domingo, 7 de maio de 2017

Mercado de Tomar inaugurado há 66 anos

A 6 de maio de 1951 foi inaugurado o edifício do mercado municipal de Tomar, projeto do arquiteto Carlos Ramos.

Até aquela data o mercado abastecedor realizava-se no tabuleiro central da Praça da República e a do peixe funcionava nas traseiras dos Paços do Concelho, onde atualmente se encontra o parque de estacionamento coberto Parq T.
No terreno onde se encontra atualmente o mercado, junto ao rio, existia “o campo de futebol do Sporting, velha associação desportiva tomarense, que por essas datas possuía um «team» de futebol de grande valia, e onde se realizaram festas inesquecíveis, donde sobressaíram as sempre recordadas batalhas de flores”, escreve o arquiteto Costa Rosa no livro Tomar Perspetivas.
Aliás as dezenas de eucaliptos que existiam na margem esquerda do rio (restam poucos) tinham como principal função impedir que as bolas de futebol fossem parar ao rio.
O mesmo autor lembra-se de, “em obra de conservação durante os anos 60, de se ter eliminado as tacaniças da cobertura substituindo-as por empenas que mais vieram desfeiar o conjunto. Foi nesta altura que se fez e muito bem a substituição do vigamento de madeira da cobertura por armação em ferro”.
Em meados de 2010, a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica determinou o encerramento do mercado por falta de condições de higiene.
Como solução provisória a câmara adquiriu uma tenda onde até janeiro de 2016 funcionou o mercado diário. Durante essa fase foram feitas obras no edifício que garantem melhores condições para vendedores e compradores, permitindo o regresso do mercado ao edifício de origem.

Sem comentários:

Enviar um comentário