terça-feira, 9 de agosto de 2016

Realojamento de famílias ciganas continua a provocar polémica

A comunidade das localidades de Marmeleiro e Capela, na freguesia de Madalena, vai reunir nesta quarta feira, dia 10, para debater a realojamento de uma família de etnia cigana na antiga casa das professoras no Marmeleiro. A reunião tem lugar na sede da associação local pelas 19 horas e conta com a presença do vereador Hugo Cristóvão e o presidente da junta Arlindo Nunes.



A 13 de maio de 2015 a câmara de Tomar lançou um concurso para atribuição de quatro fogos habitacionais no bairro 1° de Maio ao qual concorreram 40 famílias, algumas das quais de etnia cigana. A duas foi atribuída casa no bairro o que provocou polémica no seio dos moradores. Atos de vandalismo numa das habitações e tiros para o ar marcaram essa fase de tentativa de integração.
A lista definitiva de atribuição dessas casas nunca chegou a ser publicada pela câmara ao contrário do que estava anunciado.
“Findos os procedimentos legais devidos, a lista definitiva dos candidatos ordenados é publicitada através de Edital, na página da internet do município e ainda no Edifício dos Paços do Concelho”, lê-se no site da câmara. No entanto, desconhece-se a composição dessa lista.
E os moradores do bairro 1° de Maio, bem como das localidades onde existem escolas devolutas são surpreendidos com o realojamento de famílias de etnia cigana como está a acontecer no Marmeleiro.
No bairro é voz corrente que mais cinco famílias ciganas vão ocupar casas devolutas atribuídas pela câmara.
Não se sabe qual o critério destes realojamentos uma vez que o concurso lançado em maio de 2015 era válido apenas pelo prazo de um ano.
Para a atribuição de novos fogos habitacionais que entretanto ficaram vagos, a câmara teria de lançar novo concurso, o que não aconteceu.

Concurso Público - Atribuíção de 4 Fogos de Habitação Social

18 comentários:

  1. esqueceram-se da referir a vitória do povo de Delongo e da junta de Paialvo contra a câmara que queria realojar ciganos na antiga escola. O povo uniu-se e a junta da CDU bateu o pé e ganhou. A CDU ainda tem algum peso na geringonça local

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitória da xenofobia e do preconceito, tristeza.

      Eliminar
    2. comportamento é o minimo que se pode exigir não se pode pedir direitos os deveres tb existem

      Eliminar
  2. Se gostas tanto deles leva-os para o teu bairro ou prédio. Até há subsídios para pagar as rendas deles. Com o mal dos outros posso eu bem, não é?

    ResponderEliminar
  3. Caro José Gaio,
    (eu sei que não devia dar-me ao trabalho de comentar, como faço normalmente em relação aos disparates que circulam nas redes, mas enfim...)
    É óbvio que isto é um blogue, não tem qualquer responsabilidade informativa ou com a verdade, mas, sendo propriedade de um jornalista, enfim, podia ser outra coisa.
    O todo deste post é tão distante dos factos, que não me vou dar ao trabalho de os enumerar. Mas lamento.
    Além de ser um claro convite a atitudes absolutamente reprováveis ainda existentes na nossa sociedade.
    Cumprimentos.
    Hugo Cristóvão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo que distância há entre o publicado no post e os factos: Vai ou não vai haver a dita reunião? O seu assunto é relativo ao realojamento dos ciganos? Vai ou não contar com o vereador e o presidente da junta? Os moradores da zona foram previamente e oficialmente informados de que poderiam vir a receber ciganos? Foi ou não foi lançado o tal concurso de habitação social? Houve ou não polémica e actos de vandalismo quando os ciganos foram morar para o bairro 1º de Maio? Foi publicada a tal lista ordenada dos candidatos para as restantes habitações sociais nesse concurso de 2015? Afinal não vai ser preciso lançar novo concurso e o de 2015 permanece válido para os realojamentos futuros? A única coisa que se pode dizer que é opinião é a frase "No bairro É VOZ CORRENTE que mais cinco famílias ciganas vão ocupar casas devolutas atribuídas pela câmara". Se é isto que torna o post distante dos factos, enfim, deixo à consideração dos restantes leitores. Quanto à questão propriamente dita do realojamento, e atendendo ao facto de haver tanta resistência por parte das populações em receber nas suas terras ciganos, proponho o seguinte: a câmara desfazer-se de algum do património que tem e adquirir casas ou apartamentos ao lado de onde moram (com habitação própria!) os presidentes de junta, vereadores e a presidente. Para vocês era bom porque mesmo assim escolhiam quem ia morar ao vosso lado e sempre poderiam dizer às populações: "Vejam, nós vivemos com ciganos ao pé e são excelentes vizinhos." Uma boa ideia não? Como diz o anónimo de cima, com o mal dos outros posso eu bem. O vosso problema com o criador deste blogue é que ele não é um "jornaleiro" que só publica o que convém a quem garante o sustento dos jornais e das rádios, e por isso é que aparecem estas notícias incómodas e que vocês bem gostariam que não fossem tornadas públicas. E já que escrevo em público, as actas da assembleia municipal disponíveis no site da câmara terminam em Abril de 2014. Há quase um mês que isto foi (SOMENTE) aqui referido no blogue e até hoje continua tudo na mesma. Vai haver novidades em breve? Ou este post também é distante dos factos? Cumprimentos e boas férias.

      Eliminar
    2. Desculpe discordar de si, por ser um blog não é informado? Então porque à alguém na câmara. Tem um, e tem lá tudo escrito, tal ou melhor que um jornal? É também é vereador. Em que tenho tido algumas discussões com ele. Só responde quando lhe interessa! E que mal tem em ser informados por um blog? Estamos na era da internet e muitos dos nossos estão foram. Porque infelizmente o emprego e vida na nossa cidade não há! Não é só de grandes superfícies, que o povo se governa? É preciso empresas. E vamos a zona
      industrial à 20 anos e lagora? Arrepiante, ver a quantide de pessoas que se via, ali e carros e motos e agora? Que pensam para todos nós? Onde vamos trabalhar? Vamos embora?Eu só não fui porque adoece, senão, não estava cá. Nem vou dar uma volta à cidade a pé, como ia dantes ver as montras, pois só vê placas ou lojas vazias abandonadas! É triste ver a nossa cidade assim!

      Eliminar
  4. Caro vereador Hugo Cristóvão
    Se o texto contém informações erradas seria importante que as corrigisse. Infelizmente a câmara raramente responde aos pedidos de informação por nós solicitados. E, perante este silêncio de uma organização que devia funcionar com a máxima transparência e com uma política de comunicação ativa e proactiva, fazemos o trabalho informativo possível com o risco de cometermos erros.
    Lamentável é que a câmara em vez de esclarecer e informar os cidadãos prefira criticar os “mensageiros”.
    Nunca negámos a publicação de qualquer texto de esclarecimento sobre este e outros assuntos. Por isso, aguardamos que a câmara esclareça a população sobre quais os critérios e prazos de atribuição de casas e divulgue (no seu site ou na imprensa) a lista das famílias contempladas.
    Cumprimentos
    Tomar na Rede

    ResponderEliminar
  5. e uma tristeza que haja comentarios tristes e xenofobos esse senhor devia era ter vergonha de ter uma mente tao tacanha

    ResponderEliminar
  6. É vergonhosa tanta xenofonia! todos os cidadãos são iguais perante a lei! Não foi por concurso? O património não é municipal? para as pessoas que não são ciganas e que moram em casas do município, também fazem notícias destas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao penso que seja xenofobia.
      Penso que terá mais a ver com os níveis de agressividade e a manifesta falta de civismo que alguns senhores de etnia cigana vão revelando de tempos em tempos pelas festas do concelho e até mesmo na cidade....
      Alguns dos senhores da etnia cigana só se acham com direitos perante a sociedade, mas também existem deveres que alguns manifestamente não cumprem...
      Alguns vão revelando manifesta falta de vontade em se inserirem na sociedade de forma cordata e sem provocar a violência para a possível resolução dos seus problemas...

      Eliminar
  7. Tambem deve gostar muito deles talvez por nunca ter sido roubado esfaqueado ofendido...Talvez depois duma experiencia dessas mude de opinião

    ResponderEliminar
  8. As pessoas que falam de xenofobia só o fazem porque nao têm oa ciganos ao pé da porta deles. Gostava de ver essa mesma atitude se estas famílias fossem colocadas perto das vossas casas. Portanto, tristeza é comentarem este assunto quando não são afetados!!!!! "Pimenta nos olhos dos outros é refresco"

    ResponderEliminar
  9. As pessoas que falam de xenofobia só o fazem porque nao têm oa ciganos ao pé da porta deles. Gostava de ver essa mesma atitude se estas famílias fossem colocadas perto das vossas casas. Portanto, tristeza é comentarem este assunto quando não são afetados!!!!! "Pimenta nos olhos dos outros é refresco"

    ResponderEliminar
  10. E há outro problema, que é o da desvalorização das casas e terrenos circundantes. É que normalmente onde são instalados os ciganos as zonas perdem valor comercial, porque as pessoas deixam de ir morar para lá e as que lá estão tentam sair. E quem vai compensar essas perdas? Não percebo esta pressa em tirar os ciganos do Flecheiro. Já lá estão há tantos anos, porque é que não fazem lá o bairro para eles? Por acaso gostava de saber quem eram os anteriores donos dos terrenos do Flecheiro, quem são os actuais e porque preço eles foram vendidos... É que o Plano de Pormenor ainda prevê alguma construção. E se for necessário no futuro altera-se para permitir mais construção ainda. Ou então fazem como na Misericórdia. Constroem ilegalmente as residências e depois a câmara lá faz o favor de legalizar aquilo. É que um terreno daqueles dentro da cidade à beira-rio vale bastante dinheiro. Faz-me é confusão os ciganos não tentarem fazer uma escritura por usucampião. Muitos inclusive têm número de polícia nas casas e já lá estão há tanto tempo! Era um bom tema para algum jornalista fazer uma investigação.

    ResponderEliminar
  11. Pois é mas a Escola do Marmeleiro também corre o risco fechar dentro de pouco tempo, no caso de continuar com numero reduzido de alunos. Com a instalação das famílias ciganas isto poderia se resolver... Escola fechada, terra desvalorizada... E não digam que não são só os ciganos a viver dos nossos impostos, pois sabemos que há muita boa gente também a viver dos mesmos. Os ciganos são cidadãos portugueses e como tal tem direitos e deveres e o incumprimento da lei cabe a justiça os julgar e a mais ninguém. A Causa da criminalidade em Tomar não só feita de ciganos... Não deverão ser usados para esconder as culpas de outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta é saber se as pessoas que têm lá os filhos vão continuar a inscrevê-los sabendo que vão ter ciganos como colegas. E para garantir com alguma segurança que a escola não fecha (e considerando que as pessoas não deixam de lá inscrever os seus filhos) teriam que instalar umas 3 a 4 famílias com uma média de 2 filhos por família. Depende de quem escolherem para ir lá morar. Podem ter muita sorte ou muito azar. Mas também como quem decide não terá de sofrer as consequências se as coisas correrem mal é para o lado que eles dormem melhor. Pode ser que isso até avance e daqui a 2 ou 3 anos se possa fazer a avaliação da experiência. Essa frase de "Os ciganos são cidadãos portugueses e como tal tem direitos e deveres e o incumprimento da lei cabe a justiça os julgar e a mais ninguém" vê-se mesmo que nem tu nem nenhum familiar teu nunca teve qualquer problema com eles. Quando tiveres depois és capaz de ter uma surpresa desagradável com o modo como funciona a polícia e o sistema judicial na prática. Quanto à penúltima frase é bem verdade. Há algumas pessoas no Bairro 1º Maio que se deixassem de morar em Tomar era uma grande benesse para todos nós.

      Eliminar
    2. Pois eu realmente tive alguns problemas com pessoas e não eram ciganos. Convivi com pessoas de várias raças e etnias e nunca tive qualquer tipo de problemas. E a justiça funciona sim, dependo da capacidade económica de cada um... O problema é que não são apenas alguns pessoas de Bairro 1º Maio, beneficiarias do RSI, pois na verdade são muitas famílias do concelho. Por um lado é verdade que algumas pessoas andam na caça ao subsidio e outras são vitimas da falta de estratégia de desenvolvimento económico para o concelho.

      Eliminar