sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Convento de Cristo é património mundial há 33 anos

Foi a 9 de dezembro de 1983 que o Convento de Cristo passou a integrar a lista do Património Mundial classificado pelo Comité para o Património Mundial da UNESCO.
Segundo o site do monumento, “são critérios para atribuição desta classificação (património mundial), entre outros, o reconhecimento da originalidade do bem cultural, associada ao génio criativo da humanidade."
No caso do Convento de Cristo esta justificação baseia-se, sobretudo, na existência do “oratório” dos templários e na fascinante “janela ocidental” da nave manuelina.
No primeiro caso porque, para além de ser um dos melhores, entre os raros exemplares existentes, simboliza o mundo medieval europeu, das cruzadas e da defesa da fé. No segundo caso a “janela manuelina” constitui, na sua gramática decorativa, a primeira síntese das artes europeia e oriental.
Mas, além do “oratório” e da “janela”, há o complexo monástico, um dos maiores da Europa que, aliado a um admirável enquadramento paisagístico, nos leva à tentação de o comparar com a “cidade interdita” de Pequim, mais pequena na escala dos valores patrimoniais, mas incomensurável no esplendor de transcendência cristã.”

Sem comentários:

Enviar um comentário