terça-feira, 16 de maio de 2017

Taparam a polémica pintura mural (c/ fotos)

Foto de Sónia Pais publicada no facebook
Durante a última noite alguém colocou uma tela a tapar a polémica pintura mural de Violant junto ao rio Nabão em Tomar.

A pintura tem provocado acesa polémica na cidade com a maioria das pessoas a manifestar-se contra a mesma sobretudo pela sua localização.




19 comentários:

  1. A maioria das pessoas? Como é que chega a essa conclusão? Eu gosto e acho que o artista acertou na mouche como a discussão comprova, e a maioria das pessoas com quem falo gostam. A minha maioria será maior que a sua?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. V. Exa. é que se dá com a malta do Berloque e congéneres, que acham que a destruição do património material de uma localidade a favor de pseudo-modernices parolas faz todo o sentido.

      Eliminar
    2. Concordo plenamente! O que não falta na nossa cidade são velhos do restelo!

      Eliminar
    3. Concordo plenamente no que disse. Os que não gostam são os que se sentem provocados. Quem não gosta que não olhe, achei ridícula esta atitude, ao mostra o que esta cidade é

      Eliminar
    4. Anonimo sim acertou na mouche. Vamos colocar graffitis ao lado do mosteiro dos geronimos.

      Eliminar
  2. Sim, a maioria das pessoas não gosta da localização do graffitti. A mesma revela talento mas a localização é criticada pela maioria das pessoas. Se for ao café situado na Corredoura ou Rua Serpa Pinto tem lá os "velhos do Restelo". Criticam por se fazer e criticam por não se fazer. agora que um local idílico tenha lá uma pintura/graffitti com esta temática é altamente discutível e a maioria das pessoas gosta da pintura mas não do local. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. É por causa desta gente com esta mentalidade, que a cidade está a ficar desertificada e velha...
    Deve ser o tipo de gente que dizia que o Salvador Sobral não ia a lado nenhum...
    Estes governantes e amigos ricos querem fazer o que lhes parece melhor sem perguntar ao povo o que acha...
    É como os parquímetros na cidade, com meia dúzia de habitantes e poder de compra baixo, foram enviar muita das pessoas que iam à cidade para os espaços comerciais que não pagam parque..
    É uma tristeza

    ResponderEliminar
  4. Eu vejo várias pessoas a dizerem que em Tomar existem mesmo "velhos do Restelo". O artista pode querer fazer essa critica, toda a gente por achar isso, mas uma coisa é certa, aquele não é o sitio para isso. Nada tem a ver com o nosso rio, com as nossa cidade e é o ponto mais turístico de todos. Corta-me o coração cada vez que imagino que aquela pintura poderá ficar ali para sempre.

    ResponderEliminar
  5. Li que o tema era sobre Ferro e Pedra pois, não se aplica... Se o artista decidiu ser "rebelde" então só restava à câmara voltar a pintar aquilo tudo.

    ResponderEliminar
  6. Quando passei as 9h tava tapado quando passei as 12:30 pelo mesmo sitio tava lá dois homens a retirar o pano branco

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente acho que ficaria melhor ali a fotografia dos três últimos Presidentes de Câmara:
    Paiva; Corvelo; Carrão.
    Tenho a certeza que não havia tanta polémica em torno desta questão e, assim ficariam identificados os homens que destruíram o concelho, claro faltando lá os seus capangas, mas ai não havia muro para todos.

    ResponderEliminar
  8. No meu entender o muro pintado de branco é que ficava bem dado que se enquadra muito bem entre a vegetação e a água do Nabão, aliás basta verificarem na fotografia como fica bem o branco e o escuro do desenho faz morrer a propria paisagem, não estou a criticar o artista apesar de não considerar o seu trabalho como arte, mas sim o decor ambiental que a zona mereçe.

    ResponderEliminar
  9. Os Velhos do Restelo deviam estar gratos pela menção num local tão nobre.

    ResponderEliminar
  10. aquela "espécie" de grafitti em qualquer outra cidade europeia já tinha desaparecido em tres tempos. uma coisa é o grafitti clandestino que alem de não ser pago é feito à rebelia. neste caso, o moço que o pintou tendo sido pago ainda por cima pela câmara, só tem de dar azo à criatividade e respeitar a entidade historico-cultural da cidade, e perceber que há uma infinidade de possibilidades a usar, mas tudo menos os velhos do restelo. aquele rabisco na parede alem de não ser arte é desvirtuada da realidade e da integridade de um povo. uns baldes de tinta branca naquilo e o muro todo branco fazia mais sentido do que a infantilidade do moço que há rebelia "achou-se" ofendido e decidiu julgar toda uma cidade como "velhos do restelo". um moço que nem de Tomar é, devia sempre passar pelo escrutinio de um projeto camarário ou de referendo comunitário. o que vale é que a pintura não vai durar muito tempo.

    ResponderEliminar
  11. Arte Urbana de nível medíocre em local nobre da cidade.
    Câmara, principal responsável, deveria assumir o erro, pintar o muro de branco e recuperar a maracha.
    Factos destes não dignificam Tomar.

    ResponderEliminar
  12. Tantas cidades que tem este de pinturas em predios em muros,tem rostos pessoas, animais, pessoas a beber, pessoas a mendigar, todo o tipo de situações e pessoas e rostos que não conhecemos ou terão existido.Em Tomar gera polemica esta lá alguma cara real de alguem da cidade do concelho,será que nessas cidades também ouve comentários como estes pessoas ofendidas ou em Tomar existe pessoas sem cultura que não estão abertas a outras idéias .

    ResponderEliminar
  13. Apaguem aquela merda! Está Horrível! Chamam aquilo de originalidade? Querem comparar com Banksy? lol. Procurem pelas suas influências(páginas onde ele meteu Gosto) e daí saem os seus trabalhos, e mal feitos. . .
    E ainda chamam isso de Graffiti? Vai ao Wikipedia! .https://www.facebook.com/KlaasVanderLinden01/photos/a.924365857610880.1073741838.923459687701497/944547592259373/?type=3&theater
    https://www.facebook.com/j.m.violant/photos/a.710937362384999.1073741827.708493125962756/872880922857308/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/KlaasVanderLinden01/photos/a.923498907697575.1073741829.923459687701497/923498931030906/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/j.m.violant/photos/a.710937362384999.1073741827.708493125962756/716997731778962/?type=3&theater

    ResponderEliminar
  14. "aquela espécie de grafitti" esta presente em varias cidades do pais..sendo que ainda por outros autores esta por toda a europa!! E sim nao e ca da cidade mas captou o espírito dela num instantinho.. Não me parece que ele se preocupe com estas opiniões sobre os "rabiscos" , ja que tem os seus rabiscos de norte a sul e ser cada vez mais requisitado para os fazer

    ResponderEliminar