terça-feira, 5 de julho de 2016

Saiba quais as ruas de Tomar que vão ter estacionamento pago

Já estão definidas pela câmara de Tomar quais as ruas onde vão ser instalados parquímetros para que se comece a pagar estacionamento.
E as artérias a tarifar (das 9 às 19 horas) são: av. Cândido Madureira, praceta Infante D. Henrique (em frente à Mata dos Sete Montes), Alameda Um de Março, rua Infantaria 15 (em frente à Misericórdia), Travessa da Misericórdia e os parques em frente ao café Capítulo e ao Novo Banco na av. Norton de Matos.
A av. Marques de Tomar, que já tem parquímetros, mantém o estacionamento pago e a rua João dos Santos Simões deixa de ser tarifada.
Ainda está a ser estudada a criação de uma bolsa de estacionamento para os residentes na Alameda Um de Março eventualmente na rua João dos Santos Simões ou, em alternativa, criar um crédito de algumas horas de estacionamento por dia para cada morador.

13 comentários:

  1. Desde o IMI ao preço da água, da insegurança ao desemprego, dos pilaretes aos parques de estacionamento…
    A cidade velha vai ruindo por mais histórica que lhe chamem.
    Quem morar paga. Quem andar paga. Quem parar paga também.
    O cidadão/munícipe é como um coelho em dia de caça. É objecto da predação de tudo o que são poderes legalmente instituídos.
    Ninguém percebe (ninguém mesmo?) que a grande mudança política que há-de vir terá de inverter as coisas de modo a colocar realmente a liberdade e os direitos dos cidadãos enquanto objectivo centrar da gestão da coisa pública, em vez de fazer da carteira do cidadão coisa pública a esvaziar à medida da incompetência dos democraticamente eleitos?
    Isto é Socialismo, Social-democracia e comunismo no seu melhor.
    Mas se calhar sou eu que estou a ter um ataquezito de neo-liberalismo fundamentalista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aguardemos pelas próximas autárquicas e votemos em conformidade. Em Tomar a maior parte dos prédios da parte nova não têm garagens (a câmara à data da construção não exigiu e fez mal), o estacionamento é escasso, o policiamento ineficaz e o morador está sempre metido em complicações. Há necessidade de se eleger gente sensata e com visão nas próximas eleições. Tomar definha.

      Eliminar
    2. Os empresários, comerciantes e moradores vão ter oportunidade de escolher. Os primeiros sabemos, já se movimentam, faltam os restantes.
      Vamos a cambiar de uma vez por todas Tomarenses.

      Eliminar
    3. Antes de mais duas perguntas: Onde é que posso ver as emissões das assembleias municipais? É que no site da Hertz a última que aparece é referente a 26-2-2016. E as actas mais recentes? É que no site da câmara as que aparecem são referentes a meados de 2014! Há mais de 2 anos que não estão lá expostas novas actas...
      É que só se sabe que foi aprovado em Assembleia, por isso esta decisão de certeza teve voto favorável do PS e CDU e abstenção ou do PSD ou Independentes (ou eventualmente dos 2) ou até voto favorável. Por isso vais votar em quem? É como diz o comentário inicial: é calar e comer; Paivas e companhias enchem os bolsos e depois paga Zé Povinho. Nós estamos para isto do ParqueT como o contribuinte nacional está para os bancos.

      Eliminar
  2. Quero ver quando vier a feira de santa iria quais são as alternativas. Toda a várzea e zona em volta é para a feira todos os anos ja é um caus este ano entao vai ser uma maravilha

    ResponderEliminar
  3. Realmente, quando o PSD entregou todo o estacionamento 1200 lugares à Braga parques, que sabemos o que custou para nos devolverem esse contrato, parece-me que estava tudo bem, estes indivíduos que agora contestam 13% cerca de 160 lugares taxados, que será o primeiro passo para ajudar o comércio e a consciencialização da falta de civismo, pois os moradores quando se levantam, são substituídos pelos comerciantes, que tapam lugar até fecharem as suas lojas, funcionando como seus próprios inimigos! Reflitam e deixem de olhar para o vosso umbigozinho, as Câmaras tem de se financiar. Ao criar os parqimetros além de mudar hábitos provincianos também vão fazer receita, o que escaceia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente são sempre os mesmos a pagar. As pessoas que que tem automóvel nesta cidade e neste País são espoliados até ao limite, impostos sobre impostos, taxas e mais taxas! Enquanto alguns autarcas passeiam, outros conseguem tachos com ordenados chorudos. E quem paga?? O Zé!

      Eliminar
    2. Há aqui coisas que me deixam pasmado: "...quando o PSD entregou todo o estacionamento 1200 lugares à Braga parques, que sabemos o que custou para nos devolverem esse contrato..." - Então mas quando o PSD assinou o contrato não devia saber quantos lugares é que eram os aceitáveis para serem tarifados e concessionados?! Ou decidiram escolher o número por tentativa e erro?! Também não é nada de grave, uma penalização de mais de 6 milhões de euros é coisa pouca...Realmente é muita incompetência e amadorismo para gerir a coisa pública, mas de certeza que em contrapartida a particular foi MUITO BEM gerida. Depois: "...será o primeiro passo para ajudar o comércio..." - Não sei onde, porque haverá algumas pessoas que não se chateiam de pagar mais uma despesa (ainda não se sabe qual será o preçário do tarifário), mas muitas pura e simplesmente vão deixar de ir aos sítios e vão a alternativas (nomeadamente hipermercados). Aliás basta ver o que se passou em Torres Novas. Quanto aos comerciantes (excepto os do Mercado Municipal) óbvio que vão estacionar fora das bolsas tarifadas e assim os clientes das duas uma: ou estacionam onde está tarifado ou vão estacionar ainda mais longe. E agora vamos supor que no futuro os lugares tarifados estão quase sempre vazios, como vai ser? Vão-se ter de tarifar ainda mais lugares à volta para forçar aqueles que não querem estacionar nos lugares tarifados a pagarem, sob pena de terem de andar 10/15m do carro para o trabalho e outros 10/15m no caminho contrário. E os que trabalham nos escritórios e lojas? Também vão ter de pagar para estacionar ou então vão estacionar mais longe. E os moradores que tenham trabalhos por turnos e que vivem fora das bolsas tarifadas? Vão ver os seus estacionamentos ocupados por outros. Mas o que eu adoro mesmo é esta frase: "Reflitam e deixem de olhar para o vosso umbigozinho, as Câmaras tem de se financiar..." - É a desfaçatez total! Fazem um negócio ruinoso para nós contribuintes, e nós é que somos os culpados! Precisam de dinheiro, vão buscá-lo a quem votou a favor do contrato e depois não o cumpriu. Faz-me confusão como o PS e PCP passam uma esponja naquilo que são as responsabilidades do PSD neste ROUBO do ParqueT e não existam responsabilidades nenhumas! E por fim, que a prosa vai longa, realmente a questão dos hábitos é importante. Com um concelho mais idoso, mais pobre e pequeno (menos cerca de 4500 habitantes nos últimos 16 anos), aquilo que vamos copiar das grandes cidades é justamente aquilo que não é preciso.

      Eliminar
  4. Criar receitas para alguns encherem os bolsos na camara é que nao fica nenhum isso e garantido

    ResponderEliminar
  5. Tomar á noite deixei de frequentar devido á falta de segurança acerca de dois anos depois de assistir a cenas lamentáveis os quais também estão a transitar para as festas de verão, durante o dia vou ao Entroncamento ou Torres Novas e ainda fico mais bem servido e sem chatices! Tomar está no FUNDO!

    ResponderEliminar
  6. Estes comentários são mesmo engracados, se formos a qualquer lado pagamos, eu até moro numa Rua que vai ser taxada e quando estacionam lá as pessoas ficam surpresas e perguntam-me 'aqui não se paga'estranho preferirá pagar.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma forma de espantar investidores e turistas da cidade. Fazem bem. Continuem. Como o outro que cobra o gelo que põe no copo. Belo tiro no pé do negócio. Sim senhor! Louvemos, louvemos os excelentes exemplos!

    ResponderEliminar
  8. O estacionamento pago nem é má ideia, pois existe pessoas que abusam no respeita ao tempo em que tem o carro estacionado. Está opção da oportunidade a todos de usufruírem dos lugares de estacionamento. As pessoas em Portugal estão mal habituadas, só enfiam o carro dentro da sala lá de casa porque não podem. Devíamos andar mais a pé que só faz bem a saúde.

    ResponderEliminar