sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Cerca de mil crianças frequentam 20 escolas e jardins de infância

Tabela publicada no jornal Cidade de Tomar
No concelho de Tomar existem 440 crianças a frequentar jardins de infância e 1061 nas escolas “primárias”, segundo uma tabela publicada no jornal Cidade de Tomar, semanário que dedica várias páginas ao arranque de mais um ano letivo.
Das crianças que frequentam a escola primária, 238 estão no 1º ano, 273 no 2º, 261 no 3º e 289 no 4º ano. Estes números não incluem crianças dos jardins-escolas João de Deus nem outros estabelecimentos particulares.
No ano letivo que agora começa funcionam no concelho de Tomar 20 escolas primárias e 19 jardins de infância, quando há 18 anos havia cerca de 60 escolas e 28 jardins de infância.
Aliás, nas últimas duas décadas a população estudantil no concelho ficou reduzida a um terço. Basta olhar para estes números e acrescentar os alunos das escolas secundárias e do Instituto Politécnico de Tomar.

Oito crianças garantem continuidade do Jardim de infância do Fetal

No final do último ano letivo foi anunciado o encerramento das escolas de Cabeças (duas crianças no jardim de infância e 17 na escola primária), Paialvo (seis crianças no jardim de infância e 12 na escola primária) e Santa Cita (quatro crianças no jardim de infância e 10 na escola primária). Estava previsto também o fecho do jardim de infância de Fétal de Cima na antiga freguesia de Além da Ribeira (cinco crianças), mas tal não se concretizou. Funciona mais um ano agora com oito crianças.

Em 20 anos Tomar perdeu mais de metade das escolas primárias e jardins de infância

Saiba quais as escolas fechadas no concelho de Tomar (2014)

3 comentários:

  1. Quanto ao número de crianças da escola de Santa cita não concordo com esses números.no Primero ciclo seriam sete criancas e no jardim outras sete ou oito. Tenham cuidado quando revelam esses numeros. Fetal abrirá apenas com oito meninos no jardim! Lamentável.cunhas e política. Tudo a ver! Os pais de Santa cita não conseguiram sozinhos lutar contra o fecho da escola de Santa cita. O sr Carlos Rodrigues presidente junta asseiceira, virou nos as costas!

    ResponderEliminar
  2. A bem da justiça e da igualdade, ou fecham as escolas todas ou ficam abertas as escolas todas em iguais condições. Também não acredito que o Fetal vai tirar grande proveito de ter o jardim aberto. Mas no fim do próximo ano lectivo, ajusta-se as contas nas eleições de tal politica.

    ResponderEliminar
  3. Bem os dados apresentados, devem ser os verdadeiros e elaborados pelas entidades competentes.

    ResponderEliminar