiro

Só quem não lidou com ele pode falar mal! Trabalhamos juntos nos últimos 3 anos e não tenho um dedo a apontar era como um irmão! Nuno Graça descansa em paz no céu vou ver sempre a tua estrela  ⭐️
Carlos Pinheiro  

Um Homem com uma personalidade fora de série descansa em Paz amigo até um dia.
Cláudio Venâncio  

Sem duvida, este é daqueles que deixa saudades, excelentes foram os inúmeros bocados que passámos juntos!! Toda gente que o tinha como amigo e não apenas conhecido terá muito de bom a dizer dele! 
Pedro Antunes 

Uma pessoa inesquecível...um pai que tomara muitos ter... 
Dora Margarida Gatões

Um dia vamos voltar a falar de jipes descansa em paz
Carlos Realista

No Briefing da 6.ª prova do CNTrial4x4 cumpre-se um minuto de silêncio em memória de Nuno Graça.
Foi com profundo pesar que recebemos hoje a notícia do desaparecimento deste amigo, navegador e campeão nacional de Trial 4x4.
Transmitimos à sua família o nosso sentimento de pesar e o nosso abraço amigo!
Até um dia, Nuno. 
A família do todo-o-terreno sentirá a tua falta!
Campeonato Nacional Trial 4x4

A Team Sempre os últimos Marinhais vêm por este meio dar os sinceros sentimentos a toda a família e amigos do grande amigo Nuno Graça...  😢 😢
Hoje perdemos um amigo...
Um Grande homem do mundo do Todo Terreno...
Até já amigo!!  😢 😢
Sempre OS Últimos


3 comentários: