segunda-feira, 15 de maio de 2017

D. Quixote: terminaram filmagens no Convento de Cristo

Aquela que foi a maior produção cinematográfica feita em Tomar terminou no dia 8. Entre 24 de abril e 8 de maio decorreram no Convento de Cristo as filmagens de “The Man Who Killed Don Quixote”, uma película realizada por Terry Gilliam (ex-Monty Python).

Mas os trabalhos de montagem do aparato técnico e dos cenários e os castings para seleção dos figurantes começaram várias semanas antes.
Dada a dimensão da produção ao melhor estilo de Hollywood, houve necessidade de alugar em Espanha um sumptuoso guarda-roupa com milhares de peças e trazer também do país vizinho equipas especializadas. Por exemplo, os efeitos especiais com fogo eram feitos por técnicos espanhóis.
Para fornecer energia elétrica, a EDP teve de montar um posto de transformação exclusivo para a produção.
As filmagens decorriam sobretudo durante a noite até ao nascer do dia, para não chocar com as visitas ao monumento e permitir aproveitar o silêncio da noite. O aluguer do Convento de Cristo durante os 15 dias de filmagens custou centenas de milhares de euros, dinheiro que não fica nos cofres do monumento mas vai para Lisboa para a entidade responsável pelo património.
Apesar disso, esta foi uma produção que mexeu com a economia de Tomar. Desde o catering fornecido pela cafetaria do Convento às centenas de figurantes, atores e técnicos que esgotaram hotéis e restaurantes na cidade. Uma situação que revela a dimensão da produção é que os supermercados de Tomar esgotaram o seu stock de garrafas de água. As produtoras percorreram os principais supermercados da cidade e compraram todas as águas (pequenas) que existiam para distribuírem pelos participantes no filme.
A presença de agentes da polícia e de bombeiros no local foi uma constante para dar apoio à produção.
Quanto aos pormenores da história do filme, não os podemos revelar porque o autor destas linhas também participou como figurante e assinou um contrato de confidencialidade. Resta aguardar pela estreia do filme que só deverá acontecer no final do ano ou em 2018.

Terry Gilliam roda em Portugal "O homem que matou Dom Quixote"

Terry Gilliam está mesmo a filmar “O Homem que Matou Dom Quixote”

3 comentários: