quarta-feira, 31 de maio de 2017

Dono de Rottweiller que atacou jovem em Tomar vai ser julgado

Está marcado para outubro o julgamento do dono de uma cadela de raça Rottweiller que atacou uma jovem de 29 anos na Mata dos Sete Montes em Tomar a 14 de agosto de 2016.

Em relação a este caso o Ministério Público deduziu acusação pela prática de um crime de ofensas à integridade física por negligência e de um crime de omissão de auxílio contra o dono do cão.
De acordo com a acusação, em agosto de 2016, o arguido soltou a referida “Rottweiler” na Mata, deixando-a em liberdade, sem trela e sem açaimo.
A dado momento, a “Rottweiler” correu na direção da vítima que também se encontrava no local a passear e mordeu-a, na zona do antebraço esquerdo.
Ainda segundo a acusação, cerca de três minutos depois, o arguido surgiu junto da ofendida, terá verificado que esta apresentava ferimentos no antebraço e não lhe prestou qualquer ajuda, nem providenciou pela sua obtenção.
Ao permitir que a “Rottweiler” circulasse sozinha no referido local, sem açaimo, trela ou qualquer vigilância, o arguido, refere a acusação, agiu sem os cuidados que devia e podia ter adotado para evitar aquele resultado, bem sabendo que o referido canídeo é de raça potencialmente perigosa e que, por isso, poderia desferir agressões em qualquer pessoa que circulasse no referido local.
Depois, não obstante saber que a vítima tinha sofrido ferimentos, que a sua integridade física estava em perigo e que necessitaria de socorro médico, o que era notório para qualquer cidadão médio, o arguido abandonou o local, sem pedir ajuda ou se certificar que alguém chamava socorro médico.
O arguido foi notificado da acusação para julgamento em Tribunal Singular, tendo já decorrido o prazo para abertura de instrução.
O inquérito foi dirigido pela 1ª secção de Tomar do DIAP de Santarém, tendo o Ministério Público sido coadjuvado pela PSP de Tomar.

Rottweiler morde jovem na Mata dos Sete Montes

Comunicado do Ministério Público

1 comentário: