segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Miguel Frasquilho e Franquelim Alves em debate sobre futuro de Tomar

O movimento “Todos por Tomar”, liderado por António Lourenço dos Santos, vai promover nesta segunda feira, dia 28, um jantar debate sobre “Tomar. Que Futuro? Opções e Realidades”. Será no espaço CaçaBrava na Asseiceira, a partir das 20 horas.
Convidados como oradores são Miguel Frasquilho, presidente da Agência para o Comércio Externo e Investimento de Portugal (AICEP) e Franquelim Alves, ex-secretário de estado da economia, oriundo da Linhaceira.
Para os promotores “é urgente afirmar uma razão de ser, há que assumir uma vocação e que registar uma diferenciação, que consolidem o posicionamento competitivo do Concelho de Tomar”.
E deixam algumas questões para estimular o debate: “como atrair população para Tomar? Que Estratégia e que Meios existem para cativar e orientar Investimento? Que mecanismos existem em Tomar para facilitar a instalação de Empresas e para criar Emprego? Como ser uma cidade competitiva?”
Mais informação aqui

5 comentários:

  1. e não se podia aproveitar para solicitar ao Sr. Frasquilho para concorrer a Presidente da Câmara?

    ResponderEliminar
  2. Nesta País muito se fala, mas o certo é que seja lá quem for o vencedor nas próximas eleições autárquicas em Tomar pouco poderá fazer para captar investimentos.
    Esse problema só com a intervenção do Governo é que poderá ser minimizado. Passaria por entre outras decisões a redução da carga fiscal às empresas, desburocratização na obtenção das licenças e claro pela parte do Município a devida celeridade do processo e a isenção de derrama e de taxas diversas.
    Sinceramente não creio que o Governo tenha margem orçamental para reduções de carga fiscal, pois os encargos assumidos são colossalmente elevados e têm de ser cumpridos....

    ResponderEliminar
  3. Tocou exatamente num ponto fulcral da questão: a desburocratização. Ao que eu acrescentaria um maior entrosamento com os centros de decisão porque Tomar não pode estar isolada, fechada sobre si mesma, numa espécie de orgulhosamente sós, vivendo de lembranças e numa permanente telenovela mexicana. Tem de captar investimento, alargar horizontes, acreditar, caso contrário a situação atual tenderá a agravar-se.

    ResponderEliminar
  4. A comunidade tecnológica portuguesa, o Governo e a AICEP já começaram a rezar para que Portugal vença Espanha, França, Holanda e alguns países da Europa de Leste. A 5 de dezembro, há uma conferência que junta o Governo, municípios e outros interessados para decidir a estratégia que quer persuadir Musk da Tesla a escolher o nosso país. In Observador (http://observador.pt/especiais/elon-musk-quem-e-o-genio-da-tesla-que-todos-querem-em-portugal/)
    Por exemplo, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, considerou hoje que o município tem “condições e bons argumentos” para acolher o novo investimento da Tesla, marca norte-americana de baterias e de veículos elétricos. In Dinheiro Vivo (https://www.dinheirovivo.pt/lusa/guarda-tambem-quer-receber-nova-fabrica-da-tesla/)
    Tomar onde anda?
    A discutir o estacionamento tarifado, a implantação de umas bombas de combustível no Intermarché, à espera que a fábrica da fiação volte a abrir portas e a aguardar as cenas do próximos capítulos da “telenovela”.
    Por favor alarguem os horizontes.

    ResponderEliminar
  5. Atenção bufos e coscuvilheiros qwe se metem na vida dos outros, Aproveitem que é oportunidade para entrar nas empresas publicas asilo tomarenses, APROVEITEM!

    ResponderEliminar